Não é o Everest, a famosa montanha dos Himalaias, o mais alto pico do mundo? De fato, o Everest é a montanha mais alta do mundo, caso levemos em conta a medição em relação ao nível do mar.
Contudo, se analisarmos sob outra ótica, levando em consideração o formato Geóide da Terra (achata nos pólos e sobressalente no centro) o que aconteceria?
Neste caso, o fato de o Chimborazo estar no centro da Terra, próximo à Linha do Equador, isto o torna o pico mais alto do mundo, ou seja, a montanha que mais se sobressai em relação às demais.
Por muitos e muitos anos, o Chimborazo, com seus mais de 6.300 metros acima do nível do mar, foi considerado a montanha mais alta do mundo.
Inúmeras expedições foram realizadas para explorá-lo, até que, mais tarde, se descobriram montanhas mais altas, levando em conta o nível do mar.
Entretanto, nada que tire o encanto que ele exerce sobre aqueles que o visitam. Cruzar as estradas que o cercam, nos deixam espantados com o seu tamanho e sua grandiosidade na paisagem da região.
Pra todos os lados que se olha, as montanhas não passam dos 3 a 4 mil metros de altitude, enquanto o Chimborazo ultrapassa dos 6 mil metros. Ele pode ser avistado de muito longe.