Dominada pela famoso Cartel de Drogas de Medellín e comandada, por muitos anos, pelo traficante mais emblemático dos anos 90, Pablo Escobar, Medellín já não é mais a mesma do passado.
A cidade que já deteve o título de mais violenta do mundo, se transformou, modernizou e hoje é considerada uma das cidades modelos da América do Sul.
Ganhadora do título de “Cidade mais Inovadora do Planeta”, entregue em 2013 pelo The Wall Street Journal e pelo Urban Land Institute, Medellín é uma cidade que a cada ano apaga as manchas do passado.
O Centro Histórico da cidade é a verdadeira antítese do El Poblado. Ruas pequenas, buzinas por todos os lados e um verdadeiro mar de gente.
Nosso grande interesse nesta área era o Museu de Antioquia, famoso por abrigar algumas das obras mais relevantes do renomado artista colombiano, Fernando Botero.
O museu é realmente incrível. O acervo de obras modernistas é fantástico e a quantidade de obras fenomenais de Botero é assustadora. Ficamos por horas presos em seus corredores.
Medellín respira arte e cultura. Outra singularidade que nos chamou atenção foram os artistas de rua. Por todos os cantos, especialmente no Centro Histórico, cruzávamos por artistas talentosíssimos.
É impossível negar que nos impressionamos por Medellín, especialmente sabendo o quanto a cidade mudou (e para melhor!) em tão pouco tempo.