Um dos maiores encantos de toda viagem são aqueles momentos mágicos que vivemos, os quais lembramos por anos a fio como se passara a poucos dias atrás. Certo dia, eu, Henrique, estava recordando algumas das incríveis viagens que fizera com meus pais em minha infância. Não que os destinos fossem lugares de outro mundo, pelo contrário, mas algumas passagens nunca mais me esqueci, permanecem tão vivas quanto a nossa volta ao mundo de carro.
E foi este sentimento, de tamanho preenchimento e satisfação de nosso interior, que vivenciamos no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, com preciosas recordações, como às de infância, que nunca mais esqueceremos. Permanecerão intensas até quando pudermos delas recordarem.
A primeira vez que estivemos no Parque Torres del Paine levamos um grande choque de emoções. Toda hora nos questionávamos: “será que isto realmente é de verdade?” ou “estamos realmente aqui ou tudo isto é um desenho de nossas mentes sobre o paraíso?”. Deixamos o parque com o sentimento de que em breve retornaríamos para explorá-lo ainda mais. E voltamos!
Os quatro dias e três noites que passamos no parque nos mostraram uma natureza perfeita, em harmonia e em pleno equilíbrio.
Fomos para Torres del Paine com o objetivo de realizarmos o circuito W, o mais famoso trekking pela cordilheira do parque. Contudo, uma mudança de regra, que desconhecíamos até então, nos pegou com as calças na mão. A partir de 2016, somente aqueles que reservarem os campings ou os refúgios pelo caminho, que poderão concluir todo o circuito. Tentamos de todas as formas reservar de última hora, mas já era tarde, não haviam mais vagas. Uma certa frustração bateu sobre nós! Mal sabíamos o que nos esperava e como a natureza seria tão generosa conosco durante estes três dias.
Com o circuito W descartado, começamos a planejar os nossos destinos dentro do parque. Fizemos algumas pequenas trilhas, de curta duração, e nos emocionamos com o trekking do Mirador del Paine e a incrível paisagem perante às imensas e imponentes Torres, que dão nome ao parque. A laguna que fica aos seus pés é de uma beleza indescritível, um deleite para aqueles que se aventuram por uma trilha pesada e de alto desnível altimétrico por cerca de 20 km, ou algo como 8 horas de caminhada.
Ficamos por horas contemplando esta “miragem”, pois, nosso corpo cansado, se recusava a deixar este lugar! Gostaríamos de ficar bem ali por dias e mais dias, mas o frio do fim da tarde nos impelia de cumprir nosso desejo. Era hora de descer todo o caminho e reencontrar o Mochileiro para um jantar especial e uma boa noite de sono.
Recordo de cada instante em Torres del Paine como se minha mente tivesse construído um filme, composto de vários quadros como os rolos de películas dos cinemas antigos. Um certo momento, no meio da tarde, paramos em um mirante, que tinha uma vista surpreendente e, alguns minutos depois, uma van estacionou e os poucos turistas que lá estavam não paravam de suspirar e exclamar a empolgação por estarem ali, presenciando um cenário simplesmente inacreditável.
E, desta forma, foram os nossos dias em Torres del Paine. Acordávamos cedo e dormíamos bem tarde! Esperávamos os primeiros e os últimos raios de sol, que findavam depois das onze horas da noite. Nossa, como foram dias intensos! Parávamos o carro e não cansávamos de fotografar, filmar e, principalmente, admirar.
Num destes fins de tarde, presenciamos o pôr do sol mais lindo e surreal de nossas vidas. Cores em tons vermelhos e alaranjados por todos os cantos, iluminando magicamente a Cordilheira Paine e os belíssimos Cuernos del Paine. Ficamos do alto de uma montanha até as dez horas da noite fotografando, enquanto o nosso jantar esfriava dentro do Mochileiro. Olhávamos um para o outro como se bem disséssemos: “vamos jantar pra quê?”. Não perderíamos por motivo algum estes poucos minutos que por lá estivemos.
Os dias se passaram ao lado de lagos incríveis, em tons verde claro, médio, escuro, em diversos tons de azul e na companhia das magníficas torres, formações rochosas únicas no mundo. Impressionante como a natureza pôde esculpir tantas belezas e colocá-las tudo no mesmo lugar. Foi assim que nos sentimos em Torres del Paine!
Voltamos para a estrada, contudo ela não mais nos reconheceu. Éramos pessoas novas, completas e ricas de uma experiência sem precedentes. A viagem começava a fazer sentido para nós, pois, agora, entendíamos profundamente os seus propósitos.
Assista ao vídeo que fizemos em Torres del Paine e inscreva-se em nosso canal:
Dicas para quem vai visitar o Parque Torres del Paine:
- Para realizar os circuitos O ou W é obrigatório efetuar a reserva antecipada dos campings ou refúgios pelo caminho. Caso contrário, terá que optar por trekkings mais curtos e que retornem no mesmo dia.
- A reserva é feita pelo site www.parquetorresdelpaine.cl
- O trekking até o Mirador del Paine é o mais famoso do parque e tem uma duração de 8 horas, aproximadamente. Leve um bom lanchinho e não se preocupe tanto com água, pois há bastante disponibilidade pelo caminho.
- Aproveite para começar este trekking mais cedo e curtir o dia todo aos pés das torres e ao lado do belíssimo lago de águas esverdeadas. Além disso, pela manhã e começo da tarde, a luz é bem favorável para fotografar este incrível cenário.
- As estradas que cortam o parque te levam a diversos destinos dentro de Torres del Paine, como o Lago Pehoe, a Laguna Azul e o Lago Grey.
- Para quem não vai se aventurar pelo circuito O ou W, existem 2 campings possíveis para passar a noite. O melhor e mais estruturado deles é o Camping Pehoe, às margens do lago de mesmo nome. O outro, o Las Torres, costuma ser muito cheio e a estrutura é mais antiga e precária.
- Uma outra opção, se você pode dormir em seu carro, é pernoitar em áreas permitidas dentro do parque e evitar gastos desnecessários com campings.
- Em ambos os campings, o Pehoe e o Las Torres, pudemos tomar um bom banho quente gratuito.
- Mesmo no verão, prepare sua roupa de frio e um bom saco de dormir, pois as noites costumam ser bem frias.
- Existem algumas pousadas/refúgios dentro do parque onde você poderá se alojar, contudo os preços são bem altos.
- A melhor época para viajar ao Parque Torres del Paine é de outubro a março, período em que as trilhas estão abertas e há pouco risco de ocorrerem nevascas por lá.
- O valor da entrada em Torres del Paine é bem caro (algo como 21 mil pesos chilenos por pessoa) e, caso você saia do parque, poderá usar o ticket nos próximos três dias.
- A cidade base para o parque é Puerto Natales. Por lá, você poderá comprar mantimentos, pernoitar e repor as energias gastas nas trilhas em Torres del Paine.
- Não deixe de visitar a Laguna Azul. De lá, terá a melhor vista terrestre para as famosas torres do parque.
- O pôr do sol às margens do Lago Pehoe é imperdível.
Olá Henrique e Sabrina, obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos.Estarei indo de carro em Março/20 e gostaria de saber : 1) É possível dormir no carro fazendo o circuito W ? 2) Para os demais circuitos, é necessário reserva antecipada para dormir no carro ou isso é só para barracas e circuito W?
Eu e minha namorada estamos pesquisando lugares proximos para viajar, e na viagem gravações para youtube, muito bom seu canal fazerei um convite para nos assistir em breve
Olá, Barbosa! Tudo bem?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
olá…que mês que fizeram esta viagem??
Olá, amigo Paulo, tudo bem com você?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! =)
Esta passagem no Torres del Paine foi no começo de dezembro, uma época excelente para se aventurar pelas incríveis trilhas do parque! =)
Aproveitamos para informá-lo que lançamos o nosso segundo livro, “Terra Adentro Do Ártico ao Saara de Carro”. Você pode conhecer mais sobre o livro acessando: http://www.catarse.me/terraadentro2 =)
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Oiii, muito legal a viagem! Estamos indo de carro daqui 2 semanas 🙂 Pretendemos conhecer o parque de carro, sem fazer o circuito W, dormindo em barraca. Como funciona a questão do acampamento dentro do parque? Temos barraca, mas não em cima do carro. Podemos acampar fora dos circuitos?
Obrigada e parabéns!
Olá, amiga Manoela! Tudo bem com você?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Existem alguns campings no Torres del Paine fora dos circuitos de trekking, especialmente o Las Torres e o Camping Pehoé. São ótimos campings e pode acampar com barraca de chão, sem problema algum.
Aproveitem muito esta viagem incrível, amiga Manoela! 🙂
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
ótimas dicas, Henrique!
Pretendo ir à Patagônia no roteiro básico citado (Ushuaia ainda é uma dúvida) de 15 dias em novembro. Na parte chilena, a ideia é ficar 2 noites em Puerto Natales para fazer passeios com as agências e 1 noite dentro do parque. Vou sozinha e sem carro, você acha que é tranquilo? No mais, as trilhas de TdP e El Chaltén são bem sinalizadas para fazer por conta própria?
Obrigada e parabéns pelo site!
Olá, amiga Valéria! Tudo bem com você?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Sensacional o roteiro que você está montando. Estes lugares que você passará em breve são belíssimos e únicos neste mundo.
Nós achamos El Chaltén e Puerto Natales dois lugares muito tranquilos e seguros. As duas cidades vivem do turismo, então você sempre verá turistas (especialmente, mochileiros) por todos os cantos.
As trilhas do Torres del Paine são bem sinalizadas, especialmente a mais bonita delas, a do Mirador del Paine. Esta é um trilha bem puxada (umas 8 a 9h entre subida e descida), mas, normalmente, sempre tem vários aventureiros que fazem este caminho todos os dias.
Em El Chaltén também. Pra sua segurança, o ideal é sempre ir acompanhando algum grupo de aventureiros, de modo a ter mais segurança (e ajuda, caso necessário) durante as trilhas.
Ótima viagem, amiga Valéria e aproveite demais este pedaço do paraíso na Terra. 🙂
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá, Henrique!
Parabéns pelo relato e pelo blog!
Pretendo ir em novembro para Patagônia. Minha ideia é ficar em Puerto Natales e fazer o trekking de dia inteiro com uma agência e uma noite dentro do parque só para andar por lá e viver a experiência. Vou sozinha e estarei sem carro. Você acha que é tranquilo? As trilhas dentro do parque são bem sinalizadas?
Obrigada e boas viagens!
Olá tudo bem ?
Primeiramente, parabéns pelo post. Está alta nível de qualidade.
O que gostaria de saber é sobre o equipamento fotográfico ? Qual usaram ? Lente ? E se foi muito pesado caso leve no mochilao.
Obrigado.
Olá, amigo Gabriel, tudo bem?
É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Nós usamos, normalmente, a câmera Canon 1dx e a lente 16-35mm f/2.8 ou a 24-105mm f/4.0 + um tripé.
Este equipamento pesa um pouco e requer um certo cuidado no transporte.
Boa viagem, amigo Gabriel! 🙂
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
olá vcs alugaram a Camper van em Puerto Natales mesmo? obrigado e parabéns pelo post!!!!!!!!!!!!!!!
Olá, querida amiga Regeane, tudo bem?
É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Então, nós saímos do Brasil com o nosso carro e viajamos todo este trajeto com ele.
Entretanto, creio que seja possível alugar um carro em Punta Arenas e de lá seguir para o Parque Torres del Paine!
Boa viagem e aproveite demais desta região incrível, Regeane! 🙂
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá,pessoal!
Parabéns pelo blog. Ficou muito bom.
Pretendo ir agora em março, e estou pensando em ficar hospedado num hotel próximo ao parque e fazer o parque de carro. Gostaria de saber se é possível fazer as rotas que fizeram e até mesmo o trekking até a base das torres, e voltar no mesmo dia para o hotel hosteria tercera barranca. Claro que o objetivo não é fazer tudo em um dia, mas sim, fazer trechos por dia e voltar para o hotel. E se for possível desta forma, gostaria de saber quantos dias são necessarios para conhecer os principais lugares do parque de uma maneira bem tranquila…rsrs teremos tempo para fazer tudo com calma e, se possível, terminar o passeio o mais inteiro possível kkk
Obrigado!
Olá, amigo William, tudo bem com você?
É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Que legal que vocês estão prestes a conhecer um dos lugares mais bonitos do mundo, sem dúvida alguma.
Penso que é plenamente possível fazerem o bate e volta no parque todos os dias, realizando algumas trilhas, passeios e à noite regressando para o hotel.
Saindo bem cedinho, vocês conseguem fazer a trilha do Mirador del Paine e no fim do dia retornar ao hotel. Da mesma forma com alguns outros atrativos, como os demais lagos, outras trilhas curtas, passeios de catamarã e etc.
Bom, acredito que tendo uns 3 dias completos, é bem possível que vocês conheçam uma boa parte do parque, com exceção de algumas áreas do Circuito W e Circuito O, que necessitam de mais dias e de maior planejamento.
Boa viagem, pessoal! 🙂
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá pessoal,
Estou seguindo seu blog e a cada dia fico mais ansioso para chegar logo a nossa viagem.
Quanto a visitar Torres Del Paine de carro alugado, é suficiente 1 dia dentro do parque para visitar todas as atrações? Sei que há os trekking, mas é possível ver tudo de carro ou somente andando é que se pode chegar em alguns pontos importantes? Quanto ao percurso dentro do parque, vocês têm um mapa ou dicas de direção? Pretendemos nos hospedar em Puerto Natalles e sair bem cedo para o parque.
Desculpa por tantas perguntas.
Valeu.
Olá, amigo Fabrício, tudo bem?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Então, nós já fizemos uma volta de carro no Parque Torres del Paine (sem incluir os trekkings) em apenas um dia! Você não terá muito tempo para curtir todas as paisagens incríveis pelo caminho, mas é possível, sim!
Quando você paga o ticket de entrada, na portaria do parque, eles te fornecem um excelente mapa, com todos os caminhos, trilhas e atrações.
De qualquer forma, penso que vocês poderiam separar uns 2 a 3 dias para o Torres del Paine, pois algumas trilhas são imperdíveis!
Uma opção também é acamparem por lá, seja no Camping Las Torres ou no Pehoe.
Boa viagem, Fabrício! 🙂
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Sabrina e Henrique, li no site do parque que nas portarias tem estacionamento para motorhome e banheiros públicos. Vocês sabem dizer se tem chuveiro lá? Entrei em contato com o camping Pehoé e me informaram que o estacionamento durante o dia é gratuito, mas a pernoite paga. Vocês conseguiram tomar banho lá sem problema?
Estamos planejando nossa viagem para abril/2018. Adorei ter encontrado o site de vocês, assistirei todos os vídeos. Obrigada pelas dicas!!!
Olá, querida amiga Ana Cecília, tudo bem com você?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Então, nesta última vez em que estivemos no Torres del Paine, nós chegamos a dormir 3 noites nestas áreas públicas, próximas aos banheiros do parque.
O único problema é que estes banheiros não possuem duchas!
A melhor forma que encontramos foi tomar as duchas nos campings privados do parque, como o Las Torres e o Pehoe.
Em ambos os campings, conversamos com os responsáveis e conseguimos tomar os banhos de graça! 🙂
De lá, seguíamos para as áreas públicas e montávamos o nosso acampamento!
Ótima viagem, Ana!!!
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá, pessoal!
Me digam uma coisa: onde ficaria o carro se vcs tivessem conseguido fazer o circuito w? É seguro deixar o carro cinco dias sozinho (pergunta de brasileiro que convive com insegurança pública, mas sempre é bom né?)? Um grande abraço, e obrigada por tanto material relevante para quem planeja uma viagem de carro 😉
Olá Tici, tudo bem?
Que imensa alegria receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
E esta é uma dúvida que também tivemos antes de chegar no Torres del Paine!
Creio que um bom lugar para deixar o carro de vocês é no estacionamento do camping Las Torres, perto do Hotel Las Torres. Nas duas vezes que fomos ao Parque, deixamos o nosso carro por lá e nos pareceu ser um lugar extremamente seguro.
Até chegamos a dormir duas noites dentro do nosso carro neste estacionamento!
Esperamos que vocês façam uma excelente viagem e aproveitem demais deste lugar belíssimo, Tici!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá, estou indo a Patagônia em setembro e estou com uma duvida sobre Torres Del Paine, Estava no seu blog e decidi te perguntar. Se puder ajudar eu te agradeço.
Seguinte: Eu não quero fazer o circuito O e nem o W. Apenas gostaria de fazer a trilha até a base da torre. É possível fazer em 1 ou 2 dias? existe passeios full day que fazem esse trajeto… mas nao combina comigo contratar agencia.
Então eu gostaria de sair de Puerto Natales ou El Calafate e fazer um bate volta ou no maximo dormir uma noite no park, chegando na base da torre e voltando.
é possivel? como faço???
Olá amigo, Gabriel Rocha, tudo bem?
Ficamos muito felizes com seu contato e por compartilhar conosco esta fantástica viagem que está planejando!
Então, sobre o trekking ao Mirador del Paine, o ideal é sair de Puerto Natales bem cedinho, realizar o trekking, curtir bastante as paisagens do parque e retornar para Puerto Natales no dia seguinte, o que te dará a oportunidade de aproveitar bastante de Torres del Paine.
Contudo, se estiver com muita pressa, creio que seja possível contratar um tour que sai de Puerto Natales pela manhã e retorna ao anoitecer, te possibilitando realizar a trilha durante o dia!
De El Calafate é mais complicado, apesar de existirem full day tours, pois a distância entre as regiões é maior, além de perder um bom tempo na fronteira entre os dois países!
Ótima viagem, Gabriel! 🙂
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá pessoal, tudo bem?
Curiosamente eu fiz o contrário de vocês em Torres del Paine. Fiz apenas o W e quero muito voltar para explorar esta parte dos mirantes. Eu também gosto muito de fotografia e queria ficar uns 4 ou 5 dias dentro do parque fotografando e fiquei curioso com esta possibilidade de dormir no carro em áreas permitidas. Eu não sabia que existe isso. Os lugares são fáceis de achar? Tem informação disso em algum site? Eu tinha comentado com vocês no Facebook que eu queria ficar 23 dias na Carretera Austral mas estou cogitando ficar uns 17 por lá e uns 5 em Torres del Paine, acho que assim mato 2 coelhos com uma paulada só.
Abraços,
Helder Ribeir
Olá Helder, tudo bem?
É um prazer receber o seu comentário no Terra Adentro!
Torres del Paine é um destino realmente incrível! Podemos voltar inúmeras vezes, que sempre encontramos um cantinho especial por lá!
Então, sobre o pernoite dentro do parque, eles permitem que você durma dentro do seu carro/motorhome nas áreas que possuem banheiros públicos. Acredito que são 3 áreas dentro do parque, mas poderá se informar melhor. Já no caso de acampar com barraca, eles permitem que você durma somente nos campings autorizados.
Nós dormimos todas as noites nestes lugares permitidos e, desta forma, não tivemos que pagar nenhuma taxa!
Qualquer dúvida é só nos escrever, Helder!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.