Um dos destinos mais famosos da Noruega são as espetaculares Ilhas Lofoten.
As paisagens do arquipélago de Lofoten são clássicas: casinhas de madeira vermelhas e amarelas construídas entre o mar e as montanhas.
Nossa expectativa para conhecer Lofoten era grande. E de fato, quando chegamos nas primeiras ilhas, nos surpreendemos com os cenários e com o estilo de vida local.
No mapa, o arquipélago parece até pequeno. Mas devido ao recortado território norueguês, dirigimos por mais de trezentos quilômetros até as últimas cidadezinhas das ilhas.
O que conhecer em Lofoten?
Percorremos lindas estradas, apertadas entre montanhas que se elevam em até mil metros de altura bem ao lado do mar ártico. Em inúmeros trechos, cruzávamos por pontes e túneis que ligavam a via e, em outros, o mar já estava começando a congelar nas enseadas.
Uma das atrações mais legais é a aldeia de Henningsvær que, certamente, tem o campo de futebol mais privilegiado do mundo. Ele fica localizado bem na ponta de uma estreita porção de terra que se avança sob um fiorde. O lugar não poderia ser mais fantástico, mas ficamos nos perguntando o que acontecia quando a bola saia de campo.
Hoje, o arquipélago é bastante turístico, mas no passado todas as clássicas cabanas de Lofoten serviam de abrigo para os pescadores de bacalhau da região. Por diversas noites dormimos ao lado dessas casinhas, em algum estacionamento de frente para o mar.
Os vilarejos mais turísticos são Hamnøy e Reine, onde está concentrada a maioria dos hotéis, Airbnbs e restaurantes da região. Das aldeias também partem inúmeras trilhas que percorrem os fiordes e montanhas de Lofoten.
Onde dormir em Lofoten?
As Ilhas Lofoten possuem opções de alojamento para todos os gostos e orçamentos. E todas as hospedagens possuem um ponto em comum: a localização privilegiada!
Creio que é impossível ficar mal localizado em Lofoten, já que a maior parte das aldeias são construídas bem em frente ao mar. É uma paisagem mais incrível que a outra!
As construções dos hotéis e Airbnbs, no geral, são de madeira e muito aconchegantes.
Uma das opções de hospedagem mais incríveis das ilhas é esta cabana da foto, também conhecida por Olstind Cabin, localizada no pequenino vilarejo de Sakrisøy.
Além de acampar, nós tivemos a oportunidade de dormir em um Airbnb muito bacana, que fica localizado no vilarejo de Hamnøy. A hospedagem possui quartos individuais com banheiro compartilhado e é uma das construções mais tradicionais e antigas do arquipélago.