Essa é a cidade abandonada de Santiago de Humberstone, no extremo norte do Chile, a poucos quilômetros da cidade portuária de Iquique.

Alçada à Patrimônio Mundial pela Unesco em 2005, Humberstone conta a história de um passado glorioso de uma das mais prósperas cidades chilenas no fim do século XIX e começo do século XX.

Fundada em 1872, Humberstone era o símbolo da adaptação humana às condições inóspitas da natureza.

Situada no meio do deserto mais seco do mundo, Humberstone foi a maior produtora mundial de Salitre, um produto base que, antigamente, era usado para a fabricação de explosivos.

O auge de Humberstone, com seus mais de 4 mil habitantes, se deu durante a primeira guerra mundial, quando a cidade prosperava pela exportação do Salitre que ia direto para os campos de batalha.

A situação começou a mudar em 1929, quando um produto sintético à base de amônia se tornou o substituto para o Salitre. A companhia salitreira da cidade perseverou até 1958, mas fechou as portas.

Os moradores, completamente perdidos pela falta de trabalho, começaram a deixar a cidade, que, em 1960, foi completamente abandonada.

Muitas coisas foram deixadas para trás, da mesma forma como estavam quando a cidade ainda era habitada. A escassez de chuvas e o clima extremamente árido contribuíram fortemente para sua conservação.

Até os antigos brinquedos das crianças foram deixados para trás, espalhando boatos de que a cidade seria amaldiçoada e, por conta disto, teria sido abandonada.

Mas, confessa pra nós, não é um cenário de filme de terror?