O único lugar do mundo onde é possível entrar dentro da câmara de magma de um vulcão fica na Islândia!
O vulcão Thrihnukagigur entrou em erupção pela última vez há mais de 4 mil anos e hoje é possível literalmente fazer uma visita dentro dele!
Do cume do vulcão, começamos a descida pela cratera, em um elevador especial que passa apertado na passagem de cerca de 4m de largura, a única abertura que dá acesso ao seu interior.
Dentro da cratera a beleza consiste nas diferentes colorações. A rochas basálticas são cobertas com as cores vermelha do ferro enferrujado, o azul do quartzo e o amarelo do enxofre.
A câmara magmática é o coração de um vulcão. É lá que a rocha líquida fica até acontecer uma erupção vulcânica. Na imensa maioria dos casos, a cratera é fechada após a erupção por lava dura e fria.
O vulcão Þríhnúkagígur é uma rara exceção, porque o magma na câmara parece ter desaparecido, deixando todo esse espaço onde hoje é possível visitar!
Sem sombra de dúvida, é uma experiência memorável para quem visita o país do fogo e do gelo e deseja ter esse contato intenso com as particularidades da natureza islandesa.