SOAT: Seguro obrigatório no Peru

16

Viajar de carro para fora do país sempre demanda uma série de documentos especiais. E, no Peru, não é diferente.

Para ingressar no país e rodar legalmente pelas estradas peruanas, é necessário contratar um Seguro Obrigatório, o SOAT.

O Seguro obrigatório no Peru, o SOAT.

O SOAT (Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito) funciona, praticamente, como o seguro DPVAT no Brasil, e assegura tratamento médico para os passageiros do veículo e terceiros envolvidos em um acidente.

O SOAT é um seguro obrigatório, ou seja, é quase impossível (e muito arriscado) cruzar o país sem ter em mãos este documento. Das sete paradas policiais que tivemos pelo Peru, em 5 delas nos foi solicitado o SOAT.

Em nosso caso, contratamos o SOAT da Seguradora La Positiva, assim que cruzamos a fronteira do Chile para o Peru, na região de Arica-Tacna. Pedimos o prazo de seis meses e pagamos 55 soles (moeda peruana), um processo bem rápido.

Logo na sequência, a cerca de 10 quilômetros depois da fronteira, tivemos a nossa primeira parada policial e logo o SOAT foi solicitado.

Com o intuito de evitar transtornos, o ideal é se certificar se, na fronteira que cruzará, existe alguma seguradora que vende o SOAT e, caso contrário, a melhor opção é fazer a compra antecipada, no país de origem ou através da internet.

Já ouvimos relatos de estrangeiros que tiveram o carro rebocado ou receberam altíssimas “ofertas” de propina por não terem o SOAT. Desta forma, o melhor é viajar legalizado e desfrutar, com tranquilidade, de todas as maravilhas que o Peru oferece.

16 COMMENTS

  1. Eu mesmo passei por isso, tivemos que pagar propina aos guardas quando fomos dar entrada no Peru vindo de Copacabana-Bolivia. Parece que há um posto a 30km. Em 2018 guardas municipais em Puno, nos disseram que ainda nao era obrigatório. E complicado o negócio lá.

  2. Olá!
    Sempre leio o blog de vocês e sigo no instagram! Parabéns!
    Vou para o Peru de carro, saindo do Brasil, ingressaremos pela fronteira do Chile.
    Tu conseguiste commprar o SOAT na própria fronteira?
    Não consegui comprar na internet. Placas estrangeiras não são aceitas.

    • Olá, Dani! Tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Sim, somente com o SOAT você já poderá rodar de carro pelo Peru! Não há a necessidade de ter a Carta Verde também!
      Ótima viagem, Dani! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  3. Olá Boa Noite, alguém saberia me informar se posso entrar no chile com um carro alugado no Brasil. Descobri uma locadora brasileira em foz do iguaçu que me permite atravessar as fronteiras dos países com o carro. Sei que no peru eles me permitem entrar com um carro alugado desde que tenha o doc soapex, no entanto não encontro informações se no chile me permitem entrar com um carro alugado ou somente com carro próprio. Alguém teria alguma informação?

  4. Olá. Parabéns pelos relatos. segundo o site do Ministério de relações exteriores não é aconselhado viajar para a Bolívia de carro ou moto, que é meu caso. eles alegam que não tem posto de aduana e migração nas fronteiras para emitir os documentos necessários: formulário de entrada e Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículo de Uso Privado para Turismo, o que implica até em confisco do mesmo. Eu quero ir entrar da argentina para a Bolívia próximo a Uyuni, em Villazon. Saberia dizer se tem posto aduaneiro e Dirección Nacional de Migraciones ali. Obrigado

    link do ministério de relações exteriores
    http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/alertas/viagens-terrestres-pela-bolivia

    • Olá amigo, Juliano Emerich, tudo bem?
      É uma grande satisfação recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, a questão de viajar de carro pela Bolívia é realmente complexa. Nunca fomos ao país de carro, mas já ouvimos relatos de pessoas que passaram apuros por lá.
      Um casal alemão que encontramos no Chile, no Atacama, nos relatou que foi obrigado a pagar propina várias vezes por conta da documentação do carro, já que haviam cruzado por uma fronteira que não possuía postos de controle aduaneiro.
      Por outro lado, já vimos diversos relatos de brasileiros que rodaram de carro pelo país e nunca tiveram qualquer problema.
      O recomendável é não entrar na Bolívia, caso o agente não emita o documento de entrada do carro. Assim, uma boa alternativa é procurar por fronteiras mais movimentadas, que possuam o controle aduaneiro e façam, na mesma hora, o documento de ingresso do carro.
      Infelizmente, não sei dizer se em Villazón possui posto aduaneiro!
      Ótima viagem, Juliano! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  5. Gostaria de saber como contratou o seguro SOAT pela internet. Já entrei no site da seguradora La Positiva e não encontro como fazer o seguro. Só encontro o válido para o ano inteiro e para veículos peruanos. Poderia ajudar-me? Obrigado antecipadamente,
    Cezario

    • Olá Cezario Maia, tudo bem?
      Então, nós contratamos o seguro SOAT, assim que cruzamos a fronteira do Chile para o Peru.
      Ouvimos falar da atendente que seria possível contratá-lo pela internet, mas não chegamos a tentar.
      Vou pesquisar sobre o tema e, qualquer novidade, te aviso por aqui, tudo bem?!
      Grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  6. boa tarde meu nome é alan kaoro moro em salvador bahia . estou indo a manaus depois chile qual valor desta soat roda nesses paises

    • Olá Alan Kaoro, tudo bem?
      É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro! =)
      Então, o SOAT é o seguro obrigatório para o Peru. Caso você vá para o Chile, lá terá que providenciar o seguro Carta-verde ou o SOAPEX, ambos são aceitos no país.
      Os preços variam de acordo com o tempo que for permanecer em cada país.
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

      • Amigos
        O seguro carta verde é aceito apenas nos países que fazem parte do Mercosul.
        No Chile é obrigatório o seguro Soapex apenas.

        • Olá, amigo Tamar Paixão, tudo bem?
          É possível fazer uma extensão do Seguro Carta-Verde para o Chile, apesar do país exigir o SOAPEX.
          Assim, na dúvida, melhor garantir o Soapex e viajar tranquilo.
          Obrigado pela mensagem.
          Abraços dos amigos,
          Henrique e Sabrina.

    • Olá Lourenço, tudo bem?
      Nós que agradecemos por sempre recebermos as suas mensagens no Terra Adentro!
      Então, o SOAT também é exigido, obrigatoriamente, na Bolívia e Colômbia.
      Já no Uruguai, Argentina e Chile você deverá contratar o Seguro Carta-Verde, sendo que no Chile também é aceito o SOAPEX.
      No Equador, não é exigido nenhum seguro obrigatório.
      Qualquer dúvida é só nos escrever, Lourenço.
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

Deixe seu comentário