Ushuaia de carro

162

Chegar ao fim do mundo de carro é um sonho de muitas pessoas. Não que o trajeto seja tão desafiante quanto a Transamazônica, por exemplo, repleta de atoleiros e impossível de ser cruzada por veículos sem tração 4×4.

Mas, por outro lado, alcançar o ponto mais austral do mundo e dirigir até o último quilômetro da última estrada é um feito a ser muito comemorado. Logo após o fim da estrada, há mil quilômetros ao sul, está a Antártida, a região mais inóspita do planeta.

Portal de entrada

Ainda que para chegar em Ushuaia de carro ou moto não é preciso enfrentar estradas desafiantes, alcançar o fim do mundo não é tão fácil assim! Serão dias e mais dias de estrada, enfrentando uma ventania surreal, que só sentindo para se ter uma ideia do que falamos. Pelo caminho, se cruza regiões completamente desertas e extremamente áridas, onde a natureza selvagem é quem está no comando.

Existem duas possibilidades mais concretas de se atingir Ushuaia de carro: Dirigindo para o Sul pela Ruta 3 argentina e retornando pela Ruta 40, ou realizando o inverso. A escolha do roteiro vai de acordo com a época do ano e o objetivo da viagem. As duas vezes que fizemos o trajeto, “descemos” pela Ruta 3 e “subimos” pela 40. Em nossa Volta ao Mundo, ainda “subimos” pela 40 e pela Carretera Austral, no Chile.

Que tal conhecer melhor este roteiro?

Trecho Buenos Aires – Bahía Blanca – Ruta 3

Campo de girassol pelo caminho

Este trecho da Ruta 3 é um dos mais movimentados de toda a estrada. A província de Buenos Aires, além de ser a mais habitada do país, é também a mais desenvolvida economicamente. Desta forma, há intenso fluxo de caminhões e alguns trechos da Ruta 3 são duplicados, com asfalto em boas condições de trânsito.

Não há grandes atrativos para conhecer neste trajeto. Uma possibilidade é cruzar os mais de 600 km que separam estas duas cidades em um único dia e deixar mais tempo para aproveitar as regiões mais ao sul.

Trecho Bahía Blanca – Puerto Madryn – Ruta 3

Mochileiro explorando as terras áridas da Península Valdés

A partir deste trecho da Ruta 3 as coisas começam a mudar radicalmente. As cidades ficam mais esparsas, o movimento de carros cai drasticamente e a aridez toma conta da paisagem.

É neste meio caminho que entramos nas terras incríveis da Patagônia. Evite levar quaisquer frutas, verduras, legumes, carnes e derivados de leite, que, possivelmente, terá que descartá-los. A estrada possui boas condições de pavimento, apesar de certos trechos apresentarem muitos desníveis no asfalto e toda a sua extensão não possuir acostamento.

É a partir daqui que a ventania da Patagônia começa a se intensificar. Não há muito o que se visitar neste trajeto. Existem pinguineiras e loberias, mas nada que se compare à Península Valdés, que se situa um pouco antes de Puerto Madryn. Deixe pelo menos 2 dias para conhecer esta incrível reserva, rodeada de uma natureza intocada e das mais diversas espécies de animais, como Pinguins de magalhães, Lobos e Elefantes-marinhos e Baleias-Franca-Austral e Orcas. Toda a reserva é em estradas de rípio, contudo em ótimas condições de tráfego.

Trecho Puerto Madryn – Comodoro Rivadavia – Ruta 3

Pinguins de Magalhães

Este percurso, de pouco mais de 400 quilômetros, guarda uma das maiores riquezas de toda a Patagônia. É pouco depois de Trelew que se localiza a maior reserva de pinguins do mundo: Punta Tombo. Este, possivelmente, é o principal atrativo deste trajeto.

A Ruta 3 mantém as mesmas condições, alternando trechos em bom estado com trechos com muitos desníveis no asfalto, mas nada que atrapalhe a viagem. Mantenha o foco contínuo na estrada, pois a ventania costuma ser assustadora. Comodoro Rivadavia possui boa estrutura de pousadas e hotéis, um bom lugar para descansar de um dia agitado na estrada.

Trecho Comodoro Rivadavia – Río Gallegos – Ruta 3

O Parque Monte León.

Este último trecho continental é, possivelmente, mais cansativo se comparado aos anteriores. A ventania, em certos dias, pode desnortear qualquer um.

Os mais de 770 km que separam as duas cidades guardam uma das regiões mais isoladas e desabitadas de toda a Argentina. Por aqui, o movimento cai sensivelmente e postos de gasolina são tão raros quanto um bom prato de arroz com feijão. Abasteça sempre que passar por um posto e saia cedo para completar este trajeto em um único dia.

Aproveite para conhecer o Parque Monte León e se não conseguir chegar à Río Gallegos, uma opção é parar em Comandante Luís Piedra Buena, a maior e mais estruturada cidade neste meio caminho. A Ruta 3 segue da mesma forma. Sem acostamento, com asfalto irregular e bem solitária.

Trecho Río Gallegos – Ushuaia – Ruta 3 e Chile

Estreito de Magalhães

O último trecho da saga até Ushuaia é, possivelmente, o mais demorado e desgastante de toda a viagem. Uns 70km ao sul de Río Gallegos, termina a Argentina e começa o Chile. Isto mesmo! Para chegarmos à Ushuaia de carro, precisamos, antes disto, fazer uma rápida visita aos chilenos.

É no Chile que se localiza o Estreito de Magalhães. A travessia é curta, algo como 30 a 40 minutos, diferentemente da espera para embarque, que pode durar por horas. O serviço de balsa funciona mesmo durante à noite, mas não deixe para iniciar este trajeto tão tarde.

Feita a travessia, alguns quilômetros à frente, começa o único trecho de rípio da estrada. Atualmente, cerca de 80 km, nas imediações do Paso San Sebastián, não estão asfaltadas. A estrada não é ruim, mas a velocidade não passa dos 60km/h, na melhor das hipóteses.

Neste meio caminho, está a fronteira de San Sebastián. É lá que saímos do Chile e regressamos à Argentina novamente. Uns 80 km depois se localiza a cidade de Río Grande, uma das mais desenvolvidas economicamente da Argentina. É aqui que se deve fazer uma importante escolha: seguir até Ushuaia ou descansar de um dia repleto de fronteiras, travessia e estradas de todas as formas possíveis!

Bom, a nossa opinião, depois de duas viagens de carro à Ushuaia é: pare em Río Grande e continue viagem no próximo dia. Os 200km que separam Río Grande do fim do mundo são incrivelmente belos e muito bem conservados. Há diversos pontos para fotografar e contemplar, como os Lagos Fagnano e Escondido e o Paso Garibaldi, o que certamente demandará algo como 4 a 5 horas de viagem para este trajeto. A estrada em si é um grande evento e corta um dos lugares mais lindos de toda a região!

 

Trajeto concluído, é só comemorar sua chegada ao Fim do Mundo e desfrutar de todas as belezas que envolvem Ushuaia.

E o retorno?

Bom, se o tempo não é o seu problema, uma boa rota para o caminho de volta é subir pela Ruta 40 Argentina, e cruzar regiões fantásticas, como El Calafate, El Chaltén, El Bolsón, Bariloche, Salta e retornar ao Brasil.

 

Mas, se o tempo for curto, regressar pela Ruta 3 não será o fim do mundo. Como dizem por aí: “a ida é sempre diferente da volta, ainda que cruzemos o mesmo  caminho”. Quem sabe não descobrirá outros recônditos na Ruta 3? Ou terá mais tempo de explorar lugares que gostou muito?

Independentemente do caminho de volta, o seu grande objetivo foi alcançado. Uma importante conquista galgada por pouquíssimos aventureiros.

Enfim, escrever sobre este assunto me fez lembrar uma história: certa vez me perguntaram se Ushuaia era muito longe. Como bom mineiro que sou, logo respondi: Não se preocupe, Ushuaia é logo ali”. Se bem que é!

162 COMMENTS

  1. Olha, eu estava aqui pesquisando para decidir se saindo de Joinville sozinho, não seria uma viagem arriscada demais. Depois de ler, decidi.

  2. Parabéns pelo post!
    Estou planejando fazer uma viagem de carro a partir de Foz do Iguaçu indo para Buenos Aires com destino a Ushuaia e depois subindo até Bariloche e Santiago. Pretendo ir no verão, mas quais lugares não poderia deixar de ir? Quais os melhores para conhecer tudo isso fazendo em 20 a 25 dias no máximo?
    Um grande abraço e se puderem ajudar com alguma dica agradeço.

  3. Olá pessoal, peço desculpas por não ter respondido algumas perguntas, pois muitos futuros viajantes entraram em contato via meu e-mail , [email protected] quanto a resposta pra Val, sim de Ushuaia até el calafate é tranquilo , tem abastecimento em la esperanza , vá até Rio gallegos e dali a La Esperanza e el calafate , abraço

  4. Olá, primeiramente parabéns pelo blog e por compartilhar sua experiencia.
    Estou planejando fazer esta viagem em novembro/2020. Vocês acham que o clima é mais favorável nesta época?

    Att.

  5. Henrique e Sabrina,

    Já havia visita o blog de vocês, mas não fiz nenhum comentário antes. Primeiramente, muitíssimo obrigado pelo relato e informações. Eu e minha esposa estamos programando esta viagem já faz um tempo, e as informações só vieram para agregar. A viagem era para ocorrer em julho de 2019, mas por imprevisto e problemas de saúde, tivemos que adiar. Mas estamos nos preparando para julho de 2020. Vamos preparar e transformar nosso carro (Meriva) em um microcamper, e vamos nos aventurar até Ushuaia. Temos 22 dias para esse roteiro, saindo de Joinville/SC, passando rapidamente pelo Uruguai(Focado em Punta del Leste/Montevideo/Colônia del Sacramento), Argentina (Buenos Aires e não sabemos quais regiões até o Ushuaia). E retornando….vocês teriam alguma sugestão de cidades, pontos ou rota para esse viagem de ida e volta? Obrigado 🙂 !!!

    • Olá! Lendo o seu blog descobri, nos comentários, um casal de Joinville/SC, Henrique e Sabrina, que pretende seguir viagem de carro até Ushuaia… Se possível, gostaria de obter o contato desse casal para, quem sabe, sugerir a viagem em conjunto… Somos um casal de Florianopolis que tbem sonhamos com essa viagem! Assim, peço a gentileza de colocar-nos em contato com esse casal, seja passando-nos o telefone/email deles, seja passando o nosso para eles, a saber: (Arthur e Karla) e [email protected]
      Grato!

  6. Prezados olá!!

    Primeiramente parabéns pelo portal, muito informativo e bem fácil entendimento as colocações.

    Me chamo Claudio Eduardo e esta planejado sairmos de BH até Ushuaia no dia 26 de dezembro deste ano e com prazo curto entorno de 22 dias entra saída e chegada.

    Primeiramente colocarei em tópicos, dúvidas das quais se forem elucidadas poderão ajudar outros aventureiros.

    Perguntas da Argentina pra frente até ushuaia a volta entenderei como dobrado quando o tópico for em custos.

    – Quantos Ferry boat quantos são utilizados
    Valor R$

    – Àreas de camping no trajeto sei que tem bastante, mas em Ushuaia também tem?
    Caso positivo média de valor?

    – Pedágios há algum no trajeto?
    Caso positivo média de valor e quantos?

    Sobre seguros e documentações:
    Na internet leio muita coisa que é dita como obrigação, mas gostaria de sanar tais dúvidas com vocês sobre essas obrigações.

    Sobre seguro: Carta verde me informaram que é obrigatório na Argentina, Uruguai e Paraguai no caso que nos interessa é Argentina, realmente é obrigatório?

    Li sobre necessidade de seguro para estradas chilenas também que é diferente da carta verde, denominado SEGURO SOAPEX CHILE, este também é obrigatório?

    Habilitação: A nossa plenamente em dia no Brasil vale para trafegar nas rodovias Chilenas e Argentinas?
    Passaporte: Há necessidade de levar passaporte ou existe alguma diferença de leva-lo ou não?
    Documento do veículo: O CRLV esta em nome de uma pessoa que não irá nesta viagem. Existe algum problema em relação a isto em terras estrangeiras?

    Equipamentos obrigatórios: Na internet li sobre várias coisas ditas como obrigatórias, irei listar algumas e por gentileza nos oriente se procede ou não.

    Kit Primeiros socorros
    Extintor de Incêndio
    Cambão
    Correntes (período que irei será em dezembro como já mencionado)
    Há algo que não mencionei que é necessário?

    É permitido levar um galão de combustível como segurança?
    (O veículo será uma caminhonete cabine dupla diesel).

    Em tempo são estas várias dúvidas que acho que também pode ser de outros seguidores deste portal.

    Desde já agradecido,
    Claudio Eduardo

    Instagram:

    @claudioEduardo2019
    @fotoclaudioeduardo

  7. Ricardo Scholl disse:
    fevereiro 26, 2019 às 9:37 am

    Olá, gostaria de fazer um breve relato da viagem de carro que fizemos(eu e minha esposa 63/60 anos com um prisma 2015) a ushuaia agora em Janeiro de 2019 (acabamos de chegar),essa viagem estávamos programando a 5 anos, saimos de São Paulo em 05/01/19 pegamos sentido sorocaba, ponta grossa ,pato branco e entramos por bernardo de irigoyen, nessa fronteira e em todas as outras o melhor será levar o passaporte pois agiliza bastante , foi bem rápidos os tramites, logo pegamos a ruta 14 e em seguida fomos parados pela gendarmeria, destaco para não ocupar espaço, que no total de 13965 km fomos parados 23 vezes e em todas o atendimento dessa policia e da caminera foram exemplares, com extrema cordialidade e atenção sem causar nenhum constrangimento, assim seguimos até oberá onde trocamos dolares por peso na melhor cotação, saindo a ruta 14 tem um pequeno trecho de 3 km de terra, o resto é um tapete, seguimos até Colon onde pernoitamos ( recomento essa cidade e os hoteis estão na costaneira,) pela manhã seguimos próximo a Buenos Aires , a Zarate para Canuelas pela ruta 6 ( esse trecho está pessimo não passem por lá, só buracos, depois pegamos a ruta 3 em direção a Bahia Blanca onde pernoitamos no hotel Argos ,bom hotel( devem estar estranhando mas rodamos 1000 por dia, pois nosso objetivo principal era a partir de ushuaia subirmos a ruta 40 e dedicar nosso tempo a essa parte)de Bahia Blanca seguimos (antes passamos por Comodoro Rivadávia , linda, e na saida dessa fomos parados pela policia para nos registrarmos, na policia local )até Telew onde pernoitamos (hotel Imperador bom custo beneficio) retas interminavelmente lindas, com a dominação divina da natureza, de Trelew ,linda cidade, seguimos até Puerto San Julian já com muito frio e um pouco de chuva,(não esquecer , sempre que ver um posto YPF ou AXXION abasteça, pois os trechos sem nada são de até 365 km, outra coisa são os guanacos,os bichos mais fofos que conhecemos, foram nossos companheiros nas partes deserticas, me emociono só de falar deles, e tem de ter cuidado pois eles atravessam a pista toda hora, e não esquecer que por mais que planegemos , as surpresas e emoções são indescritiveis, , no sexto dia saímos de San Julian e resolvemos tocar até Ushuaia, passamos por Rio Gallegos (terra da Cris Kirshner uma cidade suja e mal cuidada) e após alguns kilometros chegamos na fronteira Argentina/Chile ali precisa preencher um formulário de declaração antes de pegar a fila, mesmo com passaporte(Chile)após fomos para o transbordador Austral, o pagamento do transbordador é feito no barco mesmo, desça do carro e vá até uma cabine que tem próximo aos carros e efetue o pgt. depois deixe o recibo no painel do carro , 1000 pessos argentinos , 100 reais, depois de alguns kms chegamos a fronteira novamente( tomem bastante cuidado pois precisa parar no primeiro posto e no ultimo , pois nessa parte são separados Chile/Argentina ( no primeiro são juntos) depois passamos por Rio Grande, cidade que na volta ficamos 2 dias (não deixem de levar uma farmacinha ,muito útil por lá)detalhe que ainda tem rípio , no paso San sebastian, 10 km, daí em diante chegando a Ushuaia sentimos a força da natureza com montanhas com neve no topo, nesse trecho nos sentimos pequenos demais diante de tão grandiosa natureza,chegando em Ushuaia (ficamos 2 dias) primeiro fomos ao cerro martial onde subindo a pé fomos presenteados com uma intensa precipitação de neve, lindissimo, depois fomos no trem do fim do mundo e parque Lapataia, vale a pena,, retornando fomos a El Calafate ( outro belíssimo impacto com a natureza, ficamos 2 dias , recomendo muito, Hosteria Tierra Tehuelche, atendimento/custo beneficio, seguimos até Gobernador Gregores , 72 km de Rípio, (de Tres Lagos a Gob. Greg.) depois, ninguem fala em nenhum blog mas de Chos Malal até Malargue são 100 km de rípio , dá para passar foi tudo bem com o preto(prisma) paramos numa cidade chamada Gobernador Costa (Pernoite)jantamos na Parrilla El Petiso , local muito acolhedor, peça bife de churizzo com fritas, estava 3 graus de temperatura e vento de 70 km , já viram que frio,depois Bariloche , rota dos sete lagos lindissima paisagem , San Martin de los Andes, depois San Rafael, Linda e com várias bodegas com preços inacreditaveis, (detalhe , pulamos , passamos direto por Esquel, el Bolson e Epuhien por causa do surto de Anta virus) depois San Luis, Cordoba, San Francisco, nessa vale ficar , hoteis baratos e boa gastronomia, depois Uruguaiana , péssimas rodovias no rio grande do sul , deveria ter saído por onde entrei, Alegrete , Santa Maria ,Concórdia, São Paulo, fiz um breve relato mas posso afirmar que somos outras pessoas depois desse maravilhoso e emocionante contato com aquela natureza, só indo para sentir, aos que desejam ir e precisarem de detalhes meu e-mail é [email protected]
    Dicas ;
    Para a Argentina o meu documento do carro está CDC, portanto em meu nome, em todas as paradas da Policia Caminera e Gendarmeria , somente uma pediu o seguro carta verde, em todas as outras somente CNH e Documento do carro,inclusive nas fronteiras, na passagem pelo Chile no estreito de Magalhães, o Chile pediu somente a CNH e documento do veículo, mas por via das dúvidas faça o seguro SOAPEX exigido por eles é barato pela internet 11 dolares na HDI seguros, o carta verde fiz pela internet e imprimi em folha sulfite verde, não deixe de imprimir em papel verde, anexando o recibo de internet, os países que exigem declaração da financeira agora não precisa ir aos consulados, é feito APOSTILAMENTO em qualquer cartório, com validade no mercosul,
    gasolina,gastei 3.765,00 reais (com o Prisma)
    o litro na região de missiones,entre rios e corrientes custa hoje o equivalente a
    4,10 reais e depois de Bahia Blanca 2,29 reais até 3,10 de média
    Troca de Reais ou Dolar por peso? tanto faz, dá no mesmo levei um pouco de cada , aconselho a trocar somente em casas de cambio, na fronteira que entrei não tinha , aí troquei na rua só um pouco e depois em Oberá, onde fiquei arrependido de não ter trocado tudo, muito boa a cotação.
    outra coisa em qualquer minimo de duvida se vc está na estrada certa , pergunte
    a sinalização é deficiente, principalmente nas rotatórias,
    espero ter contribuido um pouco que seja,
    Ricardo Scholl

    Aos que querem ver neve, mesmo em pleno Janeiro nevou em cima de nós no cerro Martial e na entrada da pousada em El Calafate, lindo.

    • Boa tarde!! Muito bom seu depoimento! Parabéns pela viagem, deve ter sido muito linda! Estamos programando a nossa e iremos utilizar suas informações. Abraços!

    • Olá! Amei seu relato!
      Você por favor podia me dizer como foi o percurso entre Ushuaia e El Calafate? Se é seguro, se existem hoteis pois postos de gasolina parece que não existem. Estamos pensando em fazer isso de ônibus por causa das paisagens mas leva em média 17h. Não dá!!!

    • Muitíssimo obrigado pelo seu relato. Certamente foi uma experiência incrível. Estou programando uma viagem de carro para maio de 2020. Suas informações são de grande valia. Muito obrigado mais uma vez.

  8. Show de viagens, acompanho vcs algum tempo, fiz recentemente uma via para o Atacama e Mendoza de carro, fiz em 22 dias foi tudo de boa, agora estou planejando fazer uma em Fevereiro de 2019 o problema que tenho 23 dias somente. Quando fiz a viagem para o Atacama a primeira pegada fiz 1760 KM em 19 hrs só parando para abastecer, precisava ganhar tempo, dia seguinte fiz mais 1100 KM, estou planejando fazer de Curitiba Pr até Colonia do Sacramento numa pegada 1800 KM. Estou na duvida se consigo fazer Puerto Madryn, Perito Moreno, El Chalten, El Calafate, Torres del Paine e Ushuaia em 19 dias? Qual a melhor opção ir pela rota 3 e voltar pela rota 40 ou ao contrario? Abç…

    • Olá, amigo Cleverson! Tudo bem?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
      Nossa, que demais as viagens que você já realizou a próxima que está planejando. Esta região da Patagônia é incrível.
      Então, acredito que indo bem rápido seja possível completar este roteiro. Neste caso, penso que o mais ágil seja descer pela Ruta 3 e voltar pela Ruta 40, pois ganhará um bom tempo nos primeiros dias de viagem, já que a Ruta 3 tem retas infinitas e menos atrações para gastar o tempo.
      Boa viagem e aproveite muito estes destinos! =)
      Qualquer dúvida conte sempre conosco, Cleverson!
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  9. Bomm dia,
    Quanto mais ou menos foi o valor desta viagem que vocês fizeram?
    E quanto tempo permaneceram viajando?

    Bjsss.. adorei!

    • Olá, Silezia Machado! Tudo bem com você?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
      Então, já fizemos uma viagem de carro para Ushuaia, passando também pelo Deserto do Atacama, no Chile, num total de 40 dias. Mas, caso decida fazer um trajeto mais curto, é possível fazer em 30 dias com certa margem para imprevistos.
      Os valores que gastamos seguem no link abaixo:
      https://terraadentro.com/despesas-mochilao-ushuaia-atacama-20142015/
      Qualquer coisa conte sempre conosco.
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  10. Excelente post!
    Pelo que vi vocês possuem um LR a diesel. Para quem possui um V8 ávido por nafta seria um problema, considerando longos trechos sem postos de abastecimento no caminho de Ushuaia?
    Outra pergunta é que, como temos feira a de 30 dias, gostaríamos de guiar trechos menores por dia (temos crianças). Nesse caso quais seriam as cidades indicadas?

    • Olá, amigo Telles! Tudo bem com você?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
      Que viagem incrível que vocês estão planejando com toda a família. Temos certeza que será inesquecível.
      Então, penso que o ideal é terem uma autonomia de pelo menos 450 km, pois pode acontecer de alguns postos não terem combustíveis, além da distância entre eles em certas regiões.
      Então, no Uruguai recomendamos Fortaleza Santa Teresa, Cabo Polônio, La Paloma e Colônia del Sacramento. Na Argentina, seguindo pela Ruta 3: Bahía Blanca, Puerto Madryn, Trelew, Comodoro Rivadavia, Río Gallegos, Río Grande e Ushuaia. Voltando pela Ruta 40, El Calafate, El Chaltén, Perito Moreno, Esquel, Él Bolsón e Bariloche. Estas são possivelmente as cidades com melhor estrutura para se hospedarem, fazerem compras em mercados e para qualquer tipo de assistência.
      Qualquer dúvida conte sempre conosco! =)
      Boa viagem!
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  11. Bom dia pessoal, tudo bom? Estou pensando em fazer uma viagem de carro para a Patagonia em julho de 2019, mas pretendo sair de Buenos Aires. Vocês fizeram saindo do Brasil, mas será que conseguem me dar umas dicas saindo de BsAs? Tipo, preciso da carta verde uma vez que vou alugar o carro lá? Quantos dias eu demoraria mais ou menos pra chegar ao Ushuaia? Obrigada desde já 🙂

    • Olá, amiga Cristiana! Tudo bem com você?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
      Que legal a viagem que você está planejando! Então, como você alugará um carro em Buenos Aires, neste caso é importante conferir com a locadora do veículo se o carro já vem com o seguro obrigatório (para a Argentina e Chile também). Neste caso, confesso que não conheço bem o procedimento, pois o carro é de placa local e não estrangeira.
      Sobre a viagem para Ushuaia, de Buenos Aires até o fim do mundo são um pouco mais de 3 mil quilômetros. Indo muito rápido, é possível fazer este trajeto em 4 a 5 dias, só de ida, sem contar as paradas para conhecer os lugares.
      É bom levar em consideração que você estará viajando durante o inverno e no sul do continente costuma nevar com muita frequência, o que pode atrasar um pouco a sua viagem. Penso que o ideal neste trajeto, contando ida e volta, seja separar algo como 15 a 20 dias, no mínimo. Assim, também terá um tempo disponível, caso alguns imprevistos aconteçam.
      Qualquer dúvida conte sempre conosco.
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  12. Queria primeiro parabeniza-los pelos feitos alcançados até agora, e gostaria de saber qual melhor rota para se chegar até Buenos Aires.

    • Olá, amigo Leonardo! Tudo bem com você?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
      Então, a melhor alternativa para chegar em Buenos Aires de carro, em nossa opinião, é através do Uruguai, seguindo até Colônia del Sacramento, onde você poderá embarcar o seu carro em um ferry que cruza o Rio da Prata. Existem várias saídas por dia deste ferry e a travessia costuma levar duas horas. Ao final, você já desembarca dentro de Buenos Aires. =)
      Qualquer coisa conte sempre conosco.
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  13. Olá boa tarde,
    Gostei do seu roteiro, estamos planejando ir em Agosto de carro pela ruta3 somos grupo de surdos. Irei participar de uma maratona de Mountaindo 42km, p economizar, pois passagem aérea custa mais de 2mil e de carro com 6 pessoas saí mais barato. Soube que podem fechar a rua, devido neve isso pode nos interromper? Iremos estar na estrada a partir 19/08/19. Maratona é dia 25-08/19. Espero ter me ajudado? Outras corrente necessário?

    Aguardo e obrigado

    • Olá, amigo Lucas! Tudo bem com você?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
      Que legal que estão planejando esta viagem de carro pela Ruta 3. Temos certeza que será uma viagem incrível na vida de vocês! <3
      Então, realmente pode acontecer de fecharem a via por conta de fortes tempestades de neve, mas não é sempre que acontece. De qualquer forma, o ideal é viajarem com bastante cautela e sem pressa, pois a qualquer sinal de neve caindo na estrada, a pista se torna escorregadia e perigosa. De preferência, sigam devagar pelas estradas e acompanhem todos os dias a previsão do tempo.
      As correntes são obrigatórias nesta época do ano e, sendo possível, comprem também as Cadenas líquidas (vendidas na Argentina), que são passadas nos pneus, para aumentar a aderência na pista.
      Boa viagem, amigo Lucas! =)
      Qualquer coisa conte sempre conosco.
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  14. Olá!
    Estamos pensando em conhecer a Patagônia em dezembro deste ano…vamos de carro, saindo de Santa Catarina, temos 14 dias ao total. Com este tempo, o que vocês acham que dá pra conhecermos ? Qual roteiro recomendariam ?
    Abraço,

    • Olá, Nadi, tudo bem com você?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
      Então, o tempo que vocês dispõem é bem curto, por isto será importante escolherem bem os lugares que passarão.
      Uma boa opção é descerem até a Península Valdés, que é um lugar imperdível e de lá cruzarem o país até Esquel, subindo até Bariloche e, se ainda tiverem tempo, passando em Pucón, no Chile. De lá, podem iniciar o caminho de volta para casa.
      Este roteiro ficaria incrível, sem dúvida alguma! =)
      Aproveitamos para informar que lançamos o nosso segundo livro, “Terra Adentro Do Ártico ao Saara de Carro”. Você pode conhecer mais sobre o livro acessando: http://www.catarse.me/terraadentro2 =)
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  15. Ola, parabéns pela coragem e iniciativa de realizar um sonho que eu acredito que seja o de muitos!! Eu pretendo ir com minha esposa em dezembro de 2018 de São Paulo ao Ushuaia, descer pela costa e na volta fazer um trecho da Carretera Austral no Chile e retornar ao Brasil, eu tenho algumas duvidas e gostaria da ajuda de vocês que são super experientes.
    Eu pretendo ficar em camping, é fácil de encontrar lugares para dormir (camping)?
    Eu pretendo ir com um carro seda que não é 4×4 porém é super confortável para viagens longas, eu não pretendo fazer passeios com o carro, pretendo fazer somente a viagem, eu consigo ir e voltar na boa com um carro que não é 4×4?
    Muito obrigado pela atenção e mais uma vez parabéns a vocês.

    • Olá, amigo Felipe! Tudo bem com você?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Com relação aos campings, existem excelentes campings nesta região que você irá cruzar. Uma boa opção é baixar o aplicativo Ioverlander e utilizá-lo para encontrar os campings perto de você. Funciona muito bem!
      Sobre o 4×4, pode ir tranquilo que você não precisará utilizá-lo nas estradas convencionais. A Carretera Austral tem muitos buracos, o que requer uma atenção especial.
      Ótima viagem, Felipe! 🙂
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  16. Olá tudo bem? Excelente o post de vocês! Se puderem me ajudar… queremos ir até Ushuaia em fevereiro/2019 com uma Duster 4×4, é possível fazer os passeios sem problemas com esse carro, sem ter de pagar os altos valores cobrados pelas agencias? E por fim, temos cerca de 30 dias, e o plano é seguir até Torres del Paine e fazer o trekking do circuito O, acham que é tempo suficiente? Abraço e obrigada!

    • Olá, querida amiga Gabrielle! Tudo bem com você?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, acredito que vocês farão praticamente todos os passeios em Ushuaia com o carro de vocês, sem problema algum.
      Já sobre o tempo da viagem, creio que vocês conseguirão fazer tudo neste tempo, mas será muito corrido, especialmente porque o circuito O toma um bom tempo. Penso que o ideal seria algo como 35 dias, deixando uma pequena margem para possíveis imprevistos.
      Ótima viagem, Gabrielle, e qualquer dúvida conte sempre conosco.
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  17. Parabéns pela paciência em responder tão carinhosamente a todas as pergutas rs. É possível fazer o trajeto Rio x Ushuaia no mês de janeiro de Motorhome?

    • Olá, amiga Roberta Costa! Tudo bem com você?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Com relação à sua pergunta, sem dúvida alguma é totalmente possível. Foi exatamente em janeiro que fizemos uma de nossas viagens a Ushuaia, partindo de Minas Gerais.
      Considero esta época incrível, pois poderá aproveitar toda a essência da Patagônia.
      Boa viagem, Roberta! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  18. Olá, vocês fizeram passeios no fim do mundo? Olhando os pacotes de agências, são todos bem caros, parece mais interessante ir em 4×4 e fazer os passeios por conta. Recomendam fazer isso?

    • Olá, amigo Amilton, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Todos os passeios em Ushuaia nós fizemos por conta própria.
      Realmente, os valores cobrados pelas agências são bem caros e, a maioria dos lugares, é possível chegar sozinho, especialmente viajando num 4×4.
      Ótima viagem e aproveite demais de Ushuaia! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  19. Boa tarde casal!
    Maravilhosa matéria! Ótimas dicas!
    No entanto surgiram algumas dúvidas… Estou querendo fazer essa viagem com alguns amigos. Moramos no Rio de Janeiro, estamos querendo ir no início de 2019 (precisamos planejar com muita antecedência para que essa viagem saia kkk).
    A idéia é alugar um carro em Buenos Aires (avião até lá), dormir em Buenos Aires e no dia seguinte seguir viagem até Ushuaia pela Ruta 3 e voltar pela 40 conforme o post.
    As dúvidas são as seguintes:
    1- Precisamos alugar um carro espaçoso, que talvez irei com mais 4 amigos. Alguma sugestão? Já que disse que não precisa ser 4×4, aumenta um pouco o “leque” de opções. Alguma sugestão de locadora com carros para esse tipo de viagem?
    2- A viagem não é necessariamente low cost, porém não estamos com a intenção de ter muitas regalias. Alguma sugestão de camping pelo caminho? Vi que existe na Peninsula Valdes e no Parque Nacional Los Glaciares. Estava pensando em onde tiver a possibilidade de acampar, acampar. E o preço médio por dia que é cobrado.
    Parabéns pelo post!!

    • Olá, amigo Breno, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! =)
      Vamos às suas dúvidas:
      1) Não conhecemos muito sobre as empresas locadoras, mas o importante é questioná-las sobre a possibilidade de vocês atravessarem as fronteiras com um carro alugado.
      2) Então, para buscarem boas opções de camping, uma ótima alternativa é utilizarem o aplicativo iOverlander, que consta inúmeros campings em uma determinada região e seus respectivos preços.
      Ótima viagem, amigo Breno! =)
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  20. Casal tudo bem?
    Achei bem didática e explicativa a sua viagem de Buenos Aires a Ushuaia. Na volta gostaria de seguir sua sugestão e voltar pela Ruta 40 até Bariloche passando por Torres del Paine, El Calafete, El Chaten e El Boson. Vocês tem uma matéria com os detalhes ou indicações para me passar?
    Pela atenção agradeço.

  21. Olá!!! planejo uma viagem aqui de Porto Alegre para Ushuaia de carro no mês de outubro, minhas perguntas (dúvidas) seriam:
    1) é possivel ir de carro sedan…as estradas são adequadas ou é necessário um carro mais alto com tração, mais rústico ou com carro baixo de passeio seria possivel.
    2) mês de outubro é uma época boa , ou, ppela experiência de vcs indicariam outra data?

    • Olá, amigo Ricardo, tudo bem?
      É um grande prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Vamos às suas dúvidas:
      1) Podem ir em um carro sedã, sem problemas. Tanto a Ruta 3, quanto a Ruta 40 estão em boas condições de tráfego, com somente pequenos trechos não asfaltados.
      2) Outubro é sim um bom mês, pois vocês fugirão do inverno e aproveitarão muito mais do que a Patagônia pode oferecer.
      Em minha opinião, o mês ideal para visitar a Patagônia é novembro, pois a temperatura está perfeita, os animais já chegaram para o verão e os preços são mais baixos em comparação à alta temporada de dezembro e janeiro.
      Boa viagem, amigo Ricardo! 🙂
      Um abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  22. Olá amigos!
    Belíssimo relato de uma viagem que parece ser incrível e que pretendo fazer em breve, por isso estou pesquisando muito a respeito.
    Gostaria de saber se as estradas permitem ir com um “carro normal” ou se é necessário algo mais parrudo como no vosso caso?
    Abraço

    • Olá, amigo Marcelo Bertin, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Pode ir tranquilo com um carro sem tração 4X4, pois no trajeto para Ushuaia é totalmente desnecessário.
      A maioria das estradas (Ruta 3 e Ruta 40) estão em boas condições de tráfego e com poucos trechos não asfaltados.
      Boa viagem, amigo Marcelo! 🙂
      Um grande abraço,
      Henrique e Sabrina.

  23. Ola casal! Eu e minha esposa estamos querendo ir de avião até Bariloche, alugar um carro e ir descendo até Ushuaia e embarca novamente para Curitiba. Estamos vendo passagens pra final de Julho e inicio de Agosto, final da alta temporada, pois queremos muita neve. O trecho da cerca de 2200km e teriamos cerca de 9 dias. Podem nos dar dicas sobre esse roteiro?

    • Olá, amigo Otávio, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, neste trajeto, sugerimos que vocês conheçam os seguintes lugares: Esquel, El Chaltén, El Calafate, Parque Torres del Paine, Punta Arenas e Ushuaia.
      Este roteiro será bem corrido (por conta dos 9 dias de viagem), mas temos certeza que será inesquecível para vocês! 🙂
      Boa viagem, amigo Otávio!
      Um grande abraço,
      Henrique e Sabrina.

  24. Olá adorei a rota, estou planejando em fazer ela com meus pais, quem sabe no meio do ano, mas eu estava preocupado com o clima, no inverno a viagem é muito rigorosa pra quem não tem experiencia com neve? Nós temos uma Hilux SW4 1997! Ela tem 4×4, será que seria preciso o uso de correntes tambem?

    • Olá, amigo Vinícius Roda, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, se você pedisse a minha opinião, eu diria pra você viajar a Ushuaia em outra época, especialmente no verão ou na primavera.
      Neva muito por lá neste período e a viagem fica muito mais perigosa e imprevisível, por conta das estradas escorregadias e da possibilidade de fechamento de algumas delas devido às fortes nevascas.
      Além disso, no verão você terá a oportunidade de ver a exuberância da fauna da Patagônia, que se esconde ou migra no período de inverno.
      Enfim, esta é somente a minha opinião sobre a sua pergunta, apesar de ser possível viajar nesta época de frio intenso.
      Caso decida por encarar o inverno, não deixe de providenciar as correntes, as cadenas líquidas (evitam que o carro escorregue), trocar o óleo e demais fluídos para anti-congelantes e separar um tempo extra para possíveis imprevistos.
      Ótima viagem, amigo Vinícius, e o que pudermos ajudar, conte sempre com o nosso apoio! 🙂
      Um grande abraço,
      Henrique e Sabrina.

  25. Olá pessoal do Terra Adentro! Muito legal o blog de vcs. Me digam uma coisa: é possivel pra nós descer até Ushuaya pela ruta 3 e voltar por Bariloche durante o inverno do fim de junho? Gostaríamos de ir de carro fazer essa viagem mas queremos aliar o passeio com a época em que poderemos ver neve e aproveitar algo que não temos no Brasil como as estações de esqui. E se for possível, quais os desafios que enfrentaremos e como nos preparar e preparar nosso carro? Abraços.

    • Olá, amigo Rodrigo Rodrigues, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, acredito que vocês pegarão uma boa quantidade de neve nesta época. É possível viajar neste período, porém é sempre bom tomar as devidas precauções, como a adaptação de correntes, cadenas líquidas troca de óleo e fluídos para anti-congelantes.
      Estas trocas poderão ser feitas na Argentina mesmo, já que por lá encontrarão os produtos adequados.
      É fundamental dirigirem com muito cuidado e evitarem os dias com nevascas, pois as estradas ficam muito escorregadias.
      Separem um tempo extra para a viagem, pois pode acontecer de certas nevascas fecharem algumas estradas por tempo indeterminado.
      No mais, é viajar com muito cuidado nesta época, amigo Rodrigo! 🙂
      Qualquer dúvida conte sempre com o nosso apoio! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  26. Boa tarde!
    Tudo bem? Parabéns pelo site e por toda o suporte aos viajantes que vocês dão aqui!!!
    Estou comprando passagens ida/volta para El Calafate, e a ideia é alugar um carro lá para viajar por 14 dias (completos, sem contar os trechos de avião do Brasil). Gostaríamos de conhecer El Calafate, Torres del Paine, Puerto Natales, Punta Arenas, e Ushuaia. Gostaria de pedir a opinião de vocês em dois pontos:
    – é possível fazer todo esse percurso de carro (alugado em El Calafate)? Será que fica muito corrido? É tranquilo cruzar a fronteira com carro de locadora?
    – nossa data seria de 28 de setembro a 14 de outubro. Essa época já é boa para fazer todos os trekkings, ver os animais típicos, etc?

    Muitíssimo obrigado desde já!!

    • Olá, amigo Matheus Rodrigues, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Vamos às suas dúvidas:
      1) Creio que este tempo que você dispõe será suficiente para a sua viagem, porém não sei te dizer se será possível cruzar todas as fronteiras com um carro alugado.
      O ideal é entrar em contato diretamente com a locadora, pois estas regras mudam muito de país para país.
      2) Vocês ainda pegarão um certo frio na Patagônia e possivelmente algumas trilhas fechadas. O ideal seria ver no site dos Parques que irão cruzar (Torres del Paine, Los Glaciares e etc) quais são as datas estimadas para a reabertura das trilhas, pois estas datas costumam variar todos os anos.
      No mais, é fazer as malas e curtir demais esta região fantástica, Matheus! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  27. Henrique e Sabrina, estou pensando em ir ate ushuaia em dezembro, apos o natal. disponho de 20 dias, no maximo. sera o suficiente ? no seu livro, tem todos os mapas? todos os itinerarios , opcao de pousadas, hoteis e restaurantes? onde abastecer ?

    • Olá, amigo Disnei Devera, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Penso que é suficiente este tempo, porém você terá que acelerar demais a sua viagem, fazendo longas quilometragens por dia.
      Em nosso livro + o Guia de Planejamento do Viajante de Carro (digital) você encontrará muitas informações valiosas para esta viagem fantástica.
      Encaminho abaixo o link de nossa loja virtual, onde você poderá adquirir estes produtos:
      https://www.terraadentro.com/loja
      Qualquer dúvida conte sempre conosco, Disnei! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  28. Olá Terra Adentro, saudações !!!!! Bom amigos, gostei muito da proposta de vocês e das histórias acumuladas nesses anos de viagem pela América do Sul. Sem dúvidas a viagem nos trás valores imensuravéis.
    Gostaria de realizar antes dos 30 anos uma viagem a América do Sul, gostaria de ir ao Ushuaia e Patagônia. São dois lugares que misturam história e fascínio para mim. Contudo, não possuo ainda noções como começar esse roteiro, por isso quero me informar com pessoas que já o fizeram. Sou morador do Rio de Janeiro. Cidade da qual pretendo sair. A viagem planejo ir de carro,um corsa chevreolet classic 2009 à Gasolina. Por favor,me mande todas as dicas básicas e necessárias, que assim vou incluir nos meus planejamentos. Abraços

    • Olá, amigo Victor Izidoro, tudo bem com você?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Sensacional o roteiro que você está planejando! Esta região é realmente incrível e deixa profundas marcas em nossa vida.
      Temos certeza que o nosso primeiro livro, Terra Adentro Entre os Extremos das Américas, e o Guia de Planejamento do Viajante de carro serão ferramentas interessantes para o planejamento de sua viagem.
      Colocamos abaixo o link de nossa loja virtual, onde você poderá adquirir estes produtos:
      https://www.terraadentro.com/loja
      Qualquer dúvida conte sempre conosco, amigo Victor! 🙂
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  29. Oi Henrique e Sabrina, muito top o site de vocês dicas preciosas!!! Vou fazer exatamente o roteiro que vocês estão sugerindo, ruta 3 na ida e ruta 40, alternando com a Carretera Autral. Comecei a pesquisar sobre a viagem faz pouco tempo, gostaria de saber quais são esses pontos que vocês acham válidos passar pela Carretera Autral. Outra coisa que gostaria de saber também se é possível fazer camping selvagem por lá, minha idéia e ir de barraca de teto e ir parando para acampar, mas fico com receio quanto a questão da segurança. Estou planejando a viagem para 20 de dezembro de 2018,de 28 dias mais ou menos.

    Estou querendo comprar o livro de vocês para montar a minha viagem. Nel3 conseguimos maiores detalhes desses trajetos, campings, roteirosn lugares imperdíveis etc…?

    Desde já agradeço a atenção.

    Abs,
    BRUNO

    • Olá, amigo Bruno, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Sensacional a viagem que você está programando. Temos certeza que você ficará encantado pelas paisagens da Patagônia.
      Então, esta região é muito segura para acampar, inclusive em lugares ermos e isolados. Fizemos free camping em diversos lugares e sempre foi muito tranquilo.
      Como você terá um bom tempo, te indicamos conhecer os seguintes lugares: Península Valdés, Punta Tombo, Ushuaia e arredores, Punta Arenas e Estância San Gregório, Puerto Natales e Parque Torres del Paine, El Calafate, El Chaltén e toda a Carretera Austral, especialmente o trecho entre Chile Chico e Puerto Bertrand, que é incrível.
      Dando tempo, aproveite para conhecer Futaleufú, Esquel, a Ruta de los Siete Lagos e a região de Pucón.
      Em nosso livro, contamos detalhes destes lugares impressionantes que cruzamos, amigo Bruno. Temos certeza que será uma boa fonte de inspiração e informação para a sua viagem.
      Qualquer dúvida ou pergunta conte sempre com o nosso apoio! 🙂
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  30. Olá, tudo bem?
    Estou planejando em descer até o Ushuaia com minha esposa em nosso Palio 2010 1.0.
    Teremos 25 dias para fazer esse trajeto de ida e volta, partindo de Belo Horizonte/MG. Vocês acham que com 10 mil reais dá pra fazer essa viagem, incluindo combustível, hoteis e comida? Nosso plano é fazer uma viagem relativamente econômica, ou seja, não ficando em hoteis muito caros e restaurantes chiques. Se possível, dormiremos em barraca.

    • Olá, amigo Leandro Alexandrino, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Sensacional a viagem que vocês estão planejando!
      Bom, creio que vocês devem pensar em um gasto diário de R$350,00 a R$550,00, dependendo do perfil da viagem e da quilometragem diária.
      Como a gasolina e a hospedagem na Argentina são caras, creio que será bem difícil fazer um orçamento tão menor que o previsto acima.
      Optando por campings e cozinhando as próprias refeições, com certeza os ajudará muito a reduzir as despesas da viagem.
      Boa viagem, amigo Leandro! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  31. Ola! Parabens pelo blog,
    Queremos viajar com mais um casal ate Ushuaia. Como teremos 2 criancas(6 e 11 anos) estamos pensando em pegar um voo de Curitiba para Santiago e entao alugar carro e comecar a descer.
    Na experiência de vcs, é valido no retorno sair de aviao do ushuaia? Conhecem uma opcao melhor para retorno de aviao?
    Na descida de Santiago, qual sugestao de roteiro?
    Muito obrigada

    • Olá, querida amiga Tatiana, tudo bem?
      É um grande prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Sensacional o roteiro que vocês estão planejando!
      Retornando de avião, creio que as melhores opções serão Ushuaia ou Punta Arenas (Chile), que são as maiores cidades do extremo sul do continente.
      Um ótimo roteiro partindo de Santiago é: Pucón – Ruta de los Siete Lagos – Bariloche – Esquel – Cueva de las Manos – El Chaltén – El Calafate – Parque Torres del Paine – Punta Arenas – Ushuaia.
      Boa viagem, Tatiana e aproveitem muito esta região fantástica! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  32. Bom dia amigos!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-los pela atenção que dão nas respostas aos seus seguidores.
    Vamos fazer a viagem de São José do Rio Preto (interior de SP) até Ushuaia, desdendo pela rota 3 e subindo pela rota 40 em duas caminhonetes no mês de julho, como foi dito em alguns comentários acima, me parece que a disponibilidade de diesel S10 pode ser um problema. Tendo em vista essa situação, gostaria de saber como podemos fazer para nos adaptar a isso? Tem algum aditivo colocado no tanque ou alguma coisa do tipo para evitar problemas mecânicos nos veículos (além de evitar perda de garantia)? Outra dúvida que tenho é sobre o risco de congelamento do combustível, líquido de arrefecimento e óleo do motor, conseguiria me informar se temos que fazer alguma troca de fluidos ou adaptação para essa condição?
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente;
    Tiago.

    • Olá, amigo Tiago, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Realmente, pode acontecer de vocês não encontrarem o S-10 em alguns postos da Argentina, especialmente na Ruta 40, que é bem menos estruturada que a Ruta 3. O ideal seria conversar melhor com um mecânico especializado e já levar alguns possíveis aditivos do Brasil.
      Com relação às temperaturas do inverno, penso que o melhor será vocês realizarem as trocas de óleo e demais fluidos na Argentina, pois lá poderão adquirir os produtos específicos para as baixas temperaturas.
      No mais, é seguir com bastante cautela, pois nesta época as nevascas são bem frequentes.
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  33. Boa tarde. Estou planejando a viagem com um casal de amigos, além de minha esposa e filha. Pretendemos ir numa Kombi. Tenho algumas dúvidas, sendo a primeira delas: Se lembra qual o valor da travessia do continente para a ilha? Por conta dos ventos, acha que a Kombi seria um veículo arriscado?

    • Olá, amigo Otávio Ribeiro, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, realmente os ventos no sul do continente são fortíssimos, contudo, viajando bem devagar e com bastante cautela, creio que não terão problemas com a Kombi.
      A travessia do Estreito de Magalhães deve girar em torno de R$100,00 somente a ida, aproximadamente.
      Boa viagem, amigo Otávio! 🙂
      Um grande abraço,
      Henrique e Sabrina.

  34. Olá Amigos!
    Muito interessante e útil as informações de vcs do Terra Adentro!
    Tbm estou com a minha viagem agendada para Ushuaia. Vou partir de São Lourenço do Sul- RS, no dia 15 de janeiro 2018. Pretendo entrar por Jaguarão >Mercedes-UR >Fray Bentos-UR e ai vou atravessar a fronteira (Rio Uruguai ) e chegar a Gualaguaychu -Ar. Para mim não é o melhor caminho, o melhor seria entrar por Chui,que é o mais perto pq já moro no extremo sul do país, mas ai sou obrigado a atravessar o Rio da Prata de Buquebus, que custa caro em torno de R$ 140,00 por pessoa e mais R$ 200,00 o veiculo. Fazendo o calculo achei melhor rodar uns 250 km a mais e desviar essa travessia. Saindo da minha cidade, até Gualaguychu, segundo o Google maps, vai dar 835 km e quero fazer isso em um dia. Pretendo agendar para pernoitar nesta cidade e depois só Deus sabe onde vai ser a próxima parada! heheheh! não tenho um roteiro com datas e horários definidos, vou confiar no GPS e “taquele-pau”! Alguém lembra quantos pedágios tem esse trajeto? e o valor? Não pretendo trocar muito dinheiro em moedas argentina ou chilena. Como é a aceitação do Dolar? Pretendo levar mais Dolar e Cartão!
    Como é o serviço de internet nesses lugares? Pacote de dados e WIfi?
    Se alguém tem alguma sugestão agradeço, no mais boa viagem pra nóis!!!

    • Olá, amigo Gilberto, tudo bem?
      É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      E que viagem incrível que você está planejando!
      Não conhecemos esta região de Fray Bentos, por isto fica mais difícil ajudarmos com alguma informação mais precisa.
      O ideal é sempre ter as moedas locais no bolso (peso uruguaio e argentino), pois o dólar correntemente não é aceito, apesar de ser possível trocá-lo em fronteiras e casas cambiais.
      Você pode usufruir da internet através do Wi-Fi dos postos de combustíveis e de restaurantes, que são bem comuns nesta região.
      No mais, uma boa viagem e aproveite demais esta região muito bonita das Américas.
      Um abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

      • Olá Amigos!
        Já fizemos a viagem e os esclarecimentos do ” Terra Adentro” foram fundamentais durante a viagem! Encontramos exatamente aquilo que foi relatado aqui, Postos de gasolina são precários e alguns não tinham o combustível “Diesel S10, que lá chamam de “Infinia” As distancias são intermináveis,muito vento, muitos Guanacos e Emas na beira da estrada e muitos já mortos que foram atropelados. Vi o por do Sol mais lindo da minha vida. A Patagônia é diferente! Iniciei a minha viagem saindo de casa na quarta feira dia 17/01 de São Lourenço do Sul – RS. Entramos pela fronteira do Brasil/Uruguai, em Jaguarão e fomos até Payssandu- Uruguai. Atravessamos o Rio Uruguai para Colon,(Entre Rios) na Argentina, passamos por fora da grande Buenos Aires, só fui pegar a Ruta 03 em Bahia Blanca e chegamos em Ushuaia, dia 21/01, 5 dias de estrada com 4 pernoites percorremos 4.500 km.
        A volta fizemos o caminho pela ruta 40 à El Calafate, visitar os glaciais, que é um passeio imperdível e retornei a Rio Galegos para pegar novamente a Ruta 03, rumo ao Brasil e ao meu Rio Grande So Sul!
        Foi uma viagem tranquila, o único empecilho foram nas duanas do Argentina/Chile, muita espera e burocracia nas revistas. encontramos muitos policiais fui abordado varias vezes, mas sempre tudo ok. Como a volta demorou um pouco mais, devido a chegada á el Calafate fiz um total de 9.500 km. Acho que bati u record , rsrsrsrs, fiz esse trajeto em 13 dias! Sai dia 17/01 e voltei no dia 29/01/2018!
        Abraço!

        • Olá, amigo Gilberto, tudo bem?
          Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem e saber que as informações do Terra Adentro ajudaram muito em seu planejamento! 🙂
          Que grande alegria saber que você concluiu esta viagem incrível e curtiu cada pedacinho desta região apaixonante da América do Sul! Que venham as novas aventuras em nosso magnífico continente! 🙂
          Um grande abraço dos amigos,
          Henrique e Sabrina.

  35. Boa Noite!!! Estou pensando em ir de carro a Ushuaia em 2018, porém meu veículo é um Toyota Corolla.
    Gostaria de saber de vocês, qual melhor época para encarar este trajeto no meu carro?
    E Parabéns pelos relatos.

    Att

    Julio

    • Olá, amigo Júlio Souza, tudo bem com você?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Que legal a viagem que vocês estão programando!
      Então, penso que, por vários motivos, a melhor época para explorar a Patagônia é de outubro a março, quando encontrará menos frio e a região estará enfeitada de muitos e muitos animais típicos.
      As chances de se pegar uma nevasca nesta época são bem menores também! 🙂
      Boa viagem, Júlio e o que pudermos ajudar, conte sempre com o nosso apoio!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

    • Olá. Parabéns pela conquista. Gostaria de saber em quantos dias fizeram essa expediçao? se eu reservar 25 dias será possível conhecer muita coisa?

      • Olá, amigo Gabriel, tudo bem?
        É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
        Então, é possível fazer uma viagem de ida e volta até Ushuaia em 25 dias. Contudo, é certo que terá que rodar altas quilometragens diárias para dar conta deste roteiro mais apertado.
        Uma boa sugestão, estando com o tempo corrido, é descer pela Ruta 3 e depois subir pela Ruta 40, ambas estradas em boas condições de tráfego.
        Boa viagem, amigo Gabriel! 🙂
        Grande abraço,
        Henrique e Sabrina.

    • Boa noite!
      Nós vamos a Ushuaia em março de 2018, sairemos de Canoas RS à bordo de nosso fluence, pretendemos percorrer o caminho de ida e volta em 15 dias, sabemos que pode ser pouco tempo e por isso gostaríamos de saber quais lugares não podemos deixar de visitar?

      • Olá, amigo Michel, tudo bem?
        Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
        Que viagem fantástica que vocês estão prestes a embarcar!
        Bom, neste trajeto, consideramos imperdíveis os seguintes lugares: Península Valdés, Punta Tombo, Ushuaia (Museu do Presídio, Parque Terra do Fogo e Laguna Esmeralda), Parque Pinguino Rey, Parque Torres del Paine, El Calafate e El Chaltén.
        Bom, se conseguir incluir a maior parte destes destinos em seu roteiro, penso que terá uma viagem inesquecível!
        Um grande abraço dos amigos,
        Henrique e Sabrina.

      • Vai ser bem corrido, uma verdadeira maratona. Acho muito pouco tempo para esta viagem. Muita coisa linda vai ficar para trás. Eu fiz minha viagem saindo de Curitiba em 32 dias e queria ter mais tempo. Mas em fim, melhor que ficar em casa mofando. Pé na estrada e boa sorte!!!

  36. Olá pessoal, fantástico o site de vocês!

    Devo ir até Ushuaia em dezembro deste ano, está quase tudo pronto, inclusive meu roteiro de ida. Porém, estou em dúvida do roteiro de volta, pois só tenho 30 dias e estou indo de brasília. Na ida resolvi pegar um caminho mais longo, entrando pelo Chuí, mas na volta queria pegar a ruta 40 e talvez entrar no Brasil por um caminho menor, mas igualmente seguro. Vocês têm uma rota para me indicar?

    • Olá, amigo David, tudo bem com você?
      Ficamos muito felizes em recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Sensacional a viagem que está programando para a América do Sul!
      Então, neste trajeto de volta, retornamos uma vez ao Brasil por Uruguaiana e, em outra oportunidade, por Foz do Iguaçu, cruzando as províncias argentinas de Corrientes e Misiones.
      Destas duas experiências, considero as províncias de corrientes e misiones a pior alternativa, pois a polícia desta região sempre procura complicar a situação.
      Outras opções são retornar por Buenos Aires e cruzar de ferry para Colonia del Sacramento ou margear o Rio da Prata e cruzar para o Uruguai na altura de Gualeguaychú.
      Analisando bem esta região, quanto antes cruzar para o Uruguai melhor, pois é um país super tranquilo.
      Boa viagem, David, e qualquer dúvida conte sempre conosco! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  37. Boa noite pessoal,
    Parabéns pelo site e pelas dicas preciosas que vocês nos dão.
    Eu estou planejando fazer uma viajam pelo extremo sul da Patagônia.
    Devo chegar de avião em Punta Arenas (Chile). Então alugar um carro e seguir para Puerto Natales. Depois Torres del Paine. Atravessar a fronteira Argentina e chegar à El Calafate. Após, Seguir até Rio Gallegos. A seguir, atravessar a fronteira Chilena e voltar para o lado Argentino novamente para chegar até Rio Grande. No fim, chegar em Ushuaia e daí voltar para Punta Arenas. O Google maps me diz que deve ser uma viajem de 2 mil Km. Sei que é uma região bastante desabitada e com longos trechos de estrada deserta. A minha grande dúvida é se é seguro em termos de assalto, sequestro ou roubos nesta região. Infelizmente, nós brasileiros temos muito medo disso já que no Brasil não está nada seguro em quase nenhum lugar. Qual é a opinião de vocês quanto a segurança? Com a prática de 2 viagens até Ushuaia o que vocês viveram nestas viagens em relação a segurança?
    Agradeço de montão se puderem me ajudar.

    • Olá, amigo Fabrício, tudo bem com você?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Realmente, nós entendemos perfeitamente a sua insegurança, pois sabemos que as coisas estão bem complicadas no Brasil.
      Bom, nas duas vezes em que estivemos em Ushuaia e Patagônia como um todo, nós achamos a região muito segura pra acampar, dirigir e curtir a natureza.
      Sem dúvida alguma, a Patagônia é a área mais segura da América do Sul, muito por conta de ser tão isolada e desabitada.
      Creio que, tomando as devidas precauções, especialmente evitando dirigir à noite, não terá problema algum, Fabrício!
      Ótima viagem, amigo e desfrute muito desta incrível região.
      Um grande abraço,
      Henrique e Sabrina.

      • Valeu pelas dicas. Fevereiro deve ser o mês escolhido para nossa viagem. No mais, parabéns mais uma vez pelo site.
        Fabrício.

  38. Olá Henrique e Sabrina. Que legal conhecer pessoas que sabem o verdadeiro sentido de ser um viajante. Além de escolherem lugares maravilhosos, e ainda ter a inciativa de compartilhar suas experiências. Parabéns!
    Gostaria de uma sincera opinião de vocês.
    Eu e um amigo estamos planejando uma viagem a Ushuaia, partindo de Buenos Aires com um carro alugado.
    O problema é que temos apenas 14 – 15 dias (9dez a 23dez/17) ida e volta. Acham viável, ou melhor tentar deixar para outra oportunidade com mais tempo.
    Obrigado.

    • Olá, amigo Nelson Chida, tudo bem?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro e conhecer um pouco mais sobre esta grande aventura que vocês estão planejando! 🙂
      Então, com 15 disponíveis acho completamente possível ir de Buenos Aires a Ushuaia e voltar pela Ruta 3.
      Nós já fizemos este trajeto de mais de 3 mil km em cinco dias, pois as estradas permitem fazer longos trechos diários.
      Pensando que vocês têm 15 dias disponíveis, podem planejar de 10 a 12 dias de estrada, com uns 3 a 5 dias livres, para curtirem os lugares que passarem, especialmente Ushuaia e a Península Valdés, que são destinos imperdíveis nesta rota.
      Acho que é possível realizarem esta grande aventura, Nelson.
      De qualquer forma, se preparem para possíveis imprevistos, pois vocês rodarão mais de 6.200 km.
      Boa viagem, amigo! 🙂
      Um grande abraço,
      Henrique e Sabrina.

      • Muito obrigado pela resposta. É gratificante quando conhecemos pessoas aventureiras e dispostas a compartilhar experiências. Abçs.

  39. Ola Henrique e Sabrina,
    já fiz algumas viagens pela America do Sul de carro e tudo que vocês falaram de fato vale muito apena e agora chegou para mim o grande momento de fechar este ponto que ainda não fiz, exatamente a rota que fizeram e sugeri.
    Minha pergunta: qual a melhor época do ano, estou pensando em Março ou Abril, meu prazo para esta viagem é de 25 a 30 dias, pode me orientar?

    • Olá, amigo Thompson Teixeira, tudo bem com você?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, nas duas vezes em que fomos a Ushuaia viajamos durante os meses de outubro a fevereiro.
      Creio que março seja uma boa opção, pois ainda não estará tão frio e conseguirá ver uma boa parte dos animais típicos da Patagônia, que migram durante os meses de inverno.
      Creio que o prazo de 25 a 30 dias está perfeito, pois terá um tempo suficiente para explorar bem a Patagônia e uma certa margem para imprevistos.
      Boa viagem, Thompson! 🙂
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

      • Obrigado pelo retorno, se precisar de mais dicas vou te perturbar, foi incrível o relato e o site de vc, abraços.

  40. Ola,
    Estamos planejando sair de Sao Paulo ate Atacama e depois Ushuaia, agora em outubro mesmo.
    Sera que encontraremos postos de gasolina, estradas boas, hoteis e restaurantes pelo caminho
    Teria alguma orientacao pra gente
    (desculpe o portugues, nao tenho os acentos).

    • Olá amigo, Paulo Oliveira, tudo bem?
      É um imenso prazer recebermos o seu contato no Terra Adentro! 🙂
      Que viagem fascinante que você está prestes a realizar!
      Então, creio que escolhendo as estradas mais importantes (normalmente aquelas demarcadas no Google Maps), sempre encontrará opções de postos de combustíveis, restaurantes e hotéis.
      De qualquer forma, o ideal é reservar as hospedagens com alguns dias de antecedência, pois pode acontecer de passar por cidades pequenas e não encontrar mais disponibilidade.
      Neste roteiro, cito abaixo algumas cidades que já pernoitamos: Posadas, Presidencia Roque Sáens Peña, Salta, San Salvador de Jujuy, San Pedro de Atacama, Copiapó, Santiago de Chile, Pucón, San Martin de los Andes, Bariloche, Esquel, Perito Moreno, El Chaltén, El Calafate, Puerto Natales e Parque Torres del Paine, Punta Arenas e Ushuaia.
      Qualquer dúvida que surgir, conte sempre com nosso apoio, Paulo! 🙂
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  41. Muito legal o post! Já a muitos anos planejo fazer essa viagem. O que pega mesmo é o tempo necessário. Vocês viram muitas pessoas fazendo esse trajeto com carros comuns? da para encarar tranquilo ou um carro mais off road é essencial?

    • Olá amigo, Fábio dos Santos, tudo bem?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, já nos encontramos com muitas pessoas que fizeram este roteiro em carros comuns, sem 4×4 e pequenos.
      Não se preocupe com a necessidade de carros off road, pois a imensa maioria das estradas estão em boas condições de tráfego!
      Ótima viagem, Fábio! 🙂
      Um grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  42. Fantástica descrição, já tem alguns anos que pretendo fazer essa viagem, quem sabe saia este ano.
    Como muitas pessoas aqui descreveram.
    Penso em criar um grupo no Whatsapp para que estiver indo, possa passar mais dicas e encontrar o pessoal no caminho.
    Meu número é 47-988252720 podem adicionar

    • Olá amigo, Alisson Vechi, tudo bem?
      É uma imensa alegria recebermos a sua mensagem no Terra Adentro. 🙂
      Temos certeza que você ficará encantado por Ushuaia e pela Patagônia, especialmente tendo o privilégio de viajar de carro.
      Fantástica a ideia de montar um grupo no WhatsApp!
      O que pudermos ajudar, conte sempre com nosso apoio! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  43. Boa tarde,

    Vcs frizaram bastante sobre o vento, mas não falaram sobre.dormir na barraca de teto sobre a viatura nesse vento. Foi possível sempre ou tiveram que dormir em outro local?

    Estamos planejando fazer essa viagem saindo de BH no final de 2018 com nossa filha que terá 1 ano e meio nessa epoca. Acha que tem algum problema levar uma crianca tão pequena?

    Abraços e parabéns

    • Olá amigo, Waldney, tudo bem?
      Foi um imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, o vento na Patagônia é realmente incrível, especialmente no extremo sul do continente.
      Conseguimos dormir na barraca em certos lugares, especialmente nas regiões cercadas por montanhas, porém tivemos bastante dificuldade para montá-la e aguentar o vento em outras partes da Patagônia.
      Nestas partes, preferimos dormir dentro do carro, que chacoalhava demais durante à noite.
      Enfim, penso que seja possível acampar de barraca na Patagônia na maioria das noites, contudo é bom sempre ter um plano B para os casos de ventos extremos!
      Creio que não terão problemas em viajar com a filha de vocês, pois a região é bem segura e possui algumas cidades com certa estrutura, caso precisem de algo.
      Ótima viagem, amigo Waldney!
      Forte abraço,
      Henrique e Sabrina.

  44. olá aventureiros.
    parabéns pela viagem.
    minha dúvida é. a fiscalização alfandegária e a atuação policial é tranquila ou fazem alguma exigência absurda do tipo que vai desestimular ou até impedir o prosseguimento da viagem?

    • Olá amigo, Roberto, tudo bem?
      É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro! 🙂
      Normalmente, a atuação policial se restringe à fiscalização dos passageiros, bem como do carro.
      Na maioria das vezes, os policias somente fazem perguntas triviais, pedem os documentos e verificam o carro e as bagagens. Contudo, há exceções e existem inúmeros relatos de corrupção e má atuação policial.
      Pela nossa experiência de viagens na América do Sul, penso que não deve deixar estas questões atrapalharem os seus planos, pois as recompensas serão muito maiores que os desafios que enfrentará! 🙂
      Ótimas viagens, Roberto!
      Um forte abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  45. Henrique, no Trecho Río Gallegos-Rio Grande, o mapa do Google sugere descer pelo centro, na Ruta 257 e logo depois retornar a RN 3 à caminho de San Sebastian. Mas há como alterar o trajeto arrastando-o para a RN 3, às margens da Bahía San Sebastian até chegar em San Sebastian. Qual caminho é o correto (indicado), melhor, seguro, neste trecho?

    • Olá amigo, Maicon Bruno, tudo bem com você?
      É um prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, já fiz estes dois caminhos que unem o estreito de Magalhães com Río Grande e considero a 257 em melhores condições, já estando praticamente 100% asfaltada.
      De qualquer forma, ambos os caminhos são fascinantes e cruzam regiões incríveis!
      Ótima viagem, Maicon! 🙂
      Grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  46. Oi Henrique e Sabrina, venho sempre acompanhando vocês e anotando varias dicas, estou programando uma viajam, de carro, Uruguai entrando por Chuí, Argentina por Buenos Aires via buquebus, e descendo pela rota 3 até Comandante Luis Piedrabuena e ir para El Calafate e subir a rota 40 entrando e saindo do Chile ate Bariloche, a questão é devo chegar até Ushuaia, tempo vou ter e muito, depois de Bariloche entrar no Chile por Pucon ir até Santiago e subir para Mendoza e voltar, gostaria muito de sua opinião, e algumas dicas se posso aumentar, passar em algum lugar, em relação ao tempo é que estou me aposentando e seria a minha viagem para comemorar, a viagem eu e minha esposa, carro uma Nissan cabine dupla 4×4 a diesel. Desculpe outra duvida quantos km por dia devo percorrer principalmente na rota 3 e 40 na argentina.
    Muito obrigado por acompanhar vocês e ter incentivo para poder fazer uma parte de suas viagem, que Deus lhes acompanhe sempre, iluminando os seus caminhos e lhes proporcionando varias aventuras, um grande beijo Júlio e Regiane.

    • Olá amigos, Júlio Cesar e Regiane, tudo bem com você?
      É um imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro e saber um pouco desta fantástica viagem que estão planejando! 🙂
      Então, penso que se vocês tiverem tempo, não deixem de incluir Ushuaia e, no retorno, o Parque Torres del Paine, no Chile. Estes dois destinos são fantásticos e merecem muito uma visita.
      Penso que uma quilometragem boa seja entre 400 a 500 km por dia de estrada, mas sendo possível rodar até mais, caso seja necessário.
      No mais, o roteiro de vocês está incrível, contemplando lugares fascinantes da América do Sul.
      Quaisquer dúvidas que surgirem, contem sempre conosco, Júlio & Regiane! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  47. Fantástica viagem e relato Henrique e Sabrina!
    Irei aproveitar muito do que vocês escreveram pois minha mulher e eu estamos indo de carro Jeep 4×4 diesel saindo de São Paulo para o Ushuaia iniciando dia 06 de outubro próximo. Em Fevereiro deste ano fizemos Atacama e Salar do Uyuni. Estou com dificuldades para escolher Seguro para o veículo. Não carta Verde que sei que precisamos mas sim, seguro contra roubo e acidentes. Vocês fizeram para o Land Rover, válido para Argentina e Chile? Recomendam alguma Cia? Grato.

    • Olá amigos Silvia & Mauricio Noronha, tudo bem com vocês?
      Que viagem fantástica que vocês estão prestes a seguir! 🙂
      Realmente, é bem difícil esta questão de seguro em outros países, pois a maioria das seguradoras não fazem ou somente fazem para o Mercosul.
      Em todas as nossas viagens fomos sem o seguro, apesar de saber que o recomendável é fazê-lo.
      Tenham uma excelente viagem, amigos!
      Um forte abraço,
      Henrique e Sabrina.

  48. Olá Henrique e Sabrina!
    Obrigada pelo relato de vocês! Eu e meu marido estamos planejando uma viagem para a patagônia em Dezembro de 2017. A ideia é ir de SP a El Calafate de avião, e de lá viajar pela patagônia (passando por El Chaltén, Torres del Paine, Puerto Natales…) até o Ushuaia. Nossas dúvidas: vale a pena alugar um carro em El Calafate para fazer esse roteiro em 2 semanas, mesmo entregando o carro em outra cidade?
    Depois desse roteiro, gostaríamos de ir até Buenos Aires – Colonia del Sacramento – Montevideu, antes de voltar a SP. Seria possível seguir essa viagem com o carro alugado? Ou melhor trocar a estratégia para ônibus ou mesmo avião?
    Obrigada e parabéns pelo blog!
    Abraços,
    Mariana.

    • Olá querida amiga, Mariana, tudo bem?
      É um imenso prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      E que viagem incrível vocês estão planejando para a Patagônia!
      Então, penso que é plenamente viável alugarem um carro em El Calafate e seguirem rumo ao extremo sul do Chile e da Argentina!
      A vantagem de estarem de carro é o fato de poderem parar a todo instante para contemplar as maravilhosas paisagens do extremo sul, pois as estradas em si são imperdíveis!
      De Ushuaia, penso que o caminho até Buenos Aires é bem longo, com muitos dias de estrada, o que favorece a ideia de pegarem um avião e terem mais tempo para conhecerem o Uruguai, que também é um país incrível! 🙂
      Esperamos ter ajudado um pouquinho em seu planejamento, Mariana!
      Quaisquer dúvidas que surgirem, não deixe de nos escrever!
      Grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  49. Olá, gostei do relato de vcs, então eu e minha esposa estamos querendo ir ate Ushuaia, em dezembro de 2017, mas ai vem a loucura ir com um carro normal tipo 1.0, vc diz que é tranquilo, ja fui ate Buenos Aires em dezembro passado , não tive problema com o carro, meu maior medo seria atoleiros em areia fofa, agredeço desde ja

    • Olá amigo, Roberto, tudo bem?
      É um imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, com relação a este temor pode ficar tranquilo, pois os poucos trechos em rípio são bem compactados, o que elimina quaisquer possibilidades de atolamento!
      Temos certeza que vocês farão uma viagem inesquecível para o sul da América!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  50. Pretendo ir de moto BigTrail em Mar.19 desde SP ate Ushuaia em 7 dias… as distancias entre as cidades sao grandes algo entre 700 e 800km… os trechos entre Viedma/Comodoro Rivadavia, Comodoro/Rio Gallegos e Rio Gallegos/Ushuaia permitem rodar em um dia? O vento atrapalha muito?

    • Olá amigo Alex, tudo bem?
      É um imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      Então, realmente são longas distâncias até Ushuaia, que desgastam bastante após horas e horas de direção!
      O vento começa a atrapalhar bastante depois de Puerto Madryn e fica muito forte no extremo sul, perto da cidade de Río Gallegos, quando a atenção deve ser redobrada.
      Creio que não é impossível fazer estes longos trajetos em um dia somente, mas com certeza terá uma viagem bem desgastante! Se conseguir diluir um pouco mais esta quilometragem, penso que conseguirá fazer uma viagem mais agradável e com mais margem de imprevistos! 🙂
      Qualquer dúvida é só nos escrever, Alex!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  51. Olá!
    Este é um dos únicos relatos atuais que achei aqui pela internet! E muito bom por sinal. Estou planejando uma viagem com 2 amigas de Santiago até Ushuaia de carro (alugado). Nessa rota ainda preciso planejar as cidades de parada como Bariloche e etc.
    Vocês recomendam a ida no mês de janeiro? Gostaria de pegar um tempo bom sem muitas chuvas.
    Acham tranquilo irmos em 3 mulheres?
    Como é a direção durante a noite, muito perigoso?
    E em relação a custos, você teria uma estimativa do quanto seria gasto?

    Ufa, quantas perguntas! Hahahaha. Espero que você possa responder algumas para que a gente execute de fato essa viagem, estamos animadas!

    E parabéns pelo blog!

    Abs,

    Bianca.

    • Olá Bianca, tudo bem?
      É um imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
      E que viagem sensacional que vocês estão planejando. A Patagônia é incrível e temos certeza que vocês ficarão apaixonadas por lá!
      Então, vamos às suas dúvidas:
      1) Janeiro é um ótimo mês para explorar a patagônia. O tempo costuma ser muito agradável, mesmo com chuva constante em alguns lugares, além da intensa vida animal, como os pinguins, lobos e elefantes-marinhos. Acho que dezembro e janeiro são os melhores meses para conhecer a Patagônia!
      2) Acho que, com os devidos cuidados, vocês farão uma viagem bem tranquila, pois o extremo da América é muito seguro. Se puderem, evitem dirigir durante à noite, pois algumas regiões da patagônia são completamente isoladas.
      3) Com relação aos custos, penso que vocês devem planejar algo como R$250,00 a R$350,00 por pessoa por dia, fazendo uma viagem com certo conforto, optando por hotéis e alimentação em restaurantes.
      Qualquer dúvida que surgir, não deixe de nos escrever, Bianca! Será um prazer poder ajudar no planejamento desta viagem fantástica! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  52. Boa noite Henrique e Sabrina, pretendo ir até o Ushuaia em dezembro de 2017, muito legal ler o artigo de vcs aqui! Queria saber se consigo realizar essa viagem (São Paulo-ushuaia) com uma camionete 4×2?
    Obrigado!

    • Olá amigo André Botton, tudo bem?
      É um imenso prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro!
      Pode ir tranqüilo, André! Praticamente todo o trecho de SP até Ushuaia é asfaltado e os poucos trechos não asfaltados estão em boas condições!
      Aproveite demais desta viagem espetacular para o fim do mundo! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  53. Olá casal!!! Estou encantado com a disponibilidade e a troca de informações que vcs dispõe, parabéns!
    Estou planejando fazer uma trip saindo de Guarapari-ES x Ushuaia x Atacama x Guarapari-ES para comemorar 20 anos de casamento (pretendemos “casar” de novo 20 vezes em 20 lugares diferentes durante a trip). Vi que vcs dão uma média de 350 a 450 reais por dia para o casal, isso seria já com os passeios? Se acamparmos e fizermos a própria comida esse valor baixa?
    Parabéns pelo blog e pelas dicas vcs são fantásticos!!!!

    • Olá Felipe, tudo bem?
      É uma imensa alegria recebermos a sua mensagem no Terra Adentro!
      E que viagem sensacional que vocês estão planejando, ainda de quebra comemorando 20 anos de casamento! Parabéns por este grande projeto, amigos! 🙂
      Estaremos na torcida por vocês, para que dê tudo certo!
      Então, sobre os valores, acredito que seja possível gastar esta média, contando somente os passeios mais baratos, como entradas em parques nacionais, museus e etc.
      Creio que se adicionar passeios mais caros, como ver baleias na Península Valdés ou navegar pelo Canal de beagle, em Ushuaia, este valor tenderá a aumentar bem.
      Conseguindo acampar alguns dias, com certeza vocês conseguirão reduzir bem os gastos, além de surgir a oportunidade de cozinharem as próprias refeições. Estas pequenas ações fazem uma grande diferença em nosso orçamento final.
      A Patagônia é uma região fantástica para acampar, o que torna a viagem ainda mais intensa, Felipe!
      O que precisarem, saibam que sempre poderão contar com nosso apoio! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  54. Oi Henrique e Sabrina,
    que demais ler todas essas dicas…eu e meu marido estamos planejando uma viagem com inicio dia 1 de novembro 2017, vamos com uma Van e carretinha levando 4 motos para uns amigos que vão viajar pela Patagônia.Sairemos de Campo Grande MS e entregaremos as motos em Rio Galegos.Teremos uma semana pra chegar lá, e apesar de em 2010 já termos feito uma aventura tbem de Van até Pucon no Chile, estou preocupada porque desta vez a ida é trabalho e temos responsabilidade em cumprir o prazo de entrega das motos.A Ruta 3 tem boas condições de trafico?Me ajuda com algumas sugestões???

    • Olá Renata Arguello, tudo bem?
      É um imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro!
      Então, sobre a sua dúvida, creio que seja possível fazer todo este trajeto em sete dias, apesar da longa distância! Creio que terão que rodar grandes quilometragens por dia para concluir este objetivo.
      A Ruta 3 tem boas condições de tráfego, com retas infinitas e um asfalto bem conservado. A estrada é pista simples, têm muitos caminhões, mas é possível fazer grandes distâncias através dela.
      Já chegamos a andar mais de 900 km em um único dia, e ainda era possível andar mais, caso precisássemos.
      Ótima viagem, Renata! O que pudermos ajudar, conte sempre conosco! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  55. Olá, Henrique e Sabrina! Que felicidade encontrar esse post de vcs, com certeza o mais rico em informações que já li, obrigado por compartilhar suas aventuras! Minha dúvida e bem simples, pois já li todas as suas dicas e vou continuar acompanhando. Dá pra fazer com um Astra da GM. No Brasil já fiz 3 viagens com mais de 6000km,é possivel? Obrigado pela atenção.

    • Olá amigo Rogério, tudo bem?
      Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem e saber que o nosso post está ajudando no planejamento de sua viagem! 🙂
      Então, sobre a sua dúvida, acredito que conseguirá fazer toda a viagem no Astra, sem problema algum.
      Tanto a Ruta 3 quanto a 40 estão em bom estado de conservação e os poucos quilômetros não asfaltados são de rípio, que é uma espécie de cascalho. Indo com cuidado nestes trechos, penso que farão uma viagem inesquecível!
      Qualquer outra dúvida é só nos escrever, Rogério.
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

      • Obrigado Henrique e Sabrina pelo retorno, bom ter pessoas que tem disposição em ajudar outros viajantes com as experiências por vcs vividas, um abraço!

  56. Olá Henrique e Sabrina!

    Além da Ruta 03 qual outra rota de ida vocês recomendariam até Ushuaia?

    Pretendo ir de carro, cruzando a fronteira em Uruguaiana RS e estou analisando outras rotas de ida que sejam belas tanto quanto a que vocês fizeram, se isso for possível. Penso em voltar pela Ruta 40 até Bariloche e depois retornar ao RS.

    Se tiverem alguma recomendação será muito bem vinda!

    Abraços

    Renan Haas

    • Olá Renan Haas, tudo bem?
      É um imenso prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro!
      E que viagem fantástica você está planejando, amigo!
      Então, sobre os possíveis caminhos, partindo do pressuposto que você retornará pela Ruta 40, a melhor opção para descer até Ushuaia é direto pela Ruta 3. Na Argentina não existem muitas estradas e poucas são asfaltadas, sendo a maioria das estradas vicinais ainda em rípio.
      Assim, uma boa opção é descer pela Ruta 3 e subir pela Ruta 40, aliando com a possibilidade de desviar para a Carretera Austral, a estrada mais bonita que cruzamos na América do Sul.
      Temos vários posts falando sobre a Carretera Austral, mas uma sugestão é entrar por Perito Moreno/Chile Chico e voltar para a Ruta 40 em Futaleufú/Esquel.
      O que pudermos ajudar, conte sempre conosco, Renan! 🙂
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  57. Olá, parabéns pela viagem, pelo site e pelas dicas. Após ler este relato de vocês, confesso que me empolguei e certamente irei fazer esta viagem, como sou meio cautelozo, às vezes até demais, surgiram algumas dúvidas: Segurança, vcs mencionam campings, eu tambem acho uma boa ideia, existem em todas as citades citadas por vocês, onde eu poderia ter mais detalhes sobre estes campings; local para sacar dinheiro, vcs citaram que acham mais cauteloso ir sacando a medida que vai precisando, existem bastantes opções pelo caminho; e pagar com cartões, exemplo combustível, os postos aceitam cartões de débito / crédito numa boa; sobre o frio e vento já na patagônia, dormir em campings é meio complicado por conta do frio e do vento pelas baracas, ou é tranquilo? Agradeço pelas respostas, pq como citei antes, sou meio preocupado.

    • Olá amigo Carlos Ribeiro, tudo bem?
      É um imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro!
      Vamos às suas dúvidas:
      1) Então, com relação aos campings, uma ótima opção é você baixar o aplicativo de celular Ioverlander, que consta os diversos campings que há pelo caminho;
      2) Você pode levar uma quantia em dinheiro, mas também poderá sacar pelo caminho, principalmente nas cidades de Puerto Madryn, Comodoro Rivadavia, Río Gallegos e Río Grande, que possuem uma boa estrutura.
      3) Muitos postos aceitam os cartões de crédito/débito, mas é sempre bom ter algum dinheiro no bolso, pois já aconteceu de nossos cartões falharem na hora de pagarmos pelo combustível.
      4) Em algumas regiões da patagônia o vento é anormal, o que pode atrapalhar um pouco a noite de sono, mas nada que seja impossível, principalmente se você viajar no verão, quando as temperaturas estarão mais amenas durante à noite.
      Quaisquer outras dúvidas que surgirem, não deixe de nos escrever, Carlos Ribeiro!
      Será um prazer contribuir com esta fantástica viagem que você está planejando.
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  58. Simplesmente incrível!
    Eu e minha namorada sonhamos em fazer essa expedição. Pretendemos sair da Serra Gaúcha em fevereiro de 2018, será que conseguimos aproveitar tudo tendo no máximo 24 dias para descer pela ruta 3 e subir pela 40? Conseguimos com uns 5 mil reais cada um?
    Muito obrigado e muita sorte nas suas próximas aventuras!
    Abraço

    • Olá amigo Mateus Giotto, tudo bem?
      Que aventura fantástica que vocês estão programando! Temos certeza que vocês se apaixonarão pela Patagônia! =)
      Então, acredito que é possível, sim, fazer todo este trajeto em 24 dias, contudo não terá muita margem para esticar a permanência em determinados destinos, caso esteja gostando.
      Acredito que o orçamento de vocês é suficiente, principalmente se pensam em hospedar-se em hotéis e pousadas mais econômicos, pois as hospedagens são muito caras na Patagônia.
      Uma boa opção é acampar por lá, pois os campings na Argentina e no Chile são muito bons. Assim, podem também cozinhar a própria comida em alguns dias, pois isto os ajudará muito a economizar preciosos reais.
      Quaisquer dúvidas, pode sempre contar conosco, Mateus! =)
      Grande abraço dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  59. Boa Noite, primeiramente parabéns a todos aventureiros.
    Bom, minha duvida.
    Com a experiencia de vocês, tem como me informar se é possível viajar nestas rotas ate Ushuaia nos meses entre junho e Julho com um veiculo que não seja 4 x 4?
    agradeço antecipadamente.
    obrigado.

    • Olá amigo Ronaldo Torquato, tudo bem?
      Então, acredito que não terá problemas na maioria das estradas que for cruzar até Ushuaia.
      Nunca viajamos pra esta região no inverno, então não conhecemos bem como ficam as condições das estradas por lá.
      Sei que ocorrem nevascas com grande freqüência, o que pode até levar ao fechamento de certas estradas por um determinado tempo.
      Se forem nesta época, comprem na Argentina as correntes para neve e as cadenas líquidas, que evitam que o carro derrape em pista molhada.
      Levem alguns suprimentos e água, pois nunca sabemos ao certo as condições das estradas!
      Qualquer dúvida é só nos escrever, amigo Ronaldo!
      Grande abraço,
      Henrique e Sabrina.

  60. OBRIGADO POR DIVIDIR CONOSCO ESSA EXPERIENCIA MARAVILHOSA !
    MOMENTOS MÁGICOS & ÚNICOS …
    EM BREVE QUERO FAZER ESSA VIAGEM MARAVILHOSA COM MINHA ESPOSA, VAMOS SAIR DE BRASÍLIA RUMO AO FIM DO MUNDO…
    GOSTARIA DE SABER MEU BOM AMIGO, QUANTO MAIS OU MENOS VAMOS GASTAR ISA É VOLTA ?
    FORTE ABRAÇO E MUITO OBRIGADO !

      • Olá amigo Nardelli Gifoni, tudo bem?
        É um imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro!
        E que viagem sensacional vocês estão planejando, pois todos os caminhos do sul da América são incríveis! =)
        Então, não sei bem qual a ideia de vocês (se acamparão, dormirão em hotéis, farão a própria comida ou comerão em restaurantes), mas acredito que devem considerar um orçamento entre R$400,00 a R$450,00 por dia, levando em conta todas as despesas da viagem!
        É possível fazer com um pouco menos e com um pouco mais, dependendo da forma que vocês planejam viajar (com mais ou menos conforto).
        Qualquer dúvida, pode contar sempre com nosso apoio, Nardelli!
        Grande abraço dos amigos,
        Henrique e Sabrina.

  61. Parabéns Henrique e Sabrina pela aventura e pelo site!!!
    Viajamos outra vez com vocês! Eu e a minha mulher Carmen, fizemos a nossa expedição para Ushuaia em 2014, partindo de Fortaleza-CE, percorrendo a Ruta 3 e a Ruta 40. Estamos nos programando para concluir mais uma etapa do nosso Projeto Extremos da América do Sul que consiste em percorrer toda América do Sul de Carro, em várias etapas, sempre partindo de Fortaleza-CE, onde moramos. Os nossos próximos destinos são Equador e Colômbia, ainda sem data definida. Já andamos pelo Peru, Uruguai,Argentina, Chile e Bolívia. Dá uma olhadinha no nosso site: http://www.mcexpedition.simplesite.com.br
    Grande Abraço

    • Olá Mário e Carmem, tudo bem?
      Ficamos muito felizes em receber a mensagem de vocês no Terra Adentro!
      Esta viagem para Ushuaia, pela Ruta 3 e Ruta 40 é incrível e inesquecível, não é mesmo?!
      Esperamos que vocês possam realizar muitas e muitas aventuras nos próximos anos!
      E o que precisarem, saibam que sempre poderão contar com o apoio, colaboração e incentivo dos amigos que lhes escrevem!
      Grande abraço,
      Henrique e Sabrina.

  62. Boa tarde meu amigo, estou indo agora dia 18 de Março para El Calafate (4 dias) e Ela Chaltén_AG, de avião Buenos Aires e depois El Calafate, estamos indo no final do verão, sei que as condições são adversas, espero pegar tempo bom para aproveitar e fazer bos fotos na natureza e dos pássaros.
    Se tiver algumas dicas agradeço, sobre: levar um pouco de pesos, restaurante para comer bem sem gastar muito, passeios, o de Perito Moreno já esta reservado, sobre trilha meu filho que fazer algumas trilhas, ano que vem quero ir Torres del Paine, um abraço.

    • Olá Adilson, tudo bem?
      É um imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro!
      E que bela viagem vocês embarcarão em breve! A regiao de El Calafate e El Chaltén é incrível!
      Então, uma boa ideia é levar dólar ao invés de Real, pois, normalmente, conseguimos cotações mais vantajosas com a moeda americana.
      Em El Calafate, uma trilha muito legal é a Big Ice, na qual caminhamos por várias horas sobre os glaciares da região.
      Já em El Chaltén, as trilhas que vão em direção ao Fitz Roy são imperdíveis, cada uma mais linda que a outra!
      Espero que curtam demais esta região incrível, Adilson!
      Boa viagem!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  63. Henrique e Sabrina, que baita site esse de vocês.
    Ano passado eu e minha esposa fizemos de Porto Alegre à Santiago do Chile, de Palio 1.0. Grande aventura.
    Quando chegamos em casa começamos a planejar a próxima: rumo ao Ushuaia.
    Já estamos com a planilha pronta, com várias informações das cidades, passeios, etc. Desceremos pela Ruta 3 e subiremos pela 40, assim como vocês.
    Enfim, agora chego às perguntas:
    *Li que vocês acamparam em alguns lugares. Podem nos indicar estes lugares? As paradas serão nas mesmas cidades que vocês 2 pararam.
    *Qual o maior trecho (aproximadamente) sem posto de combustível?
    *Quantos dias levaram de Buenos Aires até Ushuaia mais a volta? Entraremos por Uruguaiana/Paso de Los Libres, como fizemos da outra vez.

    Obrigado e que tenham muitas outras aventuras!
    Abraço!

    • Olá Fábio, tudo bem?
      É um imenso prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro!
      Ficamos muito felizes em saber que estão programando uma viagem fantástica e que, sem dúvida alguma, será inesquecível para vocês!
      Bom, então vamos às suas dúvidas: Sobre acampamentos, a única região que ficamos em camping ao longo da Ruta 3 foi na Península Valdés. Por lá, também existe uma praia (se chama Praia Pardela) onde é permitido acampar sem pagar um tostão. O único problema é que não tem banheiros.
      No restante da ruta 3, dormimos sempre em postos de combustíveis (YPF) ou pelas estradas mesmo.
      Se quiser, poderá acampar também dentro do Parque Monte León, que tem um camping privado.
      Já na Ruta 40 tem muitos campings, como em El Calafate, El Chaltén, Esquel, El Bolsón, Bariloche, Cafayate e entre outros.
      Bom, creio que o maior trecho sem postos de combustíveis na Ruta 3 e Ruta 40 seja algo como 350 a 400km. Se encher o tanque sempre que ver um posto, creio que não terá problema algum.
      Sobre o tempo de viagem, creio que algo como 20 a 25 dias seja o suficiente para fazer todo o trajeto, de ida e volta. Penso uns 7 dias para chegar em Ushuaia e o restante em Ushuaia e no trajeto de volta.
      Bom, Fábio, quaisquer outras dúvidas que surgirem, pode sempre contar com nosso apoio.
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

    • Pessoal,
      Parece que tem muita gente querendo ir no próximo Verão, saindo ou passando por Porto Alegre.
      Que tal formarmos um grupo? Tudo fica mais fácil e divertido.
      Quem tiver interesse, manda mail pra mim: [email protected]
      Sabrina e Henrique, obrigado pelo relato!
      Abraços.

  64. Henrique e Sabrina!!!!

    Que prazer falar-vos e gostaria de parabenizar-lhes por esta viagem maravilhosa. Estou viajando com vocês na leitura.
    Vocês são pessoas sensacionais pela atenção e forma de responder as pessoas neste blog. Deus vos abençoem!
    Pretendo realizar um trajeto semelhante a este, saindo de São Paulo a Ushuia e também conhecer algum lugar legal. Por favor me ajude em algumas dúvidas.
    Tenho uns 23 dias total. Qual local não posso deixar de conhecer na patagônia. Tem locais que é obrigado ter comprar e ter guias? No trajeto consigo local para dormir tranquilamente? Que roteiro utilizar? Vou com minha esposa, filhos de 17 e 12. Pretendo fazer uma viagem econômica, porém nem tanto, a ponto de sacrificar para economizar, econômica porém agradável.
    Dicas fique sempre a vontade.
    Meu email. [email protected]
    Perdoe-me por algo,

    Um forte abraço Henrique e Sabrina

    Alex

    • Olá Alex da Silva, tudo bem?
      É um imenso prazer receber o seu contato no Terra Adentro! Ficamos muito felizes em saber que temos a sua companhia em nossa longa viagem pelo mundo! Esperamos ajudá-los da melhor forma possível! Conte sempre com nosso apoio!
      Então, o tempo de viagem que você tem é suficiente, porém terá que selecionar bem os lugares que passará, pra que a viagem não fique muito pesada pra vocês.
      Bom, em nossa opinião, pela ordem sequencial, os lugares que não deixaríamos de visitar de forma alguma são: Península Valdés, já na Patagônia Argentina, Ushuaia, que é o destino de vocês, Parque Torres del Paine, no Chile (um dos lugares mais lindos da América do Sul, sem dúvida) e El Calafate e El Chaltén, ambas na Argentina.
      Desta forma, vocês descerão pela Ruta 3 Argentina e subirão pela Ruta 40, ambas estradas espetaculares.
      Nestes destinos, não precisará de guias em nenhum dos pontos que for visitar. Basta se informar com os responsáveis e seguir tranquilamente.
      Acredito que é possível encontrarem lugares para pernoitarem pelo caminho, apesar de, desta forma, possivelmente pagarem um pouco mais caro. Já fizemos assim e funcionou!
      Bom, mas se tiverem um planejamento das datas, acho interessante programarem as hospedagens em Ushuaia e em Puerto Natales, caso decidam não dormir no Parque Torres del Paine.
      Quaisquer outras dúvidas que surgirem, conte sempre com nosso apoio, Alex.
      Será um prazer ajudá-los no planejamento desta incrível expedição!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

      • Olá Henrique e Sabrina!!!
        Que prazer falar-vos novamente…estamos acompanhando…
        Uma dúvida, tem algum perigo relacionado a assalto ou outro perigo relacionados a viagem. Pra mim que sairei de SP, qual o lugar melhor para realizar a travessia do Brasil? Levo dinheiro daqui? ou devo trocar? onde? quanto? Não pretendo preparar comida no caminho, mas vc acha que haverá está necessidade? Será inevitável?
        Perdoe-me orçamento algo.
        Um forte abraço e sucesso na viagem…estamos torcendo por aqui.

        • Olá amigo Alex, tudo bem?
          É um imenso prazer ajudarmos em seu planejamento! =)
          Então, uma fronteira que já cruzamos duas vezes e, em ambas as vezes fomos muito bem recebidos, foi a fronteira de Chuí-Chuy.
          Creio que deva levar somente um dinheiro de segurança, pois o ideal é ir sacando em caixas eletrônicos pelo caminho.
          Você pode trocar um pouco de real por pesos argentinos na Rua Florida, em Buenos Aires, pois lá encontrará as melhores cotações em toda a Argentina.
          Acho que você deve sempre andar com algumas provisões de segurança, como alguns snacks e água. A Ruta 3 e a Ruta 40 são bem fracas de “paradinhas” de estrada. Às vezes, andamos muitos quilômetros e só encontramos lojas de conveniência. Assim, uma opção é deixar para comer as refeições principais quando chegar nas cidades, pois dificilmente encontrará nas estradas.
          Qualquer dúvida que tiver, não deixe de nos escrever, Alex.
          Grande abraço dos amigos,
          Henrique e Sabrina.

  65. Parabéns, Henrique e Sabrina! Gosto desse tipo de aventura. Já estive em Machu Picchu E em algumas cidades da Argentina e Uruguai. Essa aventura até Ushuaia, deve ser de tirar o fôlego. Vou me preparar para fazer isso ainda nesse ano. Minhas dúvidas. O valor mínimo que devo dispor é de R$350,00 por dia por pessoa ou você está cotando para o casal? Com relação segurança pessoal, devo ter preocupação especial?

    Abraço

    • Olá Sílvio, tudo bem?
      Ficamos muito felizes em receber o seu contato e saber que está decidido em embarcar para uma incrível aventura até o fim do mundo! Temos certeza que viverá momentos incríveis nesta viagem de carro até Ushuaia.
      Então, acredito que algo como R$350,00 a R$450,00 por dia, pra um casal, seja o suficiente pra realizar esta viagem. Contudo, dependendo da época, pode ser que estes valores subam um pouco por conta da alta temporada. Mas, controlando bem as despesas, é possível se encaixar perfeitamente nesta faixa.
      Com relação à segurança, achamos a Patagônia muito segura, com algumas exceções. Nas cidades de Comodoro Rivadavia e Río Gallegos, por exemplo, nos sentimos mais expostos e, desta forma, achamos que o ideal é procurar um hotel ou camping nestes destinos. No geral, a região é segura, mas é sempre bom viajar com uma boa dose de cautela!
      Qualquer outra dúvida que surgir, não deixe de nos escrever, Sílvio.
      Te desejamos uma ótima jornada para o fim do mundo!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  66. Antes de ler o post eu não tinha muita certeza sobre a viagem. Agora as dúvidas se foram. Algumas questões práticas, dá pra fazer num carro sem tração? Qual a melhor saída partindo de Porto Alegre, qual a melhor época e quantos dias serão necessários para fazer o roteiro cpm tranquilidade? Grato.

    • Olá Álvaro, tudo bem?
      Ficamos muito felizes em receber o seu comentário no Terra Adentro!
      Então, sobre as dúvidas que surgiram, não é necessário, neste caminho, contar com um carro 4×4. As estradas, mesmo quando não asfaltadas, estão em ótimo estado de conservação!
      Bom, sobre a época, as duas vezes que viajamos fomos no verão. Penso que o verão é uma excelente temporada, pois pegará muito menos frio e conseguirá ver todos os animais que habitam a Patagônia, especialmente na Península Valdés.
      Para fazer uma viagem tranquila, retornando pela Ruta 40, penso que o ideal é algo como 30 dias, pois, com este tempo, conseguirá curtir bem os principais destinos do sul de nosso continente!
      Qualquer outra dúvida é só nos escrever, Álvaro! Será um prazer ajudá-lo a realizar este grande sonho!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  67. Olá. … ótimo relato…!!! Já planejei algumas vezes descer pra terra do fim do mundo de carro… depois desisti… pensei em ir de avião ou navio. .. mas não me dava por satisfeito. … Vc me convenceu. … melhor opção. .. ir de carro e desfrutando das belas terras argentinas. … gostaria de tirar algumas dúvidas contigo…. qual a época que foram e qtos dias de viagem? É necessário um 4×4? A Rita 40 até Bariloche é ripio e em qto dias é possível chegar, aproveitando as maravilhas desta a região? … abraços e continuem na estrada sempre…. não tem liberdade maior…!!!!

    • Olá Celso di Mônaco, tudo bem? É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro! Ficamos muito felizes em saber que ficou convencido da viagem depois de ler o nosso relato! =) Temos certeza que você fará uma das viagens mais fantásticas de sua vida!
      Então, sobre a época, as duas vezes que fomos viajamos no verão! Penso que é a melhor época por dois motivos: o frio será bem menos intenso e poderá ver todos os animais da Patagônia pelo caminho, especialmente na Península Valdés!
      Sobre a Ruta 40 até Bariloche, somente um trecho de uns 80km que está em rípio, o restante está totalmente asfaltado.
      Bom, acredito que algo como 30 dias é o ideal para fazer uma viagem tranquila e curtir com tempo os lugares incríveis pelo caminho!
      Bom, Celso, conte sempre com nosso apoio! Esperamos muito que realize esta grande e fantástica expedição!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

  68. Ola galera, adorei o relato da viagem de vocês e digo que ela me inspirou bastante… mas tenho algumas dúvidas. O meu carro não é um 4×4, nem um motohome. Tenho um uno mille fire. O carro é 1.0 bem simples. Mas nunca me decepcionou e nao quebra. Alem de ser muito econômico e aguentar uma estradas bem tranqueiras. Vocês acham que seria possível fazer essa trip nessa condiçoões? Outra duvida, onde vocês paravam pra dormir? Quanto foi gasto ao longo da viagem? Tenho muitas duvidas, se puderem responde ficaria feliz. Beijo grande e pé na estrada

    • Olá Mariana, tudo bem?
      É um imenso prazer receber o seu contato no Terra Adentro! Ficamos muito felizes em saber que o nosso relato está te motivando a botar o pé na estrada! Temos certeza que não se arrependerá, pois o caminho até Ushuaia é lindo demais!
      Então, sobre o seu carro, não vejo problema algum em viajar com ele. Já encontramos aventureiros com carros inimagináveis viajando até Ushuaia! O mais importante é viajar com um carro que você confie nele, pois não precisará usar 4×4 neste caminho! O resto é só curtir o passeio e as lindas paisagens do sul!
      Sobre os pernoites, pelo caminho poderá dormir em hotéis nas cidades ou em campings. Nós, normalmente, viajamos dormindo em campings ou postos de gasolina, pois temos a nossa cama dentro do carro.
      Então, acredito que se fizer uma viagem de 30 dias até Ushuaia, ida e volta, deverá gastar algo como R$350,00 a R$450,00 por dia! Uma forma de economizar é dormir em campings e fazer a sua própria comida, pois estes são itens bem caros na Argentina!
      No mais, Mariana, te desejamos uma excelente viagem e conte sempre com nosso apoio para realizar este grande sonho!
      Abracos dos amigos, Henrique e Sabrina.

  69. Acho que até agora foi a melhor descrição que já li na internet! Ainda foi muito bem complementado pelo comentário da Cleci! Eu e meu marido estávamos programando essa viagem para março desse ano mas tivemos que adiar para o ano que vem! Mas me senti inspirada por esse post! E não vamos desanimar!!! Tinha muito receio. As pessoas criticam…muito negativismo envolvido haha!!!! Mas agora estou muito ansiosa!!!!!
    Boa viagem pra vocês nessa jornada!!!!!

    • Olá Larissa, tudo bem?
      Ficamos muito felizes em receber o seu comentário e saber que estão mais animados do que nunca a partirem nesta incrível expedição de carro para Ushuaia.
      Temos certeza que vocês ficarão encantados com esta viagem. Como costumamos dizer, esta é daquelas viagens que, muitas vezes, o caminho é mais lindo e interessante que o destino!
      Aproveitem muito, não desistam nunca deste grande sonho e contem sempre com nosso apoio e incentivo! =)
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

      • Voltando para contar que não desistimos! E já estamos com nosso plano de viagem para fevereiro quase fechado. Estamos só cuidando de alguns detalhes!!!! Voltei para reler as dicas e senti aquele friozinho na barriga de novo! Faltam só 1 mês pra partir! Pra gente curtir mais a viagem resolvemos ir de avião até Buenos Aires e de lá partir de carro! Assim conseguimos curtir Ushuaia e ir até Torres del Paine, El Calafate e El Chalten! Com direito a Big Ice e Fiz Roy! Sério parabéns de novo pelo relato! É o melhor que já encontrei!
        Bjs

        • Nossa, ficamos muito felizes que a viagem de vocês está se aproximando, querida amiga Larissa! 🙂
          Temos certeza que vocês fizeram uma ótima escolha e estão prestes a cruzar alguns dos lugares mais lindos do mundo, definitivamente.
          Aproveitem demais todos os cantinhos desta região maravilhosa, a Patagônia! 🙂
          Boa viagem, Larissa!
          Um grande abraço dos amigos,
          Henrique e Sabrina.

  70. Oi … primeiro parabéns pela empreitada e estilo de viagem adotado!
    Moramos na Serra Gaúcha, em Morro Reuter, Silvano (meu marido) e eu, Cleci Maria Avanzi…
    Já conhecíamos a Patagônia quando em jan/2004 morávamos na fronteira BR-Uruguai na cidade de Jaguarão e fomos de carro. Naqueles idos dias os trechos de rípio eram implacáveis e longos, fomos de zigue-zague entre ruta 40 e ruta 3 até Ushuaia.
    Agora dia 12/11/2016 saímos com destino novamente à Patagônia Maravilhosa! Meu marido e um amigo que mira em BSB foram de moto e eu sozinha de carro! Saímos do BR novamente por Jaguarão (RS)
    Descemos pelo ruta 40 desde Bariloche e voltamos de Ushuaia pelo ruta 3. Gostaria de reforçar o que vocês já disseram: esse roteiro é estonteante! É o tipo de viagem que você pensa e confirma: o importante é o Caminho! Chegar em Ushuaia é só consequência! Aquele espaço vazio, aquela amplidão te faz agradecer a cada momento pela beleza! A um desavisado pode parecer: puxa! Não é muito do mesmo! Não! Vá e não se arrependerá!
    Sempre me perguntam…qual o lugar que mais gostou?! Nunca respondo taxativamente, mas agora acho que já posso dizer … o Caminho de Santiago e essa segunda viagem para a Patagônia! Éramos três mas fazíamos três viagens solo! Cada qual com seus pensamentos, suas admirações! No fim do dia na hora do relax as emoções e sensações eram por muitas vezes semelhantes! Sempre profundas , de quase êxtase!
    Puxa! Falei muito! Tudotudotudo de bom para vocês e quem sabe a gente se encontra por aí nesse mundão enorme de Deus! Temos um motorhome na Europa e passamos uma temporada por ano rodando por lá. Nossa próxima ida é fevereiro ou março, vou acompanhando vocês e quem sabe …
    Abraços
    Cleci
    [email protected]

    • Olá Cleci e Silvano, tudo bem?
      É um imenso prazer recebermos este lindo relato de vocês no Terra Adentro!
      Nossa, que bela e profunda descrição da viagem escreveu para nós! Penso que você conseguiu traduzir ao pé da letra tudo o que sentimos na imensidão solitária da Patagônia! Não me recordo de um outro lugar que eu tenha refletido tanto na vida como lá!
      Nossa, será incrível se algum dia nos encontrarmos em alguma estrada deste mundão! Estaremos na Europa em janeiro ou fevereiro de 2018. Esperamos encontrá-los por lá, ou quem sabe até antes!
      Fiquem com DEUS e desfrutem muito destas grandes experiências!
      Obrigado pela mensagem e pelo carinho em nos acompanhar!
      Abraços dos amigos,
      Henrique e Sabrina.

    • Quantos dias aproximadamente do Brasil até ushuaia? Estamos pensando em descer de São Paulo até lá em março. Agradeço e se tiverem mais algumas dicas agradecemos! Abraços

      • Olá André Santos, tudo bem?
        É um imenso prazer receber o seu contato no Terra Adentro!
        Esperamos ajudá-lo no planejamento desta incrível viagem até o fim do mundo.
        Então, analisando o roteiro e a distância, penso que o ideal, para curtir diversos destinos incríveis na ida e na volta, é algo como 25 a 30 dias. Se não dispuser de todo este tempo, é possível fazer uma viagem mais rápida, em algo como 18 a 20 dias. A desvantagem do tempo menor é que perderá inúmeros destinos belíssimos pelo caminho.
        Se tiver com um pouco mais de tempo, uma possibilidade é descer pela Ruta 3 e depois subir pela Ruta 40, alternando com a Carretera Austral, no Chile. Uma rota fantástica!
        Qualquer outra dúvida é só nos escrever, André!
        Abraços dos amigos,
        Henrique e Sabrina.

Deixe seu comentário