Em nosso primeiro dia de estrada*, acordamos bem cedo e saímos de casa, em Juiz de Fora (MG), ainda de madrugada. Já nos primeiros quilômetros, pudemos curtir o nascer do sol para nos despedirmos com chave de ouro das montanhas de Minas.
Viajamos 1210 km e atravessamos os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, parando em Santa Catarina. Passamos, ao todo, por 18 pedágios.
Nesse dia cruzamos, no estado São Paulo, com diversos romeiros, inclusive muitos idosos, que iam caminhando em direção à Aparecida do Norte (SP). Eles tinham pelo menos cerca de 70km pela frente. Demos sorte e atravessamos a Marginal Tietê com tranquilidade, sem nenhum congestionamento.
Em uma das paradas, registramos as distâncias até alguns destinos do mochilão. A placa (na primeira foto) já mostra o desafio que temos pela frente. Também aproveitamos que estávamos de passagem por Curitiba (PR), e fizemos uma rápida visitinha ao Jardim Botânico da cidade.
O trânsito que não pegamos em São Paulo, encontramos na saída de Curitiba, em direção ao litoral paranaense e catarinense. Foram quase três horas para percorrer pouquíssimos quilômetros. Apesar do atraso, seguimos viagem até São José, Santa Catarina, onde dormimos no Hotel Kenedy. Não conseguimos cumprir o planejamento de acamparmos em Palhoça (SC), pois os campings estavam lotados (e muito caros!) por conta da virada de ano. Mas a estadia no hotel valeu a pena após o longo dia de viagem.
Este foi o primeiro dia do projeto Terra Adentro. Muitos quilômetros rodados, paisagens espetaculares, como na Serra do Cafezal (SP), Serra Barra do Turvo (SP) e da Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba (PR), aprendizado sobre a estrada e histórias para contar.
* Desconsideramos o dia 25 de dezembro como o primeiro dia de mochilão, pois saímos de Caratinga (MG), onde passamos o Natal, e dormimos em Juiz de Fora (MG) e não Juquitiba (SP) como estava previsto no roteiro. Como paramos em casa, decidimos dar a largada oficial do projeto Terra Adentro no dia 26.
Top a viagem em Henrique e Sabrina,esses tipos de viagem de mochilão,só somam no nosso conhecimento e aprendizagem,e nos ajuda a desprender de coisas super furas ,que o mundo de hoje nos oferecem,como uma viagem de avião por ex:..Estou vendo as fotos ficaram ótimas!!!! Grande Abraço
Fhillipe Leite
Henrique e Sabrina, passando aqui para mandar um alô e dizer que vocês estão de parabéns pelas informações do site. Curtam bastante a viagem. Abração.
Caraca já rodaram bastante hein, muito massa a viagem. Aproveita bastante ai, boa sorte. Da próxima eu vou!
Fala, Talles! Vamos te aguardar para o próximo mochilão. Já pode começar a preparar as malas. Continue acompanhando o site!
Demais pessoal!!! Que bons ventos continuem acompanhando vcs 🙂 Bjo grande
Oi, Ju e Gui! Obrigada pelas energias positivas… Estamos vendo ecossistemas bastante diferentes pelo caminho e lembrando de você, Ju!
Sobrinhos lindos, que Deus abençoe vocês nessa linda viagem! Aproveitem e divirtam bastante. Muitos beijos!
Oi, Tia Parê! Estamos aproveitando bastante… Continue acompanhando as novas aventuras! Beijos
Adorei as fotos sao maravilhosas. Curti as informaçoes que voces colocaram. Vou aproveitar hoje para ver porque depois devoi ir para roça. Deus continue abençoando voces. Mae e Pai
Oi, mãe e pai! O mochilão está sendo especial e estamos vivenciando momentos únicos. Henrique e Sabrina.
Já estou curtindo sem estar junto com vcs. As paisagens são lindas!. Gostei mesmo do Jardim Botânico.
Oi, mãe e pai! Realmente, as paisagens são lindas… O Jardim Botânico foi uma parada especial pelo caminho! Sabrina e Henrique.