O projeto da nossa casa sobre rodas foi, sem dúvida alguma, a etapa mais longa e intensa do planejamento de nossa Volta ao Mundo de carro. Foram horas e mais horas de pesquisas, de visitas a empresas especializadas e de troca de experiências com outros overlanders.
No fim, o resultado ficou além do esperado. Agora, temos uma casa espaçosa, com todos os equipamentos que precisávamos e auto-suficiente de energia, ou seja, podemos rodar, parar por alguns dias, que ainda assim nossos equipamentos eletrônicos continuarão funcionando normalmente. Uma mão na roda para aqueles que desejam se aventurar por regiões inóspitas e longe dos centros urbanos.
A Ideia
Desde que tomamos a decisão de viajar de Land Rover Defender 110, tínhamos um único objetivo em mente: construir um motorhome que fosse auto-suficiente de energia e água, já que nosso propósito é viajar por regiões inexploradas do planeta. Pesquisamos inúmeros projetos em Defender 110, anotamos os pontos positivos e negativos de cada um deles e, ao final desta análise, decidimos elaborar um projeto que englobasse as características que nos agradavam e descartar aquelas que não nos agradava muito. Com as ideias rascunhadas, iniciamos a procura por alguma empresa especializada. Após algum tempo pesquisando e fazendo orçamentos, fechamos negócio e levou 90 dias para nossa casa sobre rodas ficar pronta.
Teto móvel ou Barraca de teto?
Esta era uma pergunta que não encontrávamos uma resposta definitiva. A maior parte dos amigos overlanders que conhecemos viajavam com a barraca de teto, sendo que muitos deles adoravam a praticidade e conforto da barraca. Por outro lado, o teto móvel, que é muito fabricado por empresas na Austrália e África do Sul, é quase inexistente no Brasil. Esta foi uma das decisões mais difíceis do planejamento: optar pela escolha certa, já testada por viajantes ou partir para o desconhecido? Depois de muito pesquisar e de receber o aval do Rafael, decidimos por fazer um teto móvel, ou conhecido também como semi pop-up.
No final das contas, o que mais influenciou a nossa decisão foi o fato de podermos ficar de pé dentro do carro e, com isso, ampliar o nosso espaço interno. Além disso, teríamos mais espaço no teto para colocar bagageiros externos e instalar nossas placas solares, já que a barraca ocuparia um espaço considerável. Por fim, entendemos que ambos os projetos são funcionais e similares, fazendo com que a escolha seja mais pessoal do que técnica.
Parte elétrica
Para manter a nossa casa funcionando 24h por dia, sem riscos de interrupções, tivemos que montar um circuito elétrico que fosse auto-suficiente, ou seja, um sistema em que a energia gerada é suficiente para atender às demandas dos equipamentos elétricos utilizados.
Para atingir a nossa auto-suficiência energética, usamos duas baterias estacionárias de 105ah, que são abastecidas frequentemente de duas formas: 1) As baterias são interligadas ao sistema de partida do carro. Toda vez que ligamos e rodamos com o Mochileiro, as baterias são automaticamente recarregadas. Mas, e se ficarmos por vários dias estacionados, sem acionar o carro? É aí que entra a segunda forma de geração de energia: 2) Neste caso, são os dois painéis solares Yingli de 95Wp que produzem energia para as baterias da casa. Por meio de um controlador de carga MPPT, que são os mais eficientes, a energia solar é convertida em energia elétrica e, posteriormente, transformada em 12v, mantendo nossos equipamentos em pleno funcionamento.
Mesmo em dias nublados, os painéis produzem energia para a casa, o que aumenta consideravelmente a nossa autonomia. Para converter a energia interna para 220v, temos um inversor de 400w, que distribui a corrente para as três tomadas internas da casa.
Nossos eletrodomésticos
Um dos equipamentos mais importantes para as longas expedições é a geladeira. Uma geladeira inapropriada, com alto consumo de energia, como as de 110v e 220v, podem consumir rapidamente a energia de sua casa. Assim, o primeiro critério é optar por geladeiras 12v, já que consomem pouca energia e possuem sistemas de economia extremamente avançados.
Existem boas opções no mercado, contudo a maior desvantagem é o alto preço. Inicialmente, a nossa ideia era contar com uma geladeira espaçosa, em que pudéssemos acomodar alimentos suficientes para vários dias no meio da natureza. Desta forma, optamos por uma geladeira de 80l e que fosse de fácil manutenção, caso necessário. Depois de muita pesquisa, definimos pela compra da Waeco Coolmatic CR 80L, uma excelente e espaçosa geladeira. Além disso, é muito econômica e possui sistema de manutenção automática da temperatura, caso perceba que as baterias chegaram a níveis baixos de carga.
Em relação ao nosso fogão e forno, optamos por seguir o conselho de amigos overlanders e escolhemos o fogão da Coleman 424 Dual Fuel, que usa como combustão a gasolina ou um líquido produzido pela própria empresa. Fizemos um post especial sobre o fogão Coleman 424 Dual Fuel, clique aqui para ler.
Parte hidráulica
Nada mais vital do que a água. Ter uma água de qualidade abastecendo a nossa casa sempre foi uma de nossas maiores preocupações. Por isto, esta foi uma das etapas que mais quebramos a cabeça para encontrar as soluções adequadas.
No início do projeto, pensávamos em uma caixa d’água de até 80L de capacidade. Ao longo do planejamento, calculando corretamente os espaços, percebemos que havia a possibilidade de instalar três caixas d’água debaixo da Defender e assim fizemos. Desta forma, a nossa capacidade saltou para 115L e temos uma autonomia de até 5 dias sem necessidade de reabastecimento.
Para facilitar e unificar o sistema, todas as três caixas são interligadas e controladas por meio de registros. Toda a água que entra passa por um pré-filtro da Acqualive, o que elimina as impurezas mais grossas e sólidas. Esta água pode ser usada tranquilamente para lavar as mãos, lavar as louças e limpar a casa.
Contudo, quando se trata de água potável, a que usamos para beber, cozinhar e escovar os dentes, o sistema conduz a água para os filtros Habitah Flow Niion da Acqualive. Este filtro, de 4 estágios, elimina todas as impurezas, bactérias, cloro, metais tóxicos e alcaliniza a água, introduzindo importantes minerais que podem não estar presentes. É impressionante a leveza e cristalinidade da água que sai do filtro.
Todo este sistema, de três caixas d’água e três torneiras, é sustentado por duas bombas d’água com potência de 1,9 galões por minuto, o que torna a vazão altamente eficiente.
Para o caso de termos que captar água em lagos ou rios, temos uma bomba mais potente, de 3 galões por minuto, que conectada a uma mangueira de 15 metros, puxa a água até as nossas caixas.
Nossa cama
Depois de um dia cansativo, nada melhor que deitar em uma boa cama. Em nossa casa, ainda que não tenhamos uma cama King, temos uma cama razoavelmente espaçosa e muito confortável. Com largura de 90cm e comprimento de 1,93m, a cama é facilmente montada e desmontada, se transformando em sofá e bancos durante o dia. Embaixo dela, existem três cintos de segurança instalados. Desta forma, podemos dar carona e levar nossas visitas para passearem conosco.
Enfim, depois de toda esta experiência, tivemos um grande aprendizado: não existe projeto melhor ou pior. Existem projetos distintos, mas que possuem vantagens e desvantagens. Um enorme motorhome, mesmo que possua todo o conforto de uma casa ou apartamento, dificilmente chegará aos lugares mais remotos do planeta, já que seu tamanho e peso dificultará muito o acesso. Por outro lado, um veículo menor terá mais mobilidade, contudo perderá muito em conforto. Assim, o mais importante é definir o projeto que está ao seu alcance e que se encaixa com seu perfil, seja ele muito modesto ou extremamente avançado.
Ola casal! Espero que esteja tudo bem nessa quarentena. Bom, eu e meu marido estamos com um projeto para montarmos nossa motorhome. Moramos atualmente na Irlanda. Mas a montagem sera toda no Brasil. Uma pergunta, geladeira, fogao, chuveiro, galoes de agua, placas solares e etc voces compraram tudo no Brasil ou veio de outro pais? Parece meio precario essas coisas no Brasil. Estamos com dificuldade de achar essas coisas online. Se puder nos dar uma luz. Muito obrigada 🙂 Amamos o trabalho de vcs!
Parabéns pelo Site… a viagem em si já merece elogios e vocês ainda compartilham e respondem às perguntas.
Um motorhome maior ficaria muito limitado de acordo com as viagens que vocês fazem? Quais seriam esses limites? (Ex: F400 ou Hillux… ambos 4×4) Uma segunda pergunta: é possível encontrar lugares seguros para deixar o veiculo caso decida fazer algum tour com agências, trilhas, ou onde não é possível chegar de carro? Dese já obrigado
Olá, amigo Márcio, tudo bem com você?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
Muito obrigado pelo carinho e pela companhia sempre nesta longa jornada de carro pelo mundo! =)
Então, penso que um carro com o tamanho máximo de uma van, por exemplo, não te trará muitos problemas durante a viagem.
Em certas cidades, as ruas são muito estreitas e há limitações para o tráfego de veículos compridos.
Um motorhome feito na plataforma de um ônibus, um caminhão ou de uma F4000 alongada, com certeza trará algumas dores de cabeça e boas limitações durante a viagem, além de gerar custos mais altos com o transporte marítimo, estacionamento, pedágios e etc.
Normalmente é sempre possível encontrar lugares seguros para deixar o seu carro. No aplicativo Ioverlander você encontra ótimas dicas de lugares para estacionar o seu motorhome! =)
Qualquer dúvida conte sempre conosco, amigo Márcio!
Aproveitamos para informá-lo que lançamos o nosso segundo livro, “Terra Adentro Do Ártico ao Saara de Carro”. Você pode conhecer mais sobre o livro acessando: http://www.catarse.me/terraadentro2 =)
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá pessoal e parabéns!! Grande iniciativa e aventura essa de vocês! Depois de ler a reportagem sobre o carro fiquei com uma dúvida, vocês projetaram todo o carro com dormitório dentro e relataram a difícil escolha de fazer toda essa adaptação ou usar uma barraca de teto. Daí vi as fotos da viagem e vocês mesmo com toda adaptação estão usando uma barraca de teto. Qual foi o motivo? Obrigado e boa viagem!!!
Olá, amigo Leandro! Tudo bem com você?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Então, nós decidimos ter as duas opções, pois a barraca de teto é bem mais confortável, enquanto a cama interna é excelente para dias frios e quando dormimos em cidades, como postos de combustíveis, estacionamento de supermercados e etc.
Assim, temos duas alternativas que se complementam e nos ajudam muito a reduzir as despesas da viagem!
Qualquer dúvida conte sempre conosco, amigo Leandro! 🙂
Muito obrigado pelo carinho e pela companhia sempre em nossa volta ao mundo de carro.
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Certo, muito bem pensado!! Que continue tudo correndo bem nessa aventura de vocês! Boa estrada!!
Achei incrível essa aventura de vcs!!!! Meu sonho poder fazer uma expedição dessa, mas tenho que esperar meus filhos crescerem. Fiquei com uma curiosidade. Como foi passar por países como a Colômbia? É perigoso? Tem outros lugares que vcs ficaram com medo ou aconteceu algo que foi mais arriscado? Muita sorte pra vcs!!!!
Olá, amiga Fernanda! Tudo bem?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Então, já tivemos alguns pequenos problemas, como roubos, por exemplo, mas em momento algum nos sentimos inseguros, mesmo quando cruzamos por lugares considerados “perigosos”.
É sempre aconselhável tomar as devidas precauções, evitar dirigir à noite e também encontrar o seu acampamento a esta hora, pois no escuro é sempre difícil reconhecer a área. Viajando com uma certa cautela, evitamos muitos imprevistos que poderiam ter acontecido.
Muito obrigado pelo carinho, pela mensagem e pela companhia em nossa Volta ao Mundo de carro! 🙂
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Oieeee casal, tudo bem? Olha eu aqui de novo … rs
É incrível como o site de vocês tem tudo o que precisamos, estou sempre por aqui checando as informações … hehehe
Dúvida: onde compraram a geladeira? Aqui no Brasil ou importaram? Estou pesquisando e ela é realmente bem cara e achei apenas 2 lugares aqui em São Paulo.
Obrigada
Pessoal,
Parabéns pela iniciativa! Espero que estejam aproveitando a jornada!
Estou no processo de calcular gastos gerais para a adaptação do meu carro e como sou arquiteta, já fiz o projeto. Gostaria de saber quem fez toda a parte elétrica do mochileiro, onde compraram os equipamentos etc.
podem me passar por email as infos, por favor? Foi a mesma empresa de chapecó ou não? Meu email é [email protected]
Obrigada!! 🙂
Olá, querida amiga Marina, tudo bem?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Isto mesmo, Marina! Toda a parte elétrica e execução do projeto foi realizada pela empresa CVE Chapecó, em Santa Catarina.
Só compramos por fora a nossa geladeira Waeco 80l e o fogão a gasolina da Coleman.
Ótimo trabalho neste sonho tão incrível! 🙂 O que pudermos ajudar, conte sempre conosco.
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Parabéns pelo projeto. Também estamos com um projeto de volta ao mundo de Motor Home. Fiquei curiosa em sabem como fazem com o banheiro?? Usam banheiro químico? E o banho? Nós também estaremos na Europa em 2019. Vamos manter contato para nos encontrarmos por lá!! Jane e Walter.
Olá, querida amiga Jane Margareth, tudo bem?
É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Que legal que vocês estão planejando uma longa viagem pelo mundo de motorhome!
Será um imenso prazer conhecê-los pessoalmente! Vamos mantendo contato e esperamos encontrá-los na Europa, em 2019! 🙂
Então, com relação ao banheiro e chuveiro, atualmente usamos somente os disponíveis em áreas de campings, postos de gasolina, pousadas e restaurantes.
Confesso que faz muita falta ter um banheiro e chuveiro dentro do motorhome, algo impossível de adaptarmos em nosso carro, por conta do espaço limitado.
Qualquer dúvida e o que pudermos ajudar, contem sempre conosco, Jane!
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Hello,
Your story is really interesting but it will be great if you could translate all your videos and news in English.
It quitte difficult to follow you in portuguese.
Stay safe
Best regards
Stéphane
Hi Stéphane,
Many thanks for your message!
You can follow the news of our site in English as well, choosing in the footer of the page the translation into the language.
Great adventures for you too.
Best regards,
Henrique and Sabrina.
Seus lindos, parabéns pela coragem e pelo espírito aventureiro. Nada melhor que explorar e conhecer o mundo, não é verdade? Nós também vamos nos aventurar durante alguns anos, mas a princípio iremos de mochilão. Estamos aqui atentos, acompanhando essa incrível jornada de vocês. Provavelmente também estaremos na Europa em 2019… Quem sabe a gente não se encontra! 😉
Beijos,
Charlico e Larissa
@casaldemochilao
Olá, queridos amigos Charlico e Larissa, tudo bem com vocês?
Ficamos muito felizes em receber a mensagem de vocês no Terra Adentro! 🙂
Primeiramente, queremos agradecê-los pelas palavras e pelo carinho para conosco.
Nossa, que legal que o planejamento da viagem de vocês pelo mundo está a pleno vapor.
Será um prazer imenso poder conhecê-los pessoalmente na Europa! 🙂 Vamos mantendo contato que conseguiremos nos encontrar por lá.
E o que pudermos ajudar, saibam que sempre poderão contar com nosso apoio. 🙂
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Ola Terra Adentro, estou também com esse projeto de viajar o mundo, agora gostaria de saber se vocês poderiam passa informações mais detalhadas sobre o projeto, por quero fazer um, sobre a parte de dos moveis etc… se poder passa, aqui esta meu e-mail: [email protected]
Olá amigo, Alean Mendonça, tudo bem?
É um prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro.
Praticamente todas as informações que temos sobre o carro estão disponíveis em nosso site, especialmente sobre o projeto.
O desenho do projeto nós fizemos, contudo toda a parte dos móveis foi construída pela empresa CVE Chapecó, que fez tudo sob medida.
Vou verificar se temos algum rascunho sobre os móveis e, qualquer descoberta que fizermos, enviamos direto para o seu e-mail, tudo bem?!
O que pudermos ajudar, conte sempre conosco, amigo Alean! 🙂
Grande abraço,
Henrique e Sabrina.
Bom dia Aventureiros, sou de Floripa e conversamos já pelo face, uma pergunta para os amigos, vcs possui a planta do carro onde foi instalado hidráulica, elétrica, pergunto isso pois estou bem de tomar uma iniciativa igual a de vocês. Ótima viagem. Abraços. Alex Borges Florianópolis;.
Olá amigo Ale Barbom, tudo bem?
É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro! 🙂
Então, infelizmente não temos o projeto desenhado, pois fizemos com o auxílio de um amigo engenheiro!
De qualquer forma, é um projeto bem simples, que tentamos explicar ao máximo neste post!
Desculpe não poder ajudá-lo com o rascunho do projeto, amigo!
O que pudermos ajudar, conte sempre com nosso apoio.
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Parabéns pela aventura expedição, espero que vocês conheçam o mundo todo, não só em uma volta mais sim em muitas, que tenham muitos sucessos e estarei sempre acompanhando, são por estas e outras que também estou planejando a minha, vou me aposentar em Abril de 2018 e partirei em outubro 2018 pela américa do sul, e sim pegando suas experiências e dicas um grande abraço para vocês, Júlio Camargo – Mococa SP
Olá amigo Júlio Cesar, tudo bem?
Nós que só temos a agradecê-lo pela companhia e pelas ótimas energias que nos enviou através desta mensagem!
E esperamos que você consiga iniciar o mais breve possível a sua viagem pela América do Sul!
Conte sempre com nosso apoio e colaboração para o que precisar!
Grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Ola. Muito legal os esquemas de vocês.
Eu também sou de Juiz de Fora. Já fui com alguns amigos de kombi. De Juiz de Fora a Machu Picchu no Peru. 30 dias de muitas aventuras.
O meu amigo dono da kombi. Fez alguns ajustes no veículo e agora esta por conta de viajar com a esposa.
Bons passeios para vocês !!
Olá amigo Rafael Azevedo, tudo bem?
Que imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro e saber que você é conterrâneo da Sabrina! =)
Morei muitos anos em JF também e tenho um carinho muito especial pela cidade.
Que sensacional a viagem que vocês fizeram para o Peru. Quantas aventuras e quantas estradas incríveis vocês cruzaram por lá a bordo da Kombi.
O Peru é um país que realmente deixa profundas marcas em nós, principalmente quando podemos cortar as estradas do interior do país, longe dos centros turísticos, onde a população manifesta intensamente a sua cultura.
Esperamos que vocês realizem muitas e muitas aventuras futuras! =)
Grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá casal , parabéns , é preciso mta determinação para fazer uma viagem dessas , mas como tambem quero presenciar essas paisagens maravilhosas que vcs postam para nós ficar admirando (por enquanto ) estou montando um carro para viajar no mesmo estilo de vcs .
Tenho uma pergunta que me incomoda um pouco pois já pesquisei por toda internet e não consigo chegar a uma resposta , a principio montaria uma Pajero Sport como vcs mas ai me pergunto se vou ter problemas com a policia fazendo essa modificação , também pesquisei sobre Campers que ficam sobre as camionetes cabine simples ou dupla , porém o valor é mto alto .
O que vcs diriam sobre modificaçã do carro .
desde já agradeço e com certeza vou acompanhar vcs em toda a viagem . Abrs.
Olá Márcio Kremer, tudo bem?
É um imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
Muito obrigado pela companhia nesta longa jornada pelo mundo!
E que sensacional que você também está preparando o seu carro para as futuras aventuras!
Então, realmente não existem muitas informações sobre este assunto e, quando começamos a pesquisar sobre isto, também ficamos com inúmeras dúvidas.
Depois de um tempo, decidimos perguntar a um policial civil, que nos informou que o certo seria fazer a alteração do documento do carro.
Decidimos não fazer a alteração do documento do carro, pois iríamos rodar muito pouco com ele dentro do Brasil, além da demora na emissão e dos altos custos do processo.
Fora do Brasil, você não terá problema algum, até mesmo porque os policiais não entendem nada que está escrito no documento oficial do carro.
Entretanto, se você for rodar dentro do Brasil também, creio que seja importante alterar o documento do carro para motorcasa, caso contrário poderá ter problemas por aí.
Qualquer dúvida é só nos escrever, Márcio!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Oi, somos Camila e Leopoldo de “Viajeros utópicos”.
Parabéns por terem cruzado a linha do Equador!!!
Queremos fazer uma consulta sobre a geladeira e a placa solar.
Temos vontade de colocar uma na nossa kombi, mas estamos pesquisando e ainda nao chegamos a uma conclusao firme. Temos uma bateria estacionaria de 105A e é nossa intencao comprar duas placas de 100w. Será que nossa bateria é suficiente? Vimos que que voces tem duas de 105, mas tambem tem a bomba de agua. A nossa seria somente para a geladeira e para carregar os notebooks. O que voces acham, de acordo com a experiencia de voces? Será que para isso daria com apenas a nossa bateria de 105?
Muito obrigado e um grande abraco.
Sempre acompanhamos voces!
Olá Camila e Leopoldo, tudo bem?
Ficamos muito felizes em receber a mensagem de vocês no Terra Adentro!
Nossa, sensacional a viagem e a Kombi de vocês! =) Já estamos seguindo-os no facebook e estaremos sempre acompanhando as postagens da viagem!
Em nosso caso, temos duas baterias estacionárias de 105 e elas atendem perfeitamente. Com o consumo médio da nossa geladeira, seria possível ela permanecer ligada por 4 a 5 dias, mesmo que o carro fique desligado e protegido do sol.
Acredito que, com uma bateria estacionária somente, talvez vocês consigam uma autonomia de 2 a 3 dias de funcionamento da geladeira, no caso dela consumir no máximo 2 ah.
Caso vocês consigam instalar 2 painéis solares, temos certeza que nunca mais precisarão se preocupar com a energia da casa de vocês, amigos!
Contudo, creio que um painel solar, aliado a uma geladeira bem econômica, também é uma opção bem viável! =)
Espero ter ajudado um pouco nesta importante decisão, amigos!
O que mais precisarem, saibam que sempre poderão contar com nosso apoio e colaboração!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Muito obrigado Henrique e Sabrina por responderem!!!! Obrigado por nos acompanharem na nossa viagem também. A reposta de voces nos ajudou muito. Realmente estavamos com medo que nao fosse suficiente. Vimos também que essas geladeiras tem 7A de consumo por hora, mas talvez seja na intensidade máxima. Vamos tentar ligar nas empresas para averiguar melhor. Muito obrigado mais uma vez.
Grande abraco e lindas estradas pra vcs! Tomará que nos encontremos nas estradas algum día!
Olá amigos, Leopoldo e Camila!! =)
Esperamos muito que vocês consigam instalar os painéis solares e a geladeira o mais breve possível!
E o que precisarem, saibam que sempre poderão conosco! Estamos juntos para o que der e vier!
E esperamos muito encontrá-los em alguma estrada deste mundão! Será muito legal conhecê-los pessoalmente!
Ótimos caminhos sempre, amigos!
Nos vemos em breve!
Abraços,
Henrique e Sabrina.
Olá Sabrina e Henrique! O Mochileiro ficou espetacular. Estão de parabéns. Vocês trocariam alguma coisa no projeto de vocês na parte interna, necessariamente os móveis, o tamanho algo do tipo? Estou projetando o meu e ao pesquisar gostei muito do modelo de vocês, mas estou desenhando algo que tenha uma cama dinâmica daí não preciso colocar barraca e não terei problemas de coluna. Gostaria então de saber se mudariam o desenho da parte interna?
Segunda pergunta tem vídeos dá construção do Mochileiro? Tipo isolamento térmico, tamanho interno dá defender 2003, transformação do sofá para cama, local de armazenamento de panelas etc. Se tiver vídeos me passem o link ou o canal de acesso. Um abraço e tenham uma boa Aventura por esse mundo lindo e misterioso…
Olá Thaynara, tudo bem?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
Então, penso que nosso projeto interno ficou muito funcional e prático para o dia-dia.
Uma possibilidade seria fazer a cama descendo do teto, assim como as Defenders Sul-Africanas e Australianas. Contudo, desistimos desta ideia, pois teríamos que dormir, obrigatoriamente, com o teto levantado.
Hoje, com o tempo de uso, avaliamos que fizemos uma boa escolha em relação aos tamanhos e as disposições dos móveis!
Ainda não tivemos tempo de produzir o vídeo oficial da nossa casa sobre rodas, mas prometemos que em breve divulgaremos!
Qualquer dúvida que surgir, saiba que sempre poderá contar com nosso apoio, colaboração e incentivo, Thaynara!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Show de bola o seu projeto, estou no início do meu, tenha uma boa viagem.
Olá Edson Trindade, tudo bem?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
Que bacana o seu projeto de viagem e quantos países magníficos você já conheceu! Esperamos passar nestes países em breve!
O que precisar, saiba que sempre poderá contar com o apoio, colaboração e incentivo dos amigos que lhes escrevem!
Abraços,
Henrique e Sabrina.
Parabéns, Henrique e Sabrina! Mto legal o projeto do Defender! Eu ficava me perguntando se teria como ter uma cama nele, achei a resposta! Estou planejando viagens pela América do Sul, mas irei de moto. O veículo muda, mas o espírito é o mesmo! Acompanharei a expedição de vcs! Abraços!
Olá Marcelo, tudo bem?
Ficamos muito felizes em receber o seu contato no Terra Adentro!
Que bacana que está programando se aventurar pela América do Sul de moto! Imagino que deve ser uma sensação única cruzar de moto certos destinos incríveis de nosso continente!
Bom, caso necessite de qualquer informação, sugestão ou dicas, pode contar sempre com nosso apoio, Marcelo!
Espero que aproveite demais estas viagens!
Forte abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Bom dia, adorei o projeto de vcs, só tenho uma pergunta, aonde fica localizado o painel solar?
Olá Cristiani, tudo bem?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro.
Então, os painéis solares ficam sobre o teto móvel do carro, em um lugar onde recebam o máximo da luz solar possível!
Qualquer outra dúvida é só nos escrever, Cristiani!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Oi pessoal, tudo certo?
Esse projeto de vocês é maravilhoso, me canso de falar!! haha
Estou com uma dúvida quanto as bombas d’agua. Vocês utilizaram bomba pressurizadora, que controla ao abrir e fechar a torneira? Ou tem algum disjuntor pra acioná-las? Estou com dúvidas quanto a marca, pesquisei bastante sobre a Shurflo e a Seaflo. Vocês poderiam me dizer qual a marca de bomba vcs usaram?
Olá Ricardo, tudo bem?
É um prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro!
Então, esta parte da bomba d’água nos deu um nó na cabeça durante o nosso planejamento.
Depois de muito pesquisar e conversar com pessoas mais entendidas, decidimos por instalar 2 bombas shurflo com disjuntor para acioná-las.
Apertamos o disjuntor e abrimos a torneira ao mesmo tempo! Neste caso, o risco é só deixar o disjuntor ligado e a torneira fechada, pois pode ocorrer rompimento das tubulações. Sempre prestamos muita atenção para evitar este problema!
Qualquer dúvida conte sempre com nosso apoio, Ricardo!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá Henrique e Sabrina. Gostaria de saber se a bateria estacionária foi uma boa escolha? Pelo o que fiquei sabendo, essas baterias não pode dar partida no carro com elas conectadas. Vc conseguiu desenvolver alguma forma de que isso não aconteça? E a durabilidade dessas baterias são boas?
Obrigado.
Olá Akira, tudo bem?
É um prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro!
Então, as baterias estacionárias são somente usadas para manutenção da casa, ou seja, para as bombas d’água, luzes, tomadas e etc. O carro mantém a sua bateria convencional!
Para manutenção do motorhome, as baterias estacionárias são excelentes, pois elas perdem a sua carga aos poucos, ao contrário das baterias convencionais, que são mais fortes, contudo descarregam mais fácil.
A durabilidade das baterias estacionárias é excelente!
Qualquer outra dúvida é só nos escrever, Akira!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Pessoal, parabéns pelo projeto, mas queria saber uma coisa, quem fez o teto semi pop-up e qual o custo médio? precisa fazer alterações em documentação do carro?
Olá Cintya, tudo bem?
É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro!
Pode nos enviar um e-mail para [email protected]?
Aguardamos o seu contato!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Oi pessoal, sigo acompanhando a sua viagem e programando a minha para o fim de 2017, se tudo correr bem. Vocês podem me passar o contato da empresa que fez as modificações na sua defender?
Nas suas fotos recentes, vi que adicionaram uma barraca de teto e achei boa ideia, ficaram com um carrinho duplex. Rs. Fariam alguma coisa diferente no projeto original? Alguma dica pra uma pessoa começando agora a se planejar?
Super obrigada por todas as informações compartilhadas e boa viagem!
Olá Roberta, tudo bem? É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro! Esperamos ajudá-la ao máximo nesta etapa tão empolgante e repleta de dúvidas do planejamento.
Então, nós decidimos colocar a barraca de teto por causa do espaço e conforto da mesma. O interior do Mochileiro ficou muito aconchegante, contudo o espaço da cama é um pouco apertado. Assim, dormir todos os dias neste espaço poderia nos trazer algum problema de saúde e postura. Assim, decidimos colocar a barraca para ficarmos com esta outra opção e variar sempre que possível! =)
Estamos muito satisfeitos com o projeto, o teto que suspende e uma cama interna! Usamos a cama interna sempre! Ela é muito útil e dá muita segurança! O teto levantar também é fantástico, pois nos dá uma mobilidade essencial dentro do carro.
Enfim, a única coisa que mudaríamos hoje é instalar uma lona no teto fixa, assim como os modelos de Camper da Four Wheels. A nossa lona, infelizmente, é móvel e temos que instalá-la sempre que levantamos o teto do carro.
Qualquer outra dúvida é só nos escrever, tudo bem?! Sobre a empresa, pode nos enviar um e-mail para [email protected], que responderemos tudo para você!
Qualquer dúvida pode contar conosco! =)
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Parabéns…sigo viajando com vcs. Está perfeito o formato de repasses de suas experiências. Obrigado por nos proporcionar essa possibilidade, que alimenta ainda mais nossa vontade de ir pra estrada.
Olá Leonir Eckert!
Nós que agradecemos por ter a sua companhia em nossa viagem e ficamos muito felizes em saber que está curtindo bastante os nossos posts.
Esperamos viajar juntos por muitos anos! =)
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Incrível o projeto da defender, acho que nunca vi um desse nível… Estão de parabéns..
Teria como falar o preço / ano / kilometragem do mochileiro?
Olá Cláudio Vieira, tudo bem?
É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro.
Ficamos muito felizes que tenha gostado do projeto que fizemos no Mochileiro! =)
Quando compramos o Mochileiro pagamos R$75.000,00, com a quilometragem de 164.000 km. Ele é do ano 2003/2003.
Qualquer outra dúvida pode contar conosco.
Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.
Bom dia amigos.
Que bom que já estão na estrada, estou ansioso de ver os primeiros vídeos.
Gostaria de perguntar uma informação que já li nas suas descrições, mas eu procurei e na mais achei. Vi que você falou que teve uma pessoa que ajudou a achar o carro, como eu moro em Fortaleza gostaria de já comprar aí pelo sul próximo de onde você fez, eu iria para a compra e entrega para a execução da parte interna.
Agradeço a informação
Lindeberg e Sarah
Olá Lindeberg!!
Então, nós compramos o nosso carro em BH, em uma concessionária da Land Rover. Depois, dirigimos até Chapecó, onde deixamos o carro para a montagem da estrutura interna.
Vou comentar com alguns amigos sobre o seu interesse e qualquer novidade entro em contato com você, tudo bem?!
Em SC e PR tem muita Land Rover Defender 110. É realmente uma boa opção comprar nestes estados e já deixar para a construção da casa!
Pode deixar que te avisamos!
Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.
Oi pessoal. A energia solar ou a bateria aquecem a água do chuveiro?
Abraços
Oi Carolina, tudo bem?
Que bom receber o seu contato no Terra Adentro.
A energia solar é usada somente para recarregar as baterias de nossa casa. Por enquanto, ainda não temos água aquecida, mas estamos avaliando algumas alternativas.
Assim que tivermos alguma posição, pode deixar que te avisamos, tudo bem?!
Muito obrigado pela companhia.
Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.
Descobri sua aventura através da reportagem da Exame. Planejamento é tudo nessa vida! Boa sorte!
Olá Eder Kambara! Tudo bem?
Que bom ter a sua companhia em nossa viagem de volta ao mundo! Realmente, com muito planejamento e foco, podemos alcançar grandes sonhos nesta vida!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Bom di , achei incrivel. vou a companhar tb. de Natal – RN
Olá Antanael, tudo bem?
Que bom receber o seu contato no Terra Adentro e saber que teremos a sua companhia durante a nossa volta ao mundo de carro!
Esperamos viajar todo este mundo juntos!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá, pessoal!!
Estou com um projeto de dar uma volta pelas Américas e o carro escolhido também foi um Defender 110!
Estou no dilema teto móvel x barraca de teto e gostaria de uma ajudinha.
O teto móvel é prático? Como que funciona o abrir e fechar dele? É um mecanismo fácil de se lidar (pergunto pelo fato de se quebrar, se seria fácil de arrumar mesmo na estrada…)
Bom, como podem ver, ainda estou com algumas dúvidas, mas se vcs puderem me dar uma luz, eu agradeço!!
Obrigado e muito boa viagem pra vcs!!!!
Ricardo Breda
Olá Ricardo Breda, tudo bem?
Que bom receber o seu contato no Terra Adentro! Esperamos ajudá-lo com estas dúvidas!
Então, estas é uma das perguntas que mais recebemos em nosso site e redes sociais. Também estávamos em um grande dilema, antes de optarmos pelo teto móvel. Hoje, temos convicção que fizemos a escolha certa, pois o teto pop-up nos dá muita liberdade, espaço e versatilidade. O sistema ficou prático, razoavelmente leve e funcional. Não que a barraca seja uma opção pior, pelo contrário, mas sentimos que o teto móvel era o que desejávamos para o nosso carro sobre rodas. O ideal é fazer um teto leve, colocar pouco peso sobre ele e escolher bons amortecedores à gás, que o projeto ficará sensacional!
Enfim, entendemos que esta é uma escolha muito pessoal, que vai de acordo com os anseios de cada viajante. O mais importante, se optar pelo teto pop-up, é fazer um bom projeto e com um profissional de confiança, para ter a garantia do serviço.
Bom, Ricardo, qualquer outra dúvida será um prazer poder ajudá-lo!
Pode contar com nosso apoio!
Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.
Ficou incrível o mochileiro, irei acompanhar a grande aventura do casal , estão de parabéns.
Olá Melissa, tudo bem?
Ficamos muito felizes que tenha gostado do Mochileiro! Realmente, ele ficou muito agradável, atendendo aos nossos anseios desde o princípio.
Será muito bom ter a sua companhia ao longo dos próximos anos! =)
Abraços, Henrique e Sabrina.
Oi amigos, o mochileiro ficou espetacular. Estou querendo copiar voces , posso?
Vi que ficou muito bom o acabamento e a instalacao dos acessorios, sera que voce poderia me dizer o valor de deixar o mochileiro nesse estado? So a parte de residencia. Se voce nao puder colocar aqui poderia me enviar poe emai, [email protected]
Agradeco muito sua ajuda. Lindeberg
Olá José Lindeberg, tudo bem?
É um prazer receber seu contato no Terra Adentro e saber que gostou muito do Mochileiro!
Será uma honra saber que o Mochileiro inspirará outros carros pelo Brasil! Fique à vontade, meu amigo!
Vou te passar o e-mail com as informações mais detalhadas, pode ser?
Grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá Henrique e Sabrina.
Parabéns pela expedição.
Uma pergunta: Qual a solução para vaso sanitário e chuveiro?
Boa Viagem!
Olá Luis Andrade, tudo bem?
Muito obrigado pelo incentivo! Ficamos muito felizes com a sua participação no Terra Adentro.
O nosso chuveiro adaptamos do lado de fora do carro, montando um cortinado e puxando a ducha até um suporte feito sob medida.
Já o nosso banheiro, por enquanto, é no improviso. Estamos com ideia de instalar um porta potti, contudo o nosso espaço está muito limitado. Tentaremos comprar um menor pelo caminho.
Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.
O chuveiro adaptado pelo lado de fora do carro não vai trazer algum desconforto quando estiverem passando por regiões frias?
Olá Luís Andrade, tudo bem?
Que bom receber o seu contato no Terra Adentro.
De fato, não teremos condições de utilizá-lo quando estivermos em temperaturas próximas ou abaixo de zero. Optamos por instalá-lo no lado de fora do carro, pois foi a única opção que encontramos, caso contrário ficaríamos sem chuveiro.
Assim, conseguiremos usá-lo somente quando a temperatura estiver mais agradável.
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Obrigado pelas respostas. Elas são muito importantes para os que planejam realizar viagens similares e encontram algumas dúvidas.
Acredito que boa parte da viagem de vocês serão por lugares frios. Portanto, baseado na sua resposta acima, os banhos estarão limitados à locais onde deverão se hospedar ou pagar por banhos aquecidos. Minha dúvida se deve a escolha do Defender que, apesar de todos os seus predicados para este tipo de viagem, não contempla um espaço adequando para todas as necessidades. Que outras alternativas de casa sobre rodas, que contemplassem todas as necessidades, foram efetivamente avaliadas e por que foram preteridas?
mais uma vez obrigado pela atenção!
Que top! Sei que de economia você é fera Prof.Henrique! Que Deus abençoe vocês nesse projeto! Achei super bacana e sei que o retorno será satisfatório! Sucesso pessoal!
Olá Viviam, tudo bem? Quanto tempo!
Que bom saber que você ainda se lembra de nossas aulas de Macroeconomia!
Ficamos muito felizes com seu contato e pelas orações! Que DEUS possa abençoar todos nós!
Muito obrigado pelo carinho e esperamos viajar todo o mundo em sua companhia! =)
Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.
Minha gente vcs arrazaram muito. Estão de parabéns. Estou ansiosa pra ver as novas aventuras a bordo so mochileiro. Vcs poderiam por curiosidade falar em media quanto foi gasto no mochileiro?
Olá Evelin, tudo bem?
Ficamos muito felizes que você tenha gostado do nosso amigo Mochileiro! =)
Que ele possa nos levar para viver as mais belas e intensas aventuras!
Com relação ao gasto na construção do carro, já estamos preparando um post bem detalhado sobre o assunto e em breve divulgaremos.
Obrigado pelo carinho e seja bem-vinda à bordo!
Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.
Olá, Henrique e Sabrina ! Show de bola o projeto Terra Adentro e estou encantada com o Mochileiro. Tenho certeza que será uma viagem encantadora e recheada de experiências inesquecíveis. Será um prazer acompanhar tudo por aqui. Grande abraço.
Olá Mariana, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o carinho e com o incentivo ao nosso projeto! Será muito bom viajarmos este mundo todo junto com você! O Mochileiro ficará muito feliz por tê-la a bordo desta longa jornada.
Que a nossa viagem possa inspirar outras pessoas a botarem o pé na estrada e viverem uma vida diferente, mais simples e desprendida.
Quem sabe algum dia nos encontraremos em algum canto deste mundo?! Será um imenso prazer!
Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.
Henrique, bom dia, antes de mais nada, parabéns pelo projeto, estou acompanho vocês e vou acompanhar desde início de sua viagem.lembra quando perguntei pra você do projeto do veículo se você tinha feito com a Camper Duaron e você me respondeu, seria pedir de mais pra você me responder via meu email, pois tenho algumas perguntas de âmbito bem particular, e se não fosse incômodo, por favor.
Edison Carneiro cidade De Jundiaí SP.
Email: [email protected]
Abraços e muito obrigado.
Olá Edison, tudo bem?
Muito obrigado pelo incentivo e por sempre acompanhar o Terra Adentro.
Vou te mandar um e-mail agora mesmo. O que precisar pode contar sempre conosco.
Abraços, Henrique e Sabrina.
legal. precisa de muita determinação para um projeto grande assim. estao de parabens. vou acompanhar essa aventura. boa viagem.
Olá Kenneth, tudo bem?
Muito obrigado pelo incentivo e pela força!
Será um imenso prazer ter você a bordo do Mochileiro ao longo de todos estes anos!
Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.
Meus queridos… Acompanho tudo desdeno início, desejo tudo de bom nessa viagem. Quero muito fazer uma igual um dia, desde criança sou apaixonado por motor homes…
Um grande abraço a vocês dois e meus votos e torcida de uma excelente viagem.
Olá Ricardo Sandri, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o carinho e por nos acompanhar desde o nosso começo, com a viagem para Ushuaia e Atacama.
Esperamos muito que você também consiga realizar este sonho, pois é uma experiência para toda a vida, sem igual!
Que possamos viajar juntos este mundão a bordo do Mochileiro!!
Seja muito bem-vindo sempre!
Abraços, Henrique e Sabrina.
Muito top! Creio que como vocês disseram, não existe projeto bom ou ruim. O que é importante e saber aproveitar cada espaço do veiculo.
Olá Walter, tudo bem?
É um prazer receber seu contato no Terra Adentro e saber que está curtindo o nosso projeto!
Realmente, conhecemos vários projetos ao longo desta etapa, mas nenhum infinitamente superior que o outro. Como você mesmo disse, basta aproveitar bem os espaços e atender às suas necessidades, que já será um projeto excelente!
O mais importante é o projeto ficar adequado aos seus anseios!
Muito obrigado por acompanhar a nossa viagem!
Abraços, Henrique e Sabrina.
to acompanhando e to achando um maximooooo. Meu sonho só Falta uma coi$a, kkkkkkkk
Olá Elias, tudo bem? É muito bom ter a sua companhia no Terra Adentro! Ficamos muito felizes que tenha gostado do Mochileiro!
No geral, não gastamos muito e não temos quase poupança nenhuma para a viagem! A ideia é rentabilizar pelo caminho, com nossos trabalhos atuais e futuros.
Não se preocupe que não está sozinho neste caso!rsrs.
Abraços, Henrique e Sabrina.
Muito, muito, muito incrível. Boa sorte pra vocês nessa viagem.
Olá Carol, tudo bem? Ficamos muito felizes que você gostou do Mochileiro! Muito obrigado pela força e pelas boas energias.
Abraços, Henrique e Sabrina.
Ficou muito boa vossa casa, teve um bom aproveitamento de espaço. agora é só partir.
Olá Wolfgang, tudo bem? Que bom que gostou do Mochileiro! Tentamos aproveitar ao máximo cada espacinho do carro. Os armários ficaram até bem espaçosos, além do que esperávamos!
Obrigado pela companhia no Terra Adentro!
Abraços, Henrique e Sabrina.