ENTRANDO DENTRO DE UMA CAVERNA DE GELO NA

ISLÂNDIA

Um dos lugares mais incríveis da Islândia, se realmente for possível eleger o que é mais incrível neste país, é a caverna de gelo do Glaciar Vatnajökull, a maior geleira da europa.

É realmente difícil de acreditar, mas aqui na Islândia o contato com a natureza chega a ter esse nível de profundidade. Para fazer esta visita é preciso contratar um guia autorizado.

Partimos da Lagoa Glacial de Jökulsárlón. De lá, pegamos um carro super preparado para as terras vulcânicas offroad da Islândia, numa viagem de cerca de 30 minutos.

Depois caminhamos por menos de dois quilômetros debaixo de uma tempestade de neve até alcançarmos a geleira.

Só para você ter uma ideia, o glaciar cobre 8% de todo o território da Islândia e, em algumas partes, o gelo chega a ter até mil metros de profundidade.

Dentro da caverna, a luz do sol atravessa as texturas e as formas bem peculiares das paredes de gelo, colorindo a caverna com um azul muito intenso.

Quando entramos, nós ingressamos em um mundo completamente inabitável. A cada ano as cavernas são diferentes, pois o gelo vai derretendo no verão e criando rios volumosos dentro do glaciar.

Quando chega o inverno, as cavernas vão congelando novamente e moldando um novo mundo dentro da geleira. Este fato torna a experiência mais incrível, pois a cada ano a caverna está diferente.