A Patagônia argentina e chilena guarda uma das terras mais implacáveis e inóspitas do planeta.

Por causa disto, a Patagônia funciona como um imã para diversas espécies que migram, constantemente, de um lugar para o outro. E foi isto o que aconteceu com esta pequena colônia de Pinguins-Rei.

Precisamente no ano de 2010, um pastor de ovelhas da Bahía Inútil, na Terra do Fogo Chilena, percebeu que um grupo de Pinguins-Rei havia feito uma parada na encosta da região.

Visto que eles não foram embora, comunicou os órgãos ambientais e, a partir de então, dezenas de especialistas se mobilizaram para proteger esta colônia de aproximadamente 90 Pinguins-Rei.

No ano seguinte, em 2011, a antiga fazenda de ovelhas se reestruturou e abriu as portas para receber os primeiros visitantes. Mas, por que esta colônia é tão importante assim?

Simples. Trata-se da única colônia continental dos Pinguins-Rei fora da Antártida. Acostumados a temperaturas de até - 50° C, raramente esta espécie foi vista em ilhas do continente sul-americano.

Então, por que estes quase 100 Pinguins-Rei foram parar nas encostas da Bahía Inútil? Pouco se sabe ainda sobre os motivos reais que os levaram a sair da Antártida.

No ano de 2013, nasceu o primeiro filhote de Pinguim-Rei dentro da área de proteção. Nos anos seguintes, outros filhotes nasceram e a colônia se fortaleceu ainda mais.

O Parque Pinguino Rey é uma oportunidade incrível para quem quer conhecer essa espécie belíssima, mas não tem condições de ir à Antártida.