A porta de entrada para o Campo de Gelo Sul é El Calafate, na Argentina. A simpática cidadezinha, de pouco mais de 20 mil habitantes, tem uma estrutura invejável de turismo.
Imensos hotéis, restaurantes sofisticados e passeios para todos os gostos tornam El Calafate um dos destinos mais aclamados do país.
Margeada pelo belíssimo Lago Argentino, de águas incrivelmente esverdeadas, El Calafate é um destino extremamente agradável, além de ser base para quem busca explorar o Parque Nacional Los Glaciares.
Foi lá que nos aproximamos de um gigante de gelo: o Glaciar Perito Moreno e seus paredões de mais de 70 metros de altura.
Contemplar toda aquela imensidão e imaginar que o seu futuro está sob forte risco nos aflorou um conjunto de sentimentos.
Certo dia, lendo um artigo sobre esta parte do continente, descobrimos que é lá que se encontra a principal reserva de água doce de toda a Patagônia! Uma verdadeira preciosidade do sul das Américas.
Um tesouro que pode estar com seus dias contados. Quanto mais explorávamos e estudávamos os glaciares mais nos apaixonávamos por eles e por sua cor azul tão característica.
Os raios de sol refletiam no campo de gelo, como se um belo diamante brilhasse para nós. Bem à nossa frente, por vários dias, estava a maior riqueza que qualquer Homem poderia almejar.