Uma das dicas mais preciosas para compor bem as suas imagens é o uso das linhas-guia. Estas linhas servem como um caminho que conduz o olhar até o tema principal da imagem, seja de uma forma suave ou mais rápida.
Nesta imagem, usamos a escadaria e os canteiros de plantas para conduzir o olhar até o Centro Histórico da acolhedora cidade do Serro, uma das mais belas cidades mineiras no caminho da Estrada Real.
A rampa faz o olhar descer até o Centro Histórico, como se funcionasse como um grande escorregador para os olhos, dando o devido destaque ao assunto principal da imagem.
Linhas-guia em formato de curva fazem os olhos caminhar de forma mais suave, enquanto linhas retas levam o olhar mais rapidamente ao tema central.
Linhas-guias na diagonal, que partem do canto inferior sentido ao canto superior da foto, podem ser elementos interessantes a serem explorados. De qualquer forma, o mais importante é que estas linhas funcionem no contexto da imagem e sejam grandes aliadas de suas composições.