Para sair do Brasil com um automóvel que não está em seu nome ou que esteja alienado ao banco ou financeira, em caso de financiamento, é necessário obter uma autorização para tráfego de veículos fora do território nacional.
Decidimos escrever este post, pois não encontramos muitas informações na internet, e muito menos no banco, sobre esta autorização e tivemos um pouco de dificuldade em adquiri-la.
Mas como consigo esta autorização?
PUBLICIDADE
O primeiro passo é conseguir um documento do banco ou financeira a qual o veículo está alienado. No nosso caso, o nosso antigo carro estava financiado pelo Banco do Brasil. Pelo site, fomos informados que os procedimentos para obtenção da autorização são acessados na nossa agência de relacionamento.
Procuramos a agência na qual fizemos o financiamento e ninguém sabia do que se tratava esta autorização. Depois de dois meses (isto mesmo: dois meses!) esperando o gerente ligar para alguém e se informar sobre o documento, perdemos a paciência. Fomos em outra agência, que nos informou imediatamente sobre a autorização. Pegamos o passo-a-passo de como encontrar o documento no sistema do Banco do Brasil e entregamos na mão do gerente. Mesmo assim, ainda esperamos mais duas semanas para recebê-la.
Como nessa viagem VISITAMOS o Uruguai, Argentina e Chile, solicitamos uma autorização para cada país separadamente. Depois, foi necessário autenticá-las em cartório.
Na época em que fizemos o processo, cada país tinha uma exigência diferente quanto a esta autorização. Na Argentina, por exemplo, era obrigatória a apresentação da autorização legalizada junto ao Ministério das Relações Exteriores brasileiro (MRE).
Como o MRE não possui nenhum escritório em nossa cidade, tivemos que ir ao Ereminas, em Belo Horizonte, para legalizar as autorizações.
Entretanto, hoje o processo está muito mais fácil devido à Convenção da Apostila da Haia, um acordo entre países que entrou em vigor no Brasil em 2016 e simplificou o processo de legalização de documentos.
Como fazer o apostilamento da autorização?
PUBLICIDADE
Com a autorização em mãos do banco ou da financeira a qual o carro está alienado, o próximo passo é autenticá-la e fazer o apostilamento no cartório.
A partir do dia 14 de agosto de 2016 entrou em vigor a Convenção da Apostila da Haia, “Eliminando a Exigência da Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros” de 1961.
Com este novo Acordo, o documento público brasileiro para ter validade em outros países deverá estar apostilado.
NÃO É MAIS NECESSáRIO QUE OS DOCUMENTOS SEJAM LEGALIZADOS JUNTO AO CONSULADO ou ao MRE. APENAS A APOSTILA É SUFICIENTE PARA O DOCUMENTO TER VALIDade FORMAL no país de destino.
A apostila substitui processo anterior que tivemos que fazer, simplificando o trâmite e eliminando a necessidade de legalização junto ao Consulado e ao Ministério de Relações Exteriores.
Para mais informação sobre a aplicação por parte de Brasil do Acordo de Apostila, clique aqui.
E se o carro estiver em nome de outra pessoa?
Se o carro estivesse em nome de outra pessoa ou empresa, o procedimento é o mesmo. Você pode utilizar o modelo do Banco do Brasil para escrever a autorização e depois autenticá-la e apostilar no cartório.
Com o documento apostilado, é hora de cair na estrada!
Olá.
Entendi que se a pessoa for para os países vizinhos com o carro q nao for dela mais se o proprietário estiver junto nao tem problema .
Mais aí a dúvida é é se o proprietário não for habilitado kkkkk .
Comprei o carro pra esposa mais não tiro a carta até hoje e não dirige por isso vamos com o dela
Boa noite ! Estou programando uma viagem ao Peru! Tenho um carro que está no nome de uma empresa de um amigo e está financiado! Gostaria de saber se além da procuração do Proprietário apostilada eu tbm preciso da autorização do banco ? Se puderem me ajudar, Desde já agradeço !
Uma dúvida. Para viagem de carro ao Uruguai, Essa autorização do proprietário do Veículo tem que ser feita em espanhol e porguês ou pode ser apenas em português:? obrigada pelas dicas!
Bom dia. E a mesma coisa para bolivia , peru e equador. Meu carro ta no meu nome mais tá alienado ao banco Itau?
ola e se o carro for de locadora eu consigo? pois eu vendi meu carro e agora alugo um mensal
Pessoal, obrigado pelo post! Ajudando viajantes desde 2014 ?.
Li e reli o post e os comentários mas fiquei na dúvida ainda. Vou viajar arg e chi mas o carro está em nome da minha esposa, que irá viajar comigo. Vocês recomendam que eu faça esta autorização ou, como ela vai estar comigo, não há necessidade?
Obrigado
Olá.
Essa questão de veículo com alienação tem me deixado com muitas dúvidas.
Pretendo viajar para o Uruguai em carro no meu nome, porém no documento conta a observação de alienação fiduciária para o banco. Contudo, esse financiamento já foi liquidado e já está informado ao Detran (inclusive consigo ver isso em uma consulta online). Nesse caso, não faz sentido pedir autorização para o banco. Pelo q entendi seria o caso de solicitar novo doc. Eu fui ao crva e eles insistiram q não teria sentido eu gastar com um novo doc por esse motivo. Então fui pesquisar mais e na embaixada do Uruguai diz o seguinte:
“veículo registrado em um Estado Parte do MERCOSUL pode ser conduzido em outro Estado Parte unicamente pelo proprietário ou por pessoa por ele autorizada por meio de Procuração. Esta Procuração não será necessária caso o veículo seja conduzido pelo cônjuge ou por familiares do proprietário até segundo grau de consanguinidade (sempre que não sejam Residentes Permanentes no Uruguai) desde que possam comprovar sua vinculação com documentação própria.
Caso o veículo esteja financiado, somente será preciso obter a mencionada Procuração quando o título do veículo não esteja em nome de quem dirige (leasing).
A autorização do proprietário para realizar a viagem deve ser feita em cartório. Este Consulado não providencia modelos.”
http://www.emburuguai.org.br/?page_id=482
Assim, tirando os relatos de viajantes, não encontrei onde existe exigência de autorização para veículo alienado q esteja em nome do condutor. Além disso, nos comentários foi colocado um trecho do site da embaixada diferente, de 2017,o q indica q isso mudou…
Vocês saberiam qual o embasamento legal para essa possível solicitação?
Obrigado
Olá tudo bom? Estou com uma dúvida com relação aos documentos do carro, eles estão em meu nome porem alienados ao banco, preciso mesmo dessa autorização para viajar para o Chile?
Obrigado
Olá, Diones Valente, tudo bem?
É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Então, neste caso você precisará da autorização do Banco ou Financeira, o qual o seu carro está alienado.
Pode ser que os policiais e agentes fronteiriços não te peçam este documento, apesar dele ser obrigatório em seu caso.
Ótima viagem, Diones! 🙂
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Boa tarde! Primeiramente agradeço pelo ótimo post, que esclareceu bastante o assunto.
Vou viajar de carro para Argentina, Chile, Uruguai e Bolívia, entretanto com veículo em nome de outra pessoa que não estará presente na viagem. Minha dúvida é a seguinte: O proprietário do veículo tem que fazer uma autorização e consequente apostilamento em cartório para cada país individualmente ou pode fazer uma única autorização autorizando a circulação do veículo pelos países relacionados? Obrigado.
Olá, amigo Claudio, tudo bem?
É um prazer recebermos a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
O ideal é que vocês façam uma autorização para cada país, pois facilitará muito no momento de vocês cruzarem as fronteiras.
Além disso, poderá evitar alguns problemas com oficiais nas fronteiras.
Boa viagem, amigo Claudio! 🙂
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Gloriaaaa a Deus!
Liguei na PRF, ADUANA ARGENTINA E BRASIL, AGÊNCIAS DE TURISMO e cada um passava uma informação.
Obrigada essa apostila realmente facilitou a nossa vida, pois quando fui em 2015 para argentina. Uma vírgula barrava o processo. Fomos de moto e carro e mesmo com o proprietário do veículo ao lado e se eu estivesse dirigindo, teria que ter autorização
Tivemos que fazer umas 4 autorizações para todos da viagem poder dirigir tanto a moto quanto o carro. Uma burocracia total.
Nossa obrigada pelos esclarecimentos!
Sucesso sempre!
Olá, querida amiga Rossana, tudo bem?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro e mais ainda ao saber que o nosso post ajudou bastante no planejamento de sua viagem! 🙂
Aproveitem bastante as estradas e paisagens da América do Sul!
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Bom dia pessoal.
Muito boa a iniciativa de vcs, informações muito úteis.
Estou na briga com meu banco (Santander) para conseguir essa autorização, estava aguardando a liberação da carta verde esse mês para poder fazer o pedido da autorização.
O que ocorre é que estou com medo de não chegar a tempo. Viajo em 15 dias para Argentina, com destino ao Deserto do Atacama, e ainda nem começaram a providenciar essa autorização.
Então minha dúvida é a seguinte:
Provavelmente vcs foram parados várias vezes, essa autorização foi exigida em algum momento?
Desde já agradeço qualquer ajuda.
Obrigado.
Olá, amigo Leudenei, tudo bem com você?
É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro! 🙂
Então, realmente esta é uma carta que os bancos não estão muito acostumados a emitirem, por isto que sempre atrasam a entrega.
Se o carro estiver no seu nome, porém com a alienação fiduciária ao banco Santander, pode ser que eles não te peçam esta carta, pois, em muitas abordagens, os oficiais sequer percebem esta informação no documento brasileiro.
Contudo, não é uma garantia! Quando viajamos com esta carta, nos pediram uma vez somente e, nas demais, passamos sem questionamento algum.
Penso que o ideal é agilizar no banco e viajar com esta autorização!
Boa viagem! 🙂
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
boa noite pessoal
estou precisando de voces pois necessito saber quanto estao cobrando de manifesto para passar uma carga para argentina.
Olá, amigo Vladir, tudo bem?
Infelizmente, não sabemos te informar ao certo sobre este tema.
O ideal é entrar em contato com o Consulado Brasileiro, na Argentina, e se informar melhor com eles! 🙂
Boa viagem, amigo Vladir!
Um grande abraço,
Henrique e Sabrina.
Do site da embaixada do uruguai:
“VIAGENS DE CARRO
Para viagens de carro serão necessários: o documento do veiculo, o RG do proprietário e a carteira de motorista. Se o documento do veículo não estiver no nome do motorista ou se encontre em nome de pessoa jurídica, será obrigatório obter autorização do proprietário para realizar a viagem, o documento deverá ter a firma reconhecida em cartório. Esta autorização deverá ser legalizada no Consulado mais próximo da sua residência, os endereços constam na página [email protected].”
http://www.emburuguai.org.br/?page_id=482&lang=pt-br
Obrigado por compartilhar esta valiosa informação com os futuros viajantes, amigo Roberto Cohen! 🙂
Um grande abraço,
Henrique e Sabrina.
Olá pessoal, obrigado pelo belo post.
Vou para o Chile e Argentina de moto e tenho duas dúvidas.
A primeira é se preciso de autorização para a moto mesmo que o proprietário esteja viajando conosco?
A segunda é se o PID é obrigatório para dirigir no Chile e na Argentina?
Desde já agradeço.
Olá, amigo Herbert Terra, tudo bem com você?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Então, neste caso, como você estarão viajando juntos, creio que não seja necessária a autorização, a menos que vocês estejam viajando em motos diferentes e poderiam ser abordados em momentos distintos pela polícia.
Sobre a PID, na Argentina não é necessária, mas é prudente levá-la caso viaje ao Chile, pois o país não faz parte do Mercosul e pode ser que algum policial exija esta carteira, ao invés da nossa CNH.
Ótima viagem, Herbert! 🙂
Um grande abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Boa tarde..
Me chamo Cynthia e gostaria de saber como devo fazer para que a atual proprietária do veiculo possa circular livremente nos territórios vizinhos, pois ele se encontra em meu nome e por ser financiado não tenho como fazer transferencial do veiculo ainda antes de quitar todo o valor..
Aguardo retorno..
ATT,
Cynthia Eidt
Olá, amiga Cynthia, tudo bem?
É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro!
Então, neste caso você terá que fazer duas autorizações, sendo uma em seu nome, autorizando a atual proprietária a circular com o carro nos países especificados e, uma outra, com o banco (ou financeira) autorizando o carro a rodar no exterior (especificar os países).
Feito isto, você terá que apostilar em um cartório autorizado para tal e pronto.
Esperamos ter ajudado em sua dúvida. 🙂
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Boa noite
Parabéns pelo texto, muito claro e objetivo!
Fui a Argentina uma 1ra vez de carro porém não precisei do documento pois o veículo estava em nome do meu pai e ele estava conosco na viagem.
Desta vez irei sem ele e preciso da autorização.. Por acaso teriam algum modelo para eu me basear e levar para fazer as autorizações?
Se puderem me enviar no email por favor 🙂
Att,
Kaio
Oá Kaio Henrique, tudo bem?
É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro! 🙂
Nós não temos nenhum modelo que seja padrão para este caso, pois é possível que cada cartório trabalhe com o seu modelo próprio!
Uma ideia seria pedir este modelo no cartório, que poderá lhe fornecer um documento mais preciso e atualizado!
Qualquer dúvida é só nos escrever, Kaio!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Por favor uma ajuda. E se o veículo esta no nome do meu pai, preciso ter essa autorização?
Olá Diogo, tudo bem?
É um imenso prazer receber a sua dúvida no Terra Adentro!
Então, neste caso será necessário ter a autorização do seu pai, que te autorizará a dirigir o carro que consta no nome dele.
O ideal é que esta autorização seja firmada em cartório e regularizada pelos países que for cruzar, somente como segurança para a sua viagem.
Qualquer dúvida é só nos escrever, Diogo! 🙂
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
alguém pode me mandar um modelo deste para eu preencher.
[email protected]
Acompanho o blog de vocês a alguma tempo. Estou com o mesmo problema, ninguém no BB saber do que se trata sobre a autorização para viajar. Poderiam me indicar, por favor, quais os passos que vocês seguiram? Obrigado.
Olá Isler, tudo bem?
É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro!
Realmente, quando fomos no BB pela primeira vez, todo mundo desconhecia sobre este formulário.
Depois de visitar vários Bancos do Brasil, encontramos um funcionário (na agência de Juiz de Fora – MG) que conseguiu descobrir o caminho no sistema, que levava ao tal formulário.
E, com este caminho desenhado, conseguimos gerar o formulário em minha agência do BB.
Uma opção, que talvez possa facilitar o trabalho dos funcionários, é imprimir um destes formulários que tem em nosso site, e usá-lo como referência.
Qualquer dúvida, é só nos escrever, Isler! =)
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá. Bom dia.
Estamos planejando uma viajem a Santiago Chile.
Iremos com o carro do meu sogro que esta alienado.
Como preceder em relação às documentações necessárias?
É necessário a CARTA VERDE?
E necessário a PID. PERMISSÃO INTERNACIONAL PARA DIRIGIR?
Olá Luiz Francisco, tudo bem?
É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro!
Então, neste caso, você terá que fazer uma autorização em nome de seu sogro, ele autorizando você/esposa a dirigirem o carro dele nos países que passarem. Este documento precisa ser autenticado em cartório.
Além deste documento, vocês precisarão de uma autorização da financeira/banco que consta na alienação, de modo que ela libera o carro para rodar nos países que passarem.
Estas autorizações precisam ser reconhecidas em cartório e depois autenticadas nos consulados de cada país que forem cruzar.
Na Argentina, é necessário a Carta Verde, enquanto no Chile pode ser a Carta Verde ou o Soapex.
Já a PID, somente os policiais chilenos que poderão solicitá-la.
Qualquer dúvida é só nos escrever, Luiz.
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Olá Henrique e Sabrina, tudo bem?
Quitei meu carro em 2016, mas ainda consta no documento a observação de “Veículo Alienado”. Há algo a fazer para sair do Brasil de carro sem ter que solicitar ao CRVA um novo documento sem essa observação?
No portal do Detran consta: “Liberação da Alienação Fiduciária recebida do Agente Financeiro. Comparecer ao CRVA para sua efetivação”.
Ps.: Já fui até o CRVA e me cobraram R$ 212,00 somente para retirar “Veículo Alienado” do documento.
Olá Paulo, tudo bem?
É um prazer receber a sua mensagem no Terra Adentro!
Então, quando viajamos com o carro alienado, o nosso documento também constava o nome do Banco, mas nunca nos questionaram sobre isto.
Uma opção seria levar um documento do banco ou financeira, atestando que o financiamento já está quitado.
Agora, se quiser viajar com segurança total, o melhor mesmo seria retirar um novo documento do carro, já sem a alienação ao banco.
Esperamos que faça uma excelente viagem, Paulo! =)
Qualquer dúvida é só nos escrever!
Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.
Cara, ótima postagem. Simples, clara e objetiva. Parabéns!!
Muito obrigado por acompanhar o Terra Adentro, Pedro Nascente! =)
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Boa tarde. Essas informações são importantíssimas, estive no banco Bradesco e ninguém sabia informar, pois estou viajando para o Uruguai e fiquei com dúvidas quanto ao processo. Conforme exposto no inicio dos comentários, para o Uruguai não é preciso o documento. Gostaria de saber se é isso mesmo, se o Uruguai não exige tal documentação.
Olá Fábio, tudo bem?
É um grande prazer receber a sua pergunta no Terra Adentro! =)
Então, sobre o Uruguai, quando viajamos fizemos toda a documentação, exatamente o que mostramos no post, contudo eles não nos solicitaram o documento na fronteira.
Não sei dizer ao certo se o documento não é obrigatório por lá! Na dúvida, acho que vale a pena levá-lo e ter a garantia de uma viagem tranquila.
Qualquer outra dúvida pode contar com nosso apoio, Fábio!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Moro no uruguay e precisa de uma procuração e carta verde.
Bom Dia Henrique e Sabrina ! Olha eu aqui de novo !! kkk
desculpem mas preciso de uma orientação e espero que consigam me ajudar … estamos preparando toda a papelada para conseguirmos visitar minha sogrinha de carro (aparece cada imprevisto) .. já consegui a autorização da financeira porém eu havia solicitado o período do dia 26 de dezembro de 2016 á 15 de janeiro e eles colocaram do dia 16 de dezembro de 2016 á 15 de janeiro de 201, então elaborei a autorização do meu pai para nos com o mesmo periodo. e talvez só vou conseguir ferias só a partir do dia 28 de dezembro .. será que irão complicar com a data das autorizações? o que vocês acham ?
ha hoje irei enviar as autorizações por correio para o MRE =).
abraço pra vocês !
Oi Tainá, tudo bem?
Estávamos sentindo a sua falta em nosso site! =) É muito bom receber o seu contato novamente!
Como estão os preparativos? Espero que esteja tudo caminhando bem!
Então, o fato de a data estar diferente não vai te criar problema algum. O mais importante é que vocês entrem e saiam durante este prazo.
Esperamos que vocês façam uma excelente viagem!
O que precisarem podem sempre contar com nossa ajuda!
Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.
Bom dia,
Que bom que sentiram minha falta ! =)
Sim apesar dos imprevistos que vão surgindo esta tu se ajeitando Graças a Deus.
Acabei de perceber que a minha CNH está com nome de solteira ainda e durante essa semana vou
Ver se consigo atualizar ela para não ter problemas.
Há.. mês passado levamos duas multas por excesso de velocidade.. vamos tentar paga-las e transferir os
Pontos que vão direto pra CNH do meu pai para minha antes de viajar também.
Ou será que não tem problemas se formos viajar com multa? por que ainda não veio prazo para pagar
As informações de vocês foram e estão sendo essenciais para nós. Muito Obrigada !!!
Que Deus continue abençoando vocês!
Primeiramente parabéns ao casal, esse é sem dúvida um lindo projeto de vida. Então, tenho buscado infos referente a viagens pra fora do nosso querido Brasil e aqui estou. Eu e meu filho (12 anos) iremos para o atacama dia 19/12, pergunto, mudaram as autorizações para entrar em outro país, devo ir a um cartório ao invés do MRE? Vocês sabem sobre essa tal “APOSTILA DE HAIA”?
Mais uma vez parabéns e ficaria grato se puderem me ajudar.
Olá Emerson Passos, tudo bem?
Muito obrigado pelo seu contato no Terra Adentro! =)
Que bacana a viagem que estão planejando! Tenho certeza que se encantarão pelo Atacama.
De fato, houve mudanças na legislação e o apostilamento evita que a autorização seja enviada para o Consulado. Contudo, ainda não tenho muitas informações sobre o assunto.
Vou pesquisar direitinho e qualquer novidade te aviso por aqui, tudo bem?!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Boa tarde! Realmente é difícil encontrar este tipo de informação pela internet. Parabéns pela iniciativa. Estamos pensando em fazer uma viagem até Cusco. Saindo do Sul de MG. Porém de carro alugado. Neste caso como seria o procedimento?
Olá Márcio, tudo bem?
Muito obrigado pela participação no Terra Adentro! Será um prazer poder compartilhar estas informações com você.
Pois, então, neste caso vocês precisariam da autorização da empresa locadora para saírem do país com o carro. Esta autorização será direcionada ao seu nome, deverá ser autenticada em cartório e carimbada pelos Consulados dos países que for cruzar ao longo da viagem.
O processo é um pouco burocrático, mas é uma segurança para a viagem de vocês!
O que precisarem podem contar sempre conosco.
Abraços dos amigos, Henrique e Sabrina.
Estou querendo ir até Santiago passando por assunção, cordoba e mendoza, irei precisar de três autorizações, uma para cada país? Ou em uma mesma autorização pode constar o nome de todos os países?
Olá, Raphael! Quando fizemos as autorizações também ficamos com esta dúvida. Como tivemos que ir nos consulados dos três países para pegar a autorização, achamos melhor fazer uma para cada país por conta do espaço para os carimbos. Mas acreditamos que não haja nenhum problema em fazer só uma autorização, ela só deve ficar mais confusa por conta dos três carimbos dos consulados + o carimbo do MRE. Esperamos ter ajudado. Depois nos conte da sua experiência! =)
Olá, vi também sobre o apostilamento mas ainda estou com a seguinte dúvida, com esse novo formato ainda preciso enviar o documento para as embaixadas ou somente o apostilamento é o suficiente?
Olá Raphael Schiavon,
Bem, vou falar sobre a minha experiência. Vim para Córdoba, Argentina, no final de agosto, dia 25/08/2016, sozinho. O carro está em nome de minha esposa, que viria de avião alguns dias depois, e por ete motivo precisava de uma autilização para trafegar. É bem mais simples do que parece o tal do apostilamento. Basta fazer uma autorização (peguei uma na internet, foi facil encontrar um exemplo) e no seu corpo incluir onde o proprietário do carro permite que você trafegue. Ou seja, pode colocar todos os países em uma mesma autorização, que foi o que fiz. Claro, para que o apostilamento tenha efeito somente os países que fazem parte da Convenção da Apostila podem ser incluídos. O que o apostilamento garante é que autorização é verdadeira, ou seja, a assinatura do proprietário ou do alienador é verdadeira. O conteúdo não é garantido pelo apostilamento, que é o mesmo que acontece no reconhecimento de firma que fazemos em um cartório (cuja validade é apenas para o território nacional). O conteúdo para o cartório pouco importa, o que eles validam é a assinatura da pessoa.
Resumindo, o que o apostilamento faz é provar, através de um selo que é quase do tamanho de um A4, que a assinatura é verdadeira e que tenha valor em todos os paises que fazem parte da Convenção da Apostila. E isto substitui as idas para os consulados/MRE.
Obs. Apenas para que saiba, o processo todo ficou em r$ 97 no cartório em Santo Amaro, São Paulo. Você tem que pagar pelo reconhecimento da firma e pelo apostilamento. Quando fiz, pediram 2 dias úteis, mas quando fui buscar, vi que já estavam pedindo 5 dias úteis para fazer o processo.
Espero ter ajudado um pouco.
Ah, somente uma coisa esqueci de dizer. O site que eu enviei já não está funcionando. Tente este daqui. Aí vai encontrar um resumo e vários links que te levam para sites que te mostram inclusive quais são os países que fazem parte da convenção.
http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia
Ajudou bastante sim Abílio, agora ficou bem menos burocrático realmente, vi que Argentina, Paraguai e Chile fazem parte do acordo, então um documento apenas é o suficiente para os três países. Estou providenciando a autorização para o banco e enviarei a Curitiba para apostilar, já entrei em contato com cartórios de lá e podem fazer sem a minha presença. Estou bem ansioso para a viagem, os vários detalhes burocráticos são muito importantes e fico feliz com a ajuda de vcs!
Prezados do Terra Adentro. Agradeço por compartilharem a experiência pela qual passaram e que auxilia outros que desejam viajar de carro pelo mercosul.
Apenas aproveito para compartilhar uma informação que encontrei ao buscar informações sobre a legalização de documentos. “Em 14 de agosto de 2016, entra em vigor no Brasil a ‘Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros’, conhecida como a ‘Convenção da Apostila’.” “O tratado, assinado no segundo semestre de 2015 pelo Brasil, tem o objetivo de agilizar e simplificar a legalização de documentos entre os 109 países signatários, permitindo o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil.” “O QUE VAI MUDAR? Os documentos brasileiros destinados a países membros da Convenção serão ‘apostilados’ SOMENTE EM CARTÓRIOS DAS CAPITAIS ESTADUAIS. A legalização será substituída pela emissão da ‘Apostila da Haia’, que será anexada ao documento. Por força de lei, o SLRC não poderá mais legalizar documentos destinados àqueles países a partir de 14 de agosto de 2016. Note que o apostilamento é feito em apenas uma etapa (cartório), e não em duas etapas (SLRC e depois Embaixada), como é o caso da legalização.”
Os países signatários estão relacionados neste link:
http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia/2016-06-27-21-04-57
Espero ter ajudado a difundir ainda mais as informações que compartilharam.
Boa viagem a todos!
Faço idas à Patagónia anualmente. Já fui com veiculo financiado várias vezes, cruzando Uruguai, Chile, Paraguai, Argentina, etc. Com o veículo em nome próprio não precisa Autorização, Liberação,e nenhuma ação junto a nenhum consulado.
Essa é uma exigência do BANCO. Visa inibir ações fraudulentas. Nas Aduanas, conversando com os comissários, essa é a explicação.
Apenas se for com carro em nome de terceiros, basta uma Declaração reconhecida em Cartório.
Todos os países do Mercosul, reconhecem os Documentos públicos emitidos pelos outros.
Viajar é fácil. Sem burocracia
Boas viagens a todos!!!
Olá Mauro! Obrigado por comentar no Terra Adentro!
Este é um ponto de muita discussão.
De fato, a autorização do banco/financeira para transitar com o veículo fora do país muitas vezes não é exigida nas fronteiras ou paradas policias, contudo, de acordo com os consulados que consultamos, este é um documento obrigatório para se cruzar as fronteiras, sendo passível de não ser liberada a passagem do veículo. Desta forma, ainda que muitos policiais e agentes aduaneiros façam vista grossa com relação à esta autorização, é um risco viajar sem as mesmas, pois pode acontecer de serem solicitadas!
No mais, agradecemos muito pelas valiosas informações, que tanto ajudam a solucionar as dúvidas dos futuros viajantes!
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Boa Tarde
Estou indo a Assunção e vou passar pela Argentina com o carro em nome da minha mãe.
Já tenho a autorização com firma reconhecida em cartório.
Este é o processo de apostilar? Ou é necessário fazer mais alguma coisa?
Li que preciso ir até o consulado com a autorização e firma reconhecida para eles validarem.
Obrigado
Olá, amigo Bruno, tudo bem com você?
Ficamos muito felizes em receber a sua mensagem no Terra Adentro! 🙂
Neste caso, você ainda precisa apostilar o documento, que é o mesmo que ter esta autorização reconhecida pelos consulados dos países que for cruzar.
Boa viagem, Bruno! 🙂
Um abraço dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Bom como estou a procura a algum tempo desses documentos e nao acho. Sera que voce poderia me ajudar? Sou de rondonia e em agosto estou pensando em ir para o Peru pela Rodovia Interoceânica ou estrada do pacifico que começa no Acre. Tenho um carro no nome da minha mae so que esta financiado. Poderia me ajudar na documentaçao? Se vai precisar ir em embaixada pegar carimbo da MRE entre outros.. Obrigado desde ja
Olá Pedro Henrique, tudo bem? É um prazer receber o seu contato e faremos o possível para ajudá-lo.
Neste caso, você terá que providenciar 2 documentos: primeiro, um documento da Financeira autorizando a saída do veículo do território nacional. E, segundo, um documento em que sua Mãe lhe autoriza a dirigir o carro. Somente o primeiro deve ser reconhecido no MRE e no Consulado do Peru. A autorização de sua Mãe deve ser autenticada em cartório.
Esperamos tê-lo ajudado, Pedro Henrique.
Pode contar sempre conosco.
Abraços,
Henrique e Sabrina.
Boa tarde, estou indo ao Paraguai no fds, para Salto Del Guaira, o carro está em nome de terceiro e financiado pela BV, em seu post fala de Chile, Argentina e Uruguai. Para o Paraguai preciso providenciar algo?
Obrigado.
Olá Feliph, tudo bem? É um prazer receber seu contato no Terra Adentro.
Não conhecemos a fundo as exigências do Paraguai, mas acredito que, assim como na Argentina, no Chile e Uruguai, o Paraguai também exija esta autorização para tráfego de veículos alienados ou em nome de terceiros. O ideal seria se informar no Consulado Paraguaio, pois podem existir condições específicas para este país.
O que precisar pode contar conosco.
Abraços,
Henrique e Sabrina.
Olá amigo. Estou indo a Buenos Aires e vi sobre a autorização para conduzir veículo de terceiro. Além das custas do cartório e dos correios possui algum outro valor a ser pago ?
Olá Roger, tudo bem? É um prazer receber a sua dúvida no Terra Adentro.
Além das despesas que comentou, existem as despesas Consulares, que se aplicam somente ao Uruguai e ao Chile. No caso da Argentina, como todo o processo pode ser feito no MRE, não existem despesas consulares.
O que precisar pode contar sempre conosco.
Abraços do amigo,
Henrique.
Bom dia !!
meu marido é argentino porém nunca fomos para Argentina de carrro e este ano pretendemo ir. porém o carro que vamos está financiado pela BV financeira e está em nome do meu pai. Será que conseguimos viajar somente com a autorização do meu pai ou precisamos autorização da financeira? consegues nos ajudar com informações? Desde já, Obrigada !
Olá Tainá, tudo bem?
É um prazer receber o seu contato no Terra Adentro.
Pois, então, como o carro está alienado e em nome de terceiros, vocês terão que fazer as duas autorizações, uma da Financeira e a outra do seu Pai. Possivelmente, a autorização que os policiais e agentes aduaneiros mais te pedirão será a do seu Pai, contudo penso que seria prudente levar as duas, de modo a evitar quaisquer transtornos.
O que precisar pode contar sempre conosco.
Abraços,
Henrique e Sabrina.
BOA TARDE HENRIQUE, ENTREI EM CONTATO COM A FINANCEIRA E ELES NOS INFORMARAM QUE A AUTORIZAÇÃO PARA TRAFEGO ELES FORNECEM APENAS EM NOME DO CLIENTE, OU SEJA, SOMENTE EM NOME DO MEU PAI. SERÁ QUE NÃO VAI TER PROBLEMA ? POIS SOMENTE O MEU PAI ESTARÁ AUTORIZADO A TRAFEGAR NA ARGENTINA COM O CARRO MAS ELE NÃO ESTARÁ NA VIAGEM TEREI APENAS A AUTORIZAÇÃO DELE PARA NÓS?
MUITO OBRIGADA PELA RESPOSTA ANTERIOR, AMEI O SITE DE VOCÊS E AS INFORMAÇÕES DE FÁCIL COMPREENSÃO!
Olá Tainá, tudo bem?
Neste caso, terá que fazer um documento em nome de seu Pai, autorizando você a transitar com o carro no exterior (determinar os países) e autenticar em cartório. Assim, o carro ficará autorizado pela financeira e pelo seu Pai, podendo dirigir uma terceira pessoa.
Seria bom verificar se o cartório pede algum modelo específico de autorização, caso contrário pode confeccionar uma autorização similar à autorização do banco.
O que precisar pode contar sempre conosco.
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina.
Bom dia Henrique e Sabrina, Agradeço a vocês pela ajuda e a disponibilidade que vocês tem em responder.Muito obrigada mesmo ! Talvez até a viagem surjam mais duvidas e com certeza irei postar novamente um comentário aqui .. rsrsrs. E mais uma vez Parabéns pela iniciativa de dividir experiencias e informações !! Abraços …
Ola preciso de uma informacao estou de viajem para santa cruz de la sierra e minha camionete esta em nome de meu filho qual e a autorizacao que preciso pra entrar na bolivia?
obrigado
Eduardo
Olá Carlos Eduardo! É um prazer receber seu comentário no Terra Adentro. Neste caso, você precisa de uma autorização de seu filho, reconhecida em cartório, autorizando você a dirigir o veículo e cruzar a fronteira para a Bolívia com o carro. Sem este documento, é um risco ser barrado na fronteira. O que precisar conte sempre conosco. Abraços, Henrique e Sabrina.
olá gostei muito das suas orientações, mas eu sou dono de um caminhão placas vermelhas, e tem um cliente que quer levar sua mudança residencial para Talca no Chile , vcs teria como me orientar em alguns itens, por exemplo,: 1. nao tem como ter nota fiscal da mudança, tudo usado utensilios domesticos, 2. porem o dono da mudança vai junto, com dois cachorros com guia sanitaria saude animal carteira vacinação, 3. o caminhão esta em meu nome qtos os itens de segurança ( cambão , dois triangulos, caixa de primeiros socorro , etc… está providenciado). O que mais eu preciso? ah qtos meus documentos , cnh , reg , cpf, normal ja tenho! obrigado aguardo …
Olá Décio! É um prazer receber seu contato. Espero que possamos ajudá-lo nesta viagem. Pois, então, com relação aos itens de segurança, não se esqueça de providenciar o adesivo de velocidade máxima de seu caminhão, que deve ser de 80 ou 90 km/h, pois isto costuma dar problema com os policiais, principalmente na Argentina. Deve providenciar também o Seguro Carta Verde (Argentina e Paraguai, se for o caso) e o Soapex, que é o seguro obrigatório que vigora no Chile. Com relação à Nota Fiscal, infelizmente não temos muitas informações sobre este assunto. O melhor seria entrar em contato com o consulado dos países que for passar, para que eles possam lhe orientar melhor. No mais, acho que está tudo correto. O que precisar pode contar conosco. Grande abraço, Henrique e Sabrina.
muito obrigado, valeu mesmo, estamos juntos , se precisar estou pronto para atende-los!!!!!
Olá,
Meu carro é financiado com alienação fiduciária à Instituição financeira assim como outros veículos que tive anteriormente. Viajei diversas vezes ao Uruguai e Argentina somente com a documentação do veículo e carta verde. Nunca me exigiram outro documento como a autorização para trafegar no exterior. Uma vez viajei com um amigo que o carro não era dele e estava alienado também, fomos de porto alegre a buenos aires passando pelo uruguai, fizemos a travessia de buqebus entre colonia do sacramento e buenos aires e em nehum momento exigiram esta autorização, desta vez ele levou uma procuração do proprietario do veiculo para ele trafegar com o carro no exterior, alem da carta verde e dos documentos do carro. As viagens ocorreram em 2008, 2010, 2011, 2012 e a última em 2013.
Olá Luciano! Muito obrigado por ter compartilhado conosco as suas experiências. Realmente, quando viajamos, também não nos foi solicitado os documentos. Contudo, os mesmos são obrigatórios ao sair do país com veículos alienados ou em nome de terceiros. Por isto, consideramos muito importante sair do Brasil em posse destes papéis, já que um agente aduaneiro mais rigoroso poderá, a qualquer momento, solicitá-lo. Obrigado por participar do Terra Adentro! Conte sempre conosco! Grande abraço, Henrique e Sabrina.
Querido, me diz uma coisa, vc falou que na aduana não pediram seu doc de autorização, o que foi solicitado, apenas os passaportes ou RGs?
Grato.
Parabéns pelo site e pelas informações disponibilizadas. Estou pretendendo ir para a Argentina até Bariloche e talvez dar um pulo em Santiago. Como já estou fazendo o roteiro, toda a informação e bem vinda.
Boa tarde meu amigo!
Estou indo de carro para Argentina. O carro tá no meu nome, quanto a isso tranquilo. Dúvida é a seguinte: preciso fazer a autorização para minha esposa dirigir em Buenos Aires?
Obrigado,
Roberto
Olá, Roberto!
Se sua mulher for dirigir e você estiver no carro, acreditamos que não haverá nenhum problema e vocês não precisarão desta autorização.
Obrigada por participar do Terra Adentro.
Abraços,
Sabrina e Henrique
Boa tarde, esse quesito é somente para carros alienados? carros sem alienação e se tiver no meu nome posso ir sem nenhum desses documentos?
Olá, Eder!
Com o carro no seu nome, sem alienação, você não precisa desses documentos!
Dê uma olhada neste post sobre documentação e itens obrigatórios para o veículo, necessários para viagens pela América do Sul:
https://terraadentro.com/planejamento/documentacao/veiculo/
Obrigada por visitar o Terra Adentro,
Henrique e Sabrina.
Olá Pessoal
tudo bem?
Ajudem uma pessoa desesperada!!
Quero ir viajar em janeiro com o meu namorado para Buenos Aires e Bariloche de carro, mas SIMMM, meu carro é LEASING! hhaha o que eu faço?
Primeiro passo é falar com a minha financiadora, conseguir a autorização? É caro???
E depois que receber, mandar esse documento para Brasilia?
Existe alguma forma específica/modelo/padrão de mandar isso? :/
Devo enviar algo junto? uma carta/solicitação?
Vocês comentaram que eles devolvem em até 15 dias.
Eu ja vi pessoas falando que pode demorar até 60….
Constam estas normas em algum lugar no site do MRE ou do Portal Consular?
Obrigada pela ajuda!!!
Olá, Ana Clara!
Realmente, durante o planejamento, alguns problemas com documentação nos deixam de cabelos em pé…
Primeiro, você deve pedir uma autorização para a sua financiadora.
No nosso caso, o Banco do Brasil já possui um modelo padrão e não cobrou nada para emitir este documento.
Caso a sua financiadora não tenha um modelo de autorização, eles podem criar um documento com as mesmas informações da que pegamos no Banco do Brasil.
Após pegar esta autorização, você deve enviá-la para o Setor de Legalização de Documentos do MRE.
Neste link tem o passo a passo de como enviar:
http://www.portalconsular.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/documentos-emitidos-no-brasil#1.Legaliza__o_de_Documentos
Qualquer outra dúvida, ficaremos muito felizes em ajudar.
Abraços dos amigos,
Henrique e Sabrina
Olá, antecipadamente, obrigado pelas informações que foram bastante esclarecedoras; pois, vou viajar de moto juntamente a um casal de amigos estrangeiros que virão ao Brasil e usarão um veículo em nome de um brasileiro para rodar em Argentina, Chile, Bolívia e Uruguai. Neste caso entendi que o procedimento que devo adotar, para legalizar a autorização, seja o mesmo que você fez; no entanto, tenho uma dúvida com relação a seu post que é: Você usou um único documento para legalizar no MRE e demais consulados(um único documento com todos os carimbos) OU você usou um documento específico para cada país que visitou(um para Argentina, outro para Chile e outro para Uruguai)???
Olá Elzo, tudo bem? Primeiramente, é um prazer receber o seu comentário e saber que estão partindo nesta expedição tão bacana! Tenho certeza que viverão momentos inesquecíveis. Bom, com relação ao documento para legalização junto ao MRE e aos consulados, nós preferimos, como medida de segurança somente, fazer um documento para cada país. Assim sendo, quando chegamos no consulado Uruguaio, no documento constava somente a liberação para tráfego no Uruguai e assim por diante nos demais países. Ficamos com receio de colocar todos os países no mesmo documento e isto gerar alguma restrição. Penso que foi a decisão correta, pois conseguimos os carimbos rapidamente, sem qualquer problema. No mais, o que precisar pode contar conosco, tudo bem?! Grande abraço, Henrique e Sabrina.
Obrigado pelo pronto retorno, Henrique! Estou certo que será uma viagem maravilhosa, sim!!!
Bom, só mais uma coisa…a decisão de serem documentos separados foi apenas preferência pessoal e não porque existe uma exigência com relação a isso, certo?
PS.: Em tempo, desculpe a postagem duplicada, ok!
Sem problema algum, Elzo!! É um prazer poder compartilhar experiências com outros overlanders e aventureiros!! Isto mesmo, Elzo. A decisão foi nossa, ninguém nos aconselhou sobre isto, mas entendemos que esta é a forma correta de se fazer. Pelo que pudemos perceber, é provável que algum destes consulados se recuse a carimbar o documento, caso ele cubra o tráfego em outros países. É como se eles estivessem avalizando algo que eles não podem avalizar. Enfim, se puder fazer documentos separados, acredito que poderá evitar transtornos à frente, mesmo que isto te gere algumas despesas a mais. Conte conosco sempre, Elzo! Abraços, Henrique e Sabrina.
Você está correto em seu raciocínio, Henrique! Caso eu tivesse encontrado seu site antes, teria feito exatamente como você…No entanto, tenho oportunidade de ir à Brasilia amanhã e, infelizmente, não tenho mais tempo de fazer os documentos separados. Assim, vou tentar obter o carimbo das embaixadas em um só documento; sendo possível, volto aqui para compartilhar se foi possível e, quem sabe, contribuir para as informações do seu post(do qual achei muito bom e importante para nós overlanders).
Mais uma vez agradeço muito pela atenção.
Elzo, nós estaremos aqui torcendo para que dê tudo certo nestes trâmites. De qualquer forma, ficaremos muito felizes se, ao término de todos os procedimentos, você puder deixar o seu depoimento por aqui. Com certeza ajudará muito os futuros overlanders que enfrentarem esta mesma situação. Bom, espero que consiga todos os carimbos e que, a partir de agora, você possa deixar de lado toda esta burocracia e possa se concentrar no planejamento da viagem! Grande abraço dos amigos, Henrique e Sabrina.
Olá, antecipadamente, obrigado pelas informações que foram bastante esclarecedoras; pois, vou viajar de moto juntamente a um casal de amigos estrangeiros que virão ao Brasil e usarão um veículo em nome de um brasileiro para rodar em Argentina, Chile, Bolívia e Uruguai. Neste caso entendi que o procedimento que devo adotar, para legalizar a autorização, seja o mesmo que você fez; no entanto, tenho uma dúvida com relação a seu post que é: Você usou um único documento para legalizar no MRE e demais consulados(um único documento com todos os carimbos) OU você usou um documento específico para cada país que visitou(um para Argentina, outro para Chile e outro para Uruguai)?
Cara…valeu por divulgar essas informações. Fiz como explicou ai, deu tudo certo. A taxa pro Chile aqui em São Paulo já está R$ 45,00. rsrsrsrs
Fala Fabrício! Nós que agradecemos por participar conosco no Terra Adentro! Ficamos muito felizes que tenha dado tudo certo com o seu processo! Realmente, o reajuste da taxa para o Chile foi considerável!rsrs… Mas fica registrado no site este novo valor, de modo a orientar os próximos viajantes quanto às despesas desta autorização! Obrigado, Fabrício! Grande abraço, Henrique e Sabrina.
Olá tenho olhado outros blogs e logo faremos uma viagem parecida com essa, gostaria de saber qual o procedimento adotado caso o carro esteja quitado mas no nome de outra pessoa que nao irá viajar?
Olá Júlia! Tudo bem? Muito obrigado por participar conosco no Terra Adentro. O procedimento correto é colher uma autorização em nome do proprietário do veículo (reconhecida em cartório) e autenticá-la nos consulados dos países que pretende passar! É um procedimento um pouco burocrático, mas, infelizmente, é obrigatório. Bom, qualquer outra dúvida que tiver, pode contar sempre conosco! Boa viagem! Abraços, Henrique e Sabrina.
Parabéns pela viagem. Estou pegando varias dicas. Sou de Porto Alegre/RS. Estou planejando fazer Uruguai,Argentina, Chile, Peru, Bolívia e Paraguai de carro em dezembro. Queria tirar umas duvidas, o carro esta em meu nome porem alienado. Pediram este documento durante a viagem? Como aqui em POA não tem consulado do Peru e Bolívia e não estava querendo ir até Brasilia fazer, você acha que da pra arriscar?
Olá Lucas, tudo bem? É um prazer poder ajudá-lo no que for preciso! Como o carro está alienado, mas está em seu nome, deverá somente fazer esta autorização junto ao banco que financiou o seu veículo e regularizá-lo nos consulados de todos os países que for passar. Este documento deve ser feito antes da viagem, ainda no Brasil! Acho que o mais prudente seria enviar pelo correio este documento para o consulado da Bolívia e Peru mais próximo de POA. Em nossa viagem, não nos foi solicitado a autorização, porém, caso não tivéssemos providenciado as mesmas e fossem solicitadas pelas autoridades, correríamos o risco de ter a viagem cancelada ou extremamente prejudicada. Sendo assim, consideramos que este documento é imprescindível para a viagem! Qualquer outra dúvida que surgir, Lucas, pode contar sempre conosco! Abraços, Henrique e Sabrina.
Muito legal esta preocupação em transmitir detalhes e dificuldades enfrentadas por vocês.
Li também todas informações do blog e adorei tudo!
Que Deus continue iluminando e abençoando este passeio maravilhoso, tão esperado e planejado por vocês.
Abraços.
Olá Maria Inez,
Muito Obrigado por estar nos acompanhando e transmitindo orações e energias positivas.
Ficamos muito felizes em saber que está gostando de nosso site! Em breve teremos mais novidades!
Abraços, Henrique e Sabrina