
1 Não existe uma época ideal para visitar o Atacama.
Nos meses de dezembro a março, costuma chover nos altiplanos da cordilheira, o que pode fechar alguma estrada e prejudicar certos passeios por conta de deslizamentos de terra. Contudo, no meio do ano, a temperatura à noite é muito baixa e neva com bastante frequência nas regiões mais altas. São dois períodos completamente diferentes, contudo você aproveitará bastante do Atacama em ambas as estações.
2A amplitude de temperatura é muito alta no Atacama. Assim, normalmente os dias são quentes e as noites são frias.
Desta forma, leve roupas leves, mas também roupas e casacos mais pesados. Leve em sua mala roupas de banho e bastante protetor solar, pois poderá aproveitar as águas termais e flutuantes que existem no Atacama.
3Se você gosta de mais liberdade para explorar o seu destino de viagem, uma boa opção é alugar um carro em Calama e seguir para San Pedro.
Não necessita alugar um 4X4, pois a maioria das estradas estão em ótimas condições.
4Em San Pedro existem as mais diversas opções de pousadas, hostels, campings e hotéis de luxo.

Se possível, escolha uma hospedagem que se localize mais próximo à Calle Caracoles, que é a rua principal de comércio e de restaurantes de San Pedro.
6A tarde o tempo em lugares como as Lagunas altiplânicas, Gêiseres del Tatio, Salar de Tara costuma ser muito instável, inclusive com fortíssimas tempestades de raios.
7Nas ruas que cruzam a Caracoles existem opções mais baratas de alimentação. Por algo como 10 mil pesos chilenos, você encontrará uma boa refeição para duas pessoas.
8Prefira fazer passeios de bicicleta pela manhã, pois o sol está mais ameno e existem menores chances de se deparar com fortes tempestades de areia.
O Vale da Lua, o Vale da Morte e a Cordilheira de Sal são bons destinos para ir pedalando.
9No período de dezembro a março, dificilmente terá dias com o céu limpo.
Se deseja observar o céu incrível do Atacama, prefira viajar de abril a outubro, quando há menores chances de excesso de nebulosidade.
10San Pedro se localiza a cerca de 2.300 metros de altitude.
Assim, para se precaver quanto aos efeitos da altitude, seja na cidade ou nas regiões do entorno ainda mais altas, tome sempre o Chá de Coca e leve algumas balinhas de coca na mochila. Caso continue se sentindo mal, a melhor opção será mascar a folha de coca, que, normalmente, é infalível.
11O Ojos del Salar é um lindo destino para desbravar o Atacama sem gastar um tostão sequer de entrada.

12Não deixe de experimentar os deliciosos croissants de diversos sabores da Franchuteria.
Esta é uma pequena padaria administrada por um francês que se mudou para a cidade. Os pães e croissants são simplesmente deliciosos.
13Em qualquer estrada no meio do Atacama, terá sempre um lindo pôr do sol à sua espera.
14Existem passeios de 4 dias e 3 noites que saem de San Pedro do Atacama e vão até o Salar de Uyuni, na Bolívia.
É uma ótima opção para você conciliar dois incríveis destinos em uma só viagem.
15Não deixe de conhecer de perto os belíssimos flamingos-andinos na Laguna Chaxa.
16O pôr do sol no Vale da Lua e na Cordilheira de sal são imperdíveis, apesar de o Vale da Lua ser muito concorrido neste horário do dia.

Ola tudo bem? Estou indo pro Atacama em junho com meu companheiro e nosso filho de 17 anos e estamos pensando em fazer os passeios por conta propria com carro alugado porém estamos com duvida se é muito complicado chegar aos locais. Vi muitos relatos tanto de pessoas que acham muito dificil assim como pessoas que fizeram sem problema algum. O que vc acha? Outra dúvida é qual carro alugar. Vi no post que vc colocou que não ha necessidade de carro 4×4 mas precisa ser um carro mais alto ou isso tb é irrelevante?
Saudações e feliz Novo Ano com maravilhosas viagens para vocês.
Estou indo com esposa e filhos agora no final de janeiro para o Atacama. Viajaremos de motorhome a partir de São Paulo. Peço-lhes ajuda para os seguintes esclarecimentos. a) Estou pensando em subir para San Pedro, via salta PASO DE SICO / San Antônio de Los Cobres, voltando por PASO DA JAMA / Purmamarca. É uma boa alternativa? Como estaremos em época de chuva é arriscado seguir pelo Paso de Sico? Nos dois roteiros o atendimento na aduana é similar? b) O que vcs podem me dizer sobre os alimentos que levarmos dentro da casa. Teremos quais problemas, refente aos alimentos, para entrarmos na Argentina e desta para o Chile? c) Qual a dica de vcs com relação ao dinheiro? Troco aqui? Levo só dolar? o Cartão ajuda? d) Quero voltar pelo Paraguai, pois pretendo apresentar Bonito para as crianças, alguma dicas sobre as estradas? Comportamentos dos policiais? Grato e tudo de melhor!!
Olá, amigo Marco Loureiro, tudo bem com você?
É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Vamos às suas dúvidas:
a) O Paso de Sico é quase totalmente de rípio (cascalho), com muita poeira e estradas bem isoladas de qualquer centro urbano. As paisagens são muito bonitas, além de ser um trajeto super alternativo, já que a grande parte do fluxo segue pelo Paso de Jama.
Caso o clima esteja mais estável, penso que este é um ótimo plano. De qualquer forma, é importante estar preparado para enfrentar uns 300 km de estradas de rípio.
b) Dificilmente conseguirão cruzar a fronteira do Chile com qualquer alimento perecível (verduras, frutas, legumes, carnes, ovos e etc). Assim sendo, o ideal é consumir estes produtos antes de cruzarem as fronteiras.
c) O ideal é sempre ter um pouco de moeda local no bolso (peso argentino e chileno), pois nos recônditos o dólar não é aceito e será impossível trocá-lo, além de muitos lugares não aceitarem máquinas de cartão de crédito.
d) Sobre o Paraguai, nunca rodamos de carro por lá, o que dificulta ajudá-lo com informações mais precisas.
Boa viagem, Marco! 🙂
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá,
Pretendo fazer o atacama alugando aqueles carros que dormimos nele, você sabe dizer se é tranquilo dormir no deserto?
Olá, querida amiga Denise Nakamura, tudo bem?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro. 🙂
Então, na última vez em que estivemos no Atacama, nós acampamos em vários pontos do deserto e foi muito tranquilo e seguro.
Uma boa alternativa é baixar o aplicativo IOverlander, que tem ótimas opções para wild camping no Atacama e toda a região.
Boa viagem, Denise! 🙂
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Opa, Buenas amigos. Estou curtindo muito os relatos de vocês O meu projeto America do Sul, contempla parte de lugares que vocês descrevem e colocam dicas. Isso me deixou mais entusiasmado. Claro tenho dúvidas por isso continuo lendo pesquisando, buscando informações. Certamente vou ler cada artigo e dica que vocês estão disponibilizando. Obrigado
Olá amigo Gerson Bueno, tudo bem?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro e saber que, de alguma forma, nosso site está te incentivando a realizar esta fantástica viagem pela América do Sul.
Esperamos que você realize este sonho em breve e qualquer coisa que precisar, saiba que sempre poderá contar com nosso apoio.
Ótimas aventuras sempre, Gerson! =)
Grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Sempre nos ajudando com suas experiências fantásticas. Já estão me convencendo a conhecer Uruguai, Argentina (Ushuaia) subindo a carretera austral. Mas são só rabiscos ainda.
Um forte abraço amigos.
Olá amigo Paulo Gontijo, tudo bem?
Que bacana que este grande projeto está se tornando uma realidade, Paulo! =) Conte com nosso apoio sempre, amigo!
Temos certeza que ficarão encantados pelo Uruguai, Argentina e Chile, especialmente pela região da Patagônia!
Bom, quaisquer outras dúvidas que surgirem, não deixem de nos escrever!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.