As linhas e os Geoglifos de Nasca remanescem até hoje como uma das obras mais misteriosas das antigas civilizações.
Localizadas em meio à um deserto sem fim, a região abriga dezenas de geoglifos, que são desenhos imensos feitos no chão, e as famosas linhas, que são gigantescos traços em linha reta.
Estas figuras, conforme os estudos científicos feitos na área, datam de, aproximadamente, 400 anos depois de Cristo e medem até 200 metros de comprimento.
Há desenhos de mãos, árvores, lagartos e outros muito misteriosos, como a baleia, o macaco e uma figura de um homem, conhecida como o Astronauta.
Pra se ter uma ideia, a região de floresta mais próxima se localiza a centenas de quilômetros, o que sempre levantou inúmeras dúvidas sobre a figura do Macaco.
A teoria mais aceita atualmente afirma que o povo Nasca criou as figuras para que os seus Deuses pudessem observá-las do céu.
Contudo, outros pesquisadores afirmam que o objetivo das figuras foi astronômico, ou seja, de apontar onde o Sol e os outros corpos celestes nascem ou se põem, uma espécie de mapa astronômico.
Há inclusive as teorias mais alternativas, que dão conta do contato destes povos com seres extraterrestres. Será verdade isso?
Enfim, independentemente do objetivo e propósito das figuras, os feitos enigmáticos do povo Nasca é simplesmente fascinante.