As estradas da França nos levaram até uma cidadezinha já quase na fronteira com a Suíça. A pequena Chamonix encontra-se bem aos pés da mais alta cadeia de montanhas da Europa Ocidental e é uma das cidades mais charmosas dos Alpes.
Chamonix é um lugar incrível para os visitantes, especialmente no inverno, quando suas montanhas são tomadas pela neve e atraem escaladores profissionais e amantes dos esportes de inverno.
Nós vistamos a cidade, porém, no outono e descobrimos que não poderíamos ter chegado mais fora de temporada. No mês de outubro de cada ano, quando os teleféricos e trens são desligados para manutenção, esta tão visitada cidade fica quase vazia.
Apesar de algumas das principais atrações da região não estarem acessíveis nesta época do ano, como o trem para o glaciar Mer de Glace e o teleférico para a montanha Aiguille du Midi, consideramos que esta foi uma estação muito especial para visitar a Chamonix.
Pudemos aproveitar com mais intimidade suas charmosas ruas e românticas pontes que cruzam o rio de água verde que corta a cidade.
Passamos a maior parte do tempo em Chamonix caminhando até seu charmoso centrinho, cruzando por inúmeras vitrines das famosas pâtisseries francesas, cheias de doces e tortas que nos davam água na boca.
Além das pâtisseries, Chamonix tem restaurantes para todos os gostos, mas nós escolhemos a hamburgueria Poco Loco, recomendada em um artigo que lemos no The New York Times. A pequena lanchonete de dois andares tem uma decoração muito peculiar, com pôsteres antigos colados na parede, disputando espaço com luzes pisca-pisca penduradas nas paredes de madeira. É uma ótima pedida!
Além do centro de Chamonix, nós aproveitamos também para explorar os arredores de Chamonix, onde acampamos com o Mochileiro.
De dentro do carro, acordávamos todas as manhãs com uma privilegiada vista das montanhas e glaciares do Mont-Blanc. Tomamos nosso café da manhã apreciando os primeiros raios do sol tocando suavemente a singela névoa da manhã que se acumulava nos picos mais altos.
Os cenários dos Alpes são realmente inacreditáveis e de uma beleza singular!