Colônia del Sacramento é um caminho praticamente obrigatório para aqueles que desejam encurtar o trajeto do Uruguai para Buenos Aires, a capital argentina.
Fundada pelos portugueses (isto mesmo, não foram os espanhóis que fundaram a cidade) em 1680, Colônia, como é chamada carinhosamente pelos uruguaios, atrai visitantes do mundo todo. Suas ruas históricas, seus bares e restaurantes temáticos e suas pousadas rústicas fazem todo o charme da cidadezinha.
Caminhar pela Calle de los Suspiros e atravessar a Puerta de la Ciudadela nos transportam para um passado tão longínquo quanto as águas do Rio da Prata.
É a segunda vez que estivemos na cidade mais antiga do Uruguai. Na primeira passagem, chegamos em Colônia exatamente no dia 31 de dezembro de 2014 e passamos o Reveillón às margens do Rio da Prata. Assim, voltar à Colônia seria como revisitar uma dos momentos marcantes de nossa vida.
Partimos de La Pedrera e no mesmo dia já estávamos em Colônia del Sacramento. Nos dois dias que ficamos na cidade, aproveitamos para explorar um pouco os cantos e lugares que não tínhamos visitado na primeira oportunidade.
Um destes destinos é o Farol, que do alto proporciona uma vista surpreendente da cidade e do Rio da Prata. Se o tempo estiver aberto e sem névoa, você conseguirá avistar nitidamente Buenos Aires, na outra margem do rio.
Colônia, por outro lado, se tornou uma cidade estritamente turística.
Desta forma, não espere encontrar preços convidativos! Os restaurantes e bares de lá são muito charmosos e convidativos, mas os preços são bem altos.
Para economizar, basta caminhar algumas quadras fora da cidade histórica e aparecerão restaurantes, quiosques e padarias mais locais e baratas.
O nosso objetivo principal na cidade era despachar o Mochileiro de ferry boat para Buenos Aires. Para quem segue pelo litoral uruguaio e deseja chegar à Argentina, este é o caminho mais rápido e econômico. A outra alternativa é dirigir até Fray Bentos, ainda no Uruguai, e atravessar a fronteira para a Argentina, alongando o trajeto em 500 quilômetros. Se colocar na ponta do lápis o tempo e o combustível economizados, embarcar o carro é uma ótima alternativa.
Embarcamos o Mochileiro no primeiro horário da manhã, às 7h, o mais barato oferecido pelas empresas que operam o trajeto.
Na noite que antecedeu ao nosso embarque, dormimos em frente ao terminal do porto e a ventania durante a madrugada foi surreal. Mesmo o Mochileiro sendo um carro pesado, parecia que ele ia decolar a qualquer momento. Para qualquer lugar que íamos e parávamos o carro, não havia como se esconder do forte vento e da tempestade que se encaminhava.
Às 5h da manhã levantamos, fizemos um café rapidinho, ajeitamos a nossa casa e uma hora depois já estávamos organizando os trâmites para seguir rumo à Argentina. A nossa viagem partiu rumo às terras da Patagônia, deixando para trás um país muito agradável e acolhedor. Seguimos em frente, agora, na outra margem do Rio da Prata.
Dicas para quem vai visitar Colônia del Sacramento
- Sempre leve uma roupa de frio, pois em Colônia venta muito.
- A cidade é muito turística, assim os preços no centro histórico são bem altos. Se a sua ideia é gastar pouco, procure restaurantes e lojas distantes do centro turístico.
- Os hotéis e pousadas na cidade são bem caros. Uma alternativa é acampar no Camping Los Nogales, que fica na entrada de Colônia.
- Se for ficar em hotel, uma opção é o Real Colônia Hotel e Suítes, o nosso parceiro na cidade.
- Se for de carro, procure estacionar um pouco distante do centro histórico, pois lá existem muitos flanelinhas.
- Não perca o pôr do sol às margens do Rio da Prata. É belíssimo!
- Uma boa opção também é subir o farol e contemplar a vista panorâmica da região.
- Uns dois dias são suficientes para explorar toda a cidade.
- Um ótimo lugar para usar wi-fi gratuito é no terminal da Buquebus, que fica aberto até às 22h.
- O horário mais barato para realizar a travessia para Buenos Aires é 7h da manhã.
- Pelas pesquisas que realizamos, a empresa que opera a travessia com o melhor preço foi a Buquebus.
- Antes de embarcar para Buenos Aires, lembre-se de trocar alguns pesos argentinos, pois dentro do ferry as cotações são bem desvantajosas.
Quanto custa em media a travessia no ferry boat?
Estou querendo ir em março sabe qual é a temperatura la nessa epoca?
Olá Caio, tudo bem?
É um prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro!
Então, quando realizamos a travessia, pagamos algo como R$350,00 reais para nós dois + o carro.
Contudo, os valores variam muito de época para época. O ideal seria fazer uma cotação no site da empresa Buquebus e até já comprar antecipadamente.
Então, Colônia venta muito, o que costuma deixar as noites bem frias! Acredito que é bom se preparar para pegar um bom frio, especialmente durante as noites!
Qualquer dúvida pode contar sempre com nosso apoio, Caio!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Ah não vemos a hora de conhecer Colônia! Que paisagens lindas… Ótimo relato e fotos incríveis!!!
Sucesso nessa jornada pela volta ao mundo!
Oi Fabiana, tudo bem?
Ah, temos certeza que vocês ficarão encantados por esta charmosa cidade Uruguaia.
Muito obrigado pelo carinho e pela companhia!
Que venham muitas e muitas paisagens incríveis pela frente! =)
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.