O CORAÇÃO DO IMPÉRIO MAIA

CHICHÉN ITZÁ

Ansiosos para explorar novas ruínas na América do Norte, chegamos ao México para conhecer Chichén Itzá, a construção Maia mais famosa e visitada do mundo.

Entramos no país pela região de Quintana Roo e as ruínas que visitamos em frente ao mar turquesa de Tulum já nos deram algumas pistas de como seriam grandiosas as construções Maias no país.

E assim pudemos comprovar quando conhecemos a cidade pré-hispânica de Chichén Itzá, que é considerada um centro sagrado para a civilização Maia e uma referência cultural para os mexicanos.

Assim que passamos a portaria principal, já nos surpreendemos pela imensidão da cidade e pela grandiosidade da Pirâmide de Kukulkan. Este templo é a principal ruína da cidade de Chichén Itzá.

Para ser construída, esta pirâmide exigiu conhecimentos avançados de matemática, astronomia, geometria e acústica.

As quatro faces das pirâmide são perfeitamente simétricas e representam o calendário Maia: 18 seções (o número de meses, de 20 dias cada um) e 365 degraus, representando os dias do ano.

Pudemos visitar também o Templo dos guerreiros, que foi construído com o impressionante número de mil colunas, o observatório astronômico e uma quadra do típico jogo de bola maia.

Sem dúvida alguma, uma das ruínas mais impressionantes das Américas e digna de ser escolhida como uma das sete maravilhas do mundo moderno.