Viajar de carro pelo Marrocos é uma experiência incrível. O país é verdadeiramente a terra das cores e dos contrastes.
E para ter a oportunidade de conhecer o Marrocos mais autêntico, acreditamos que a melhor maneira é viajando de carro.
Sendo assim, para chegar de carro no Marrocos, partindo da Europa, é preciso cruzar o pequeno trecho de mar que separa os continentes europeu e africano. O Estreito de Gibraltar é uma separação natural entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico.
Abaixo fizemos um passo a passo de como cruzar de ferry da Espanha para o Marrocos
- O melhor porto para fazer a Travessia de ferry do Estreito de Gibraltar é o Porto de Algeciras, no sul da Espanha.
- É possível sair também das cidades de Tarifa ou Gibraltar.
- Chegando em Algeciras, você pode adquirir os tickets para o veículo e passageiros em diversas empresas, espalhadas por toda a cidade.
- Nós compramos os nossos tickets de ida e volta na agência Normandie Viajes para o ferry da empresa FRS Ferries.
- O porto de chegada para quem parte de Algeciras é Tanger Med.
- Além dos tickets, a Agência prepara também a Permissão Temporária para Ingresso do veículo no Marrocos (TIP), o que é uma mão na roda, pois evitamos preencher algum dado incorreto.
- Caso você opte por comprar os bilhetes online pelo site da FRS Ferries, é possível preencher o formulário da TIP por conta própria, dentro do ferry.
- Recomendamos a compra dos bilhetes de ida e volta, que saem mais baratos do que se comprados separadamente. Esta é uma boa opção, já que não é preciso marcar a data da volta na hora da compra.
- Com a TIP e os tickets em mãos, é só ingressar na balsa.
- É recomendável chegar no porto em até uma hora antes do horário de partida da balsa.
- Nos meses de verão da Europa, as filas para o ferry são enormes e não respeitam os horários dos bilhetes, mas sim a ordem de chegada dos carros. Sendo assim, evite viajar nesta época do ano ou chegue no porto em horários menos concorridos.
- Na ida para o Marrocos, você faz tanto a imigração pessoal quanto o carimbo da Aduana dentro da balsa mesmo.
A chegada no Marrocos
A entrada no país foi tranquila. Os oficiais da Aduana fiscalizaram o carro, pediram os documentos e já estávamos liberados para seguir.
Assim que você cruza a barreira policial, ainda dentro do Porto de Tânger, existe um pequeno centro comercial, onde você pode contratar o seguro obrigatório para o carro.
Nós contratamos o seguro para o prazo de 30 dias e nos custou cerca de 100 euros, em agosto de 2018.
Durante a nossa viagem pelo país, fomos parados diversas vezes pela polícia, mas eles nunca nos pediram este seguro. De qualquer forma, é aconselhável ter o seguro em mãos, porque nunca sabemos o que os policiais podem solicitar.
O retorno para a Espanha
Caso você já tenha o ticket da volta para Espanha, o procedimento é muito simples. Basta chegar no porto nos horários programados de saída, fazer uma espécie de check-in no quiosque da empresa operadora do ferry, seguir para a inspeção da polícia e imigração e pronto!
No porto de Tanger Med, fique atento com a abordagem de pessoas que desejam vender tickets. Quando nós chegamos no porto, um oficial mentiu para nós dizendo que a saída do nosso ferry estava cancelada e nos orientou a comprar novos bilhetes de outra empresa. Nunca confie nessas abordagens, sempre converse com funcionários da empresa que você comprou os tickets.
Daria para fazer esse passeio da balsa da espanha para marrocos em um dia, apenas para conhecer Tanger ? Ou teria que dormir em marrocos?
Adorei as dicas,pretendo em breve fazer esse roteiro, e incluir a passagem pelo Rochedo de Gibraltar….
adorei as dicas…obrigado!!